Vidas versus Construção da Sede

Nós, refiro-me  aos membros da igreja local, Batista Nova Aliança, da qual fazemos parte, no momento temos a construção da sede como um dos grandes desafios.

Nesse caminhar, falamos e ouvimos: “a igreja precisa mais zelo”, “se doar mais”, “mais pressa, para concretização da obra iniciada” etc. Não devemos ter duvida de que a obra precisa ser concluída, de que zelo, comprometimento, senso de urgência etc., são fatores importantes nesse processo de construção, visando a concretização de uma visão.

Mas, por vezes nós cometemos o engano, e ou corremos o risco de falamos da “igreja” como se a “igreja” fosse algo alheio e ou separado de nós… Como membros da igreja, “eu” e “você”, “nós” somos a igreja. Igreja é gente, povo de Deus, membros de uma comunidade local, comprometidos com Ele. Sua vontade e Seu propósito,  e  comprometidos uns com os outros… Então, ao invés de falar “a igreja”, falemos “nós”…

Nós podemos, também, cometer o engano, e ou correr o perigo de falarmos em zelo, doação, urgência com a construção da sede, mas sem termos igual ou maior zelo, doação e urgência  com adoração a Deus, com a oração, com a obra da evangelização e missões, com a comunhão uns com os outros pela pratica dos princípios bíblicos de mutualidade, com a contribuição financeira  sacrificial e alegre para o sustento da obra de Deus por meio da igreja…

Como disse acima, não há duvida de que a obra precisa ser concluída, que zelo, comprometimento, senso de urgência etc., são importantes, mas jamais percamos o foco no principal, na nossa Missão: “Glorificar a Deus, reconciliando e aperfeiçoando vida em Cristo.

Foquemos o principal, a nossa Missão, sem desprezarmos o secundário, a construção da sede, com a convicção de que “a obra de Deus, feita da maneira de Deus, recebe os recursos de Deus” (Hudson Taylor). Nós começamos esta obra (a construção da sede) na certeza da visão divina, e da importância da mesma como um meio de servimos a Deus, servindo pessoas… Tenhamos certeza , de que por amor ao Seu Nome e para Sua gloria, Deus nos levará ao bom êxito, a conclusão desta obra.

Façamos a obra da maneira de Deus (Mt 6:23,24; 23:23), na certeza de que, antes mesmo que possamos imaginar, Ele nos conduzira a concretização da construção da Sede…

Quando a Bíblia nos exorta e ensina a não andarmos ansiosos de coisa alguma, isso significa, também, não andarmos ansiosos quanto a construção  - Fp 4:6. Na economia de Deus as coisas não dependem do nosso melhor e ou do nosso tudo, mas  dependem do Seu “querer e realizar”.

Façamos a nossa parte (Ne2:20), confiados no que Deus pode fazer (Ef 3:20,21).

Prossigamos confiados na direção e provisão divina, e reafirmo, antes mesmo que possamos imaginar, Ele nos conduzira a concretização da construção da Sede, um meio para servir vidas, para gloria de Deus.

No amor de Cristo, Pr Domingos Alves

Agosto de 2012