Deus não tem limites

Mensagem: “Na contemplação de Cristo existe um bálsamo para cada ferida; na meditação sobre o Pai, há consolo para as tristezas, e na influência do Espírito Santo alívio para todas as mágoas” (Packer).

Introdução

Esta é a sexta e última mensagem da série “ Deus se importa”…

Na quinta mensagem focamos a imutabilidade de Deus – Deus não muda, e vimos que “a verdade bíblica de que Deus é imutável, gera na pessoa de fé em Cristo, confiança, segurança, esperança e perspectiva correta da vida”.

Hoje, nós vamos focar a onipresença, onisciência e onipotência de Deus. Deus tudo conhece (onisciência), é sempre presente (onipresença) e pode todas as coisas (onipotência), e em Cristo Jesus nos ama, e no Espírito Santo deseja nos z transformar e capacitar para Sua glória.

II. Deus “oni”…

“Oni” – universalidade… Sem limites…

1. Deus conhece todas as coisas – onisciência…

“Deus conhece plenamente a si mesmo e todas as coisas reais e possíveis num ato simples e eterno” (Grudem).

Deus conhece plenamente a si mesmo, 1 Co 2.10,11

Deus é totalmente pleno de autoconhecimento.

Deus conhece todas as coisas reais e possíveis, Hb. 4.13

Todas as coisas que existem e que acontecem…

Deus também conhece todas as coisas possíveis – o “se”, o que poderia acontecer, Mt 11.21.

Deus conhece tudo num ato simples e eterno…

“Simples”, não dividido em partes. Deus está sempre plenamente consciente de tudo… Sabe todas as coisas simultaneamente… Jamais aprende, nem esquece nada, Sl 90.4; 2 Pe 3.8.

“Eterno”, o conhecimento de Deus jamais muda nem aumenta…

Deus conhece o futuro, Is 46.9,10; 42.8,9

Deus conhece o mínimo detalhe das nossas vidas, Mt. 10.30,31; Sl 103.13,14; Sl 139.1-4, 16; Is 40:27-31.

2. Deus está em todo lugar – onipresença…

“Deus está em todo lugar aqui, perto de tudo, próximo a todos” (Tozer)

Está presente ao mesmo tempo em toda a parte…

Sl 139.7-12; Mt 28.20; Is 43.2; Mt 18.20; Hb 13:5,6.

Para o cristão convicto, esta verdade é uma fonte de profundo consolo nas horas de tristeza, e segurança inabalável através de todas as variadas experiências de sua vida.

“Transcendência” e “Onipresença” (Imanência) – precisamos distinguir cuidadosamente entre os dois conceitos… A ênfase na transcendência tira de Deus o controle do Universo que criou (deísmo)… A ênfase exagerada na Onipresença (Imanência) identifica Deus com Sua própria criação (panteísmo) (Russell Shedd).

3. Deus pode todas as coisas – onipotência…

“Onipotência é o atributo de Deus que lhe permite fazer tudo o que for da sua santa vontade” (Grudem).

Deus todo-poderoso, possuidor de todo poder…

Sl. 139:13-18Ap 19:6; Sl 24:8; Jr 32:17; Mt 19:26; Lc 1:37; Ef 3:20; Sl 115:3; Ef 1:11.

Deus é capaz de fazer tudo que é compatível com o Seu caráter… Por exemplo, Deus não pode mentir, Tt 1:2; Hb 6:18.

Deus não pode mentir nem se negar a si mesmo nem ser tentado pelo mal.

“O exercício do poder divino sobre toda a criação é também chamado soberania. A soberania de Deus é o exercício do governo (como “soberano” ou “governante”) sobre a sua criação” (Grudem).

O ser humano não tem poder infinito ou onipotência, assim como também não tem liberdade infinita nem nenhum dos outros atributos divinos em grau infinito… Mas, Deus nos deu “poder para gerar resultados, poder físico e também outros tipos de poder: poder mental, espiritual, de persuasão e ainda poder em diversas esferas de autoridade (família, igreja, governo civil e assim por diante). Em todos esses campos, o uso do poder de maneiras que agradem a Deus e que sejam compatíveis com a sua vontade é, repetimos, algo que traz glória por espelhar o próprio caráter divino” (Grudem).

“… A fé se ergue e se eleva, entrando em comunhão com Aquele que pode fazer tudo que quer, para quem nada é impossível ou difícil porque o Seu poder é absoluto” (Tozer).

III. A aplicação do Salmo 139

1. Deus é onisciente e me conhece, 139:1-6

  • Ele conhece os meus caminhos…
  • Ele conhece as minhas palavras…
  • Ele conhece os meus pensamentos…

Is 40:27-31

Ele conhece meus sofrimentos, minhas lutas…

Mas, o alvo maior é a salvação da minha alma, e a formação em mim do caráter de Cristo, Gl 4:19.

Como vimos quando falamos na 3a. mensagem – Jesus não morreu para que vivamos sem problema, sem aflições, e para tornar-nos saudáveis, ricos e felizes. Ele morreu para fazer-nos santos.

Deus me conhece, e em Cristo Jesus (morreu pelos pecados, e ressuscitou dentre os mortos…) Ele me aceita e me ama como eu sou, Jo 3.16; Rm 5.8; 15.17.

Max Lucado escreveu: “Deus o ama  como você é, mas se recusa a deixá-lo desse jeito. Ele quer que você seja… SIMPLESMENTE COMO JESUS.”

O Deus que me conhece tem como propósito que eu seja conforme Cristo e reflita a sua glória…

O propósito de Deus – “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conforme à imagem de seu Filho…” (Rm 8.28,29).

Depressão, desânimo, ansiedade, solidão, amargura, medo, ativismo, são alguns dos  problemas do ser humano…

Deus me conhece, e conhece cada uma das minhas lutas…

Durante esta série buscamos conhecer mais sobre a Pessoa de Deus, e relacionar tal conhecimento ao caminho de vitória para os problemas que têm origem na ausência de Deus, no pecado e ou na reação negativa diante das frustrações e ou dificuldades da vida, e ou da realidade do sofrimento e da morte.

Deus é ilimitado… Nós somos limitados, não conhecemos tudo, todos e nem todas as coisas… Mas, nós somos responsáveis de no Espírito agirmos segundo o que conhecimento que já temos de Deus, por meio de Jesus Cristo e da palavra de Deus – a Bíblia.

2. Deus é onipresente e está comigo, Sl. 139.7-12

Deus está comigo – sempre…

Deus está comigo – em todo o lugar…

Mt. 28.18-20 “Eis que estou convosco todos os dias…”

Hb. 13.5,6  “Não te deixarei, nem te desampararei…”

Sl. 23 “… Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo…”

Deus só não está em comunhão comigo quando não creio em Jesus Cristo como meu Salvador pessoal, sendo incrédulo, não sendo filho de Deus pela fé em Cristo Jesus…

Rm. 5.1-11 “… Sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho…”

… Ou quando estou vivendo em pecado, não confessado e não abandonado – neste caso não muda a minha relação com Deus, mas muda o meu relacionamento…

Is. 59.1,2. “Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus…” (1 Jo 1:5-10).

Depressão, desânimo, ansiedade, solidão, amargura, medo, ativismo, são alguns dos  problemas do ser humano…

Durante esta série buscamos conhecer mais sobre a Pessoa de Deus, e relacionar tal conhecimento ao caminho de vitória para os problemas que têm origem na ausência de Deus, no pecado e ou na reação negativa diante das frustrações e ou dificuldades da vida, e ou da realidade do sofrimento e da morte.

A presença de Deus me fortalece, consola e me direciona na jornada espiritual de ser como Cristo e refletir a Sua glória… Fp 4:5b-9

Deus é ilimitado… Nós somos limitados, mas podemos estar presente em todos os lugares e nem na vida de todos, mas somos responsáveis de sermos presentes e manifestarmos a presença de Deus na vida do nosso próximo (aquele que Deus coloca no “meu caminho” (parábola do bom samaritano).

Rm 12:13 – “Socorrei (compartilhai) os santos nas suas necessidades…

Deus nos usa na vida uns dos outros como um dos meios para manifestar sua presença em nossas vidas… Pessoas precisam de Deus, pessoas precisam de pessoas… Uma visita, um telefonema, uma mensagem, um abraço etc. podem demonstrar a presença de Deus na vida de quem sofre…

3. Deus é onipotente e me criou, Sl. 139:13-18

Gn. 1.26,27 “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem; conforme a nossa semelhança…”

Eu sou criatura de Deus (Gn: 1:26,27)… E, pelo arrependimento dos pecados e a fé em Cristo Jesus como meu único e suficiente Salvador eu sou filho de Deus (Jo 1:12).

Eu não tinha preocupações quando estava no ventre materno… Sl 139:13

Eu não sou órfão com meu Pai celestial… Jo 1:12

Eu fui feito de modo admirável, singular e especial… Sl 139:14

Para Deus não há impossíveis -  Lc 1:37; Ef 3:20

Deus no Seu poder me salva e me transforma em Cristo…

Rm 1:16; Fp 1:6; 2 Co 3:5, 18.

Deus no seu poder pode me dar paz e vitória em toda e qualquer situação da minha vida…

Fp 4:6, 11-13; Ef 3:20,21.

“O exercício do poder divino sobre toda a criação é também chamado soberania. A soberania de Deus é o exercício do governo (como “soberano” ou “governante”) sobre a sua criação” (Grudem).

Depressão, desânimo, ansiedade, solidão, amargura, medo, ativismo, são alguns dos  problemas do ser humano…

Durante esta série buscamos conhecer mais sobre a Pessoa de Deus, e relacionar tal conhecimento ao caminho de vitória para os problemas que têm origem na ausência de Deus, no pecado e ou na reação negativa diante das frustrações e ou dificuldades da vida, e ou da realidade do sofrimento e da morte.

Deus na sua onipotência, soberania Ele age segundo Sua livre vontade… Deus não é nosso servo… Não podemos, nem devemos determinar para Deus o que Ele deve fazer, quem Ele deve curar etc… Ele faz, livra, restaura, cura etc. segundo Sua vontade, e não por nossa fé e muito menos por nossa determinação e vontade – Lc 4: 25-27 (Na oração do Pai Nosso nós oramos “Seja feita a tua vontade…”).

“Síndrome de Lúcifer” – queremos ser maiores que Deus, determinando o que Ele deve fazer… Se Deus pode ser ordenado por nós, ser nosso servo, logo Ele não é Deus!!!

O Deus que é Todo-poderoso me capacita a concluir com êxito a jornada espiritual…

Deus é ilimitado… Nós somos limitados, mas responsáveis, de no Espírito independentemente das circunstâncias sermos fiéis a Deus no  que Ele nos ordena e confia, e fazermos o máximo e o melhor que pudermos conforme a provisão e a capacitação que Ele nos dá

Conclusão

Deus tudo conhece, é sempre presente e pode todas as coisas, mas em Cristo Jesus me ama, e no Espírito Santo deseja me transformar e capacitar para Sua glória.

Suplique a Deus:

Sonda-me e vê se há em meu caráter e nas minhas atitudes diante das circunstâncias e sofrimentos da vida, e nos meus relacionamentos, algo que não Te agrada… Cl 1:9-11

Guia-me e segundo o Teu Espírito ajuda-me: a viver segundo o conhecimento que já tenho da tua vontade para mim; para com o próximo, ajuda-me a manifestar a Tua presença por meio da minha vida; e, ajuda-me a dar o máximo e o melhor de mim para o Senhor e para os outros, conforme a provisão que vem de Ti, e para Tua glória… Mt 7.21-28

Prova-me, e testa a qualidade da minha fé, pois não quero ter uma fé circunstancial, e eu tenho a convicção de que Tu não permitirás que eu seja provado, além do que eu posso suportar… Tg 1:2-7; 1 Co 10:13.

“Na contemplação de Cristo existe um bálsamo para cada ferida; na meditação sobre o Pai, há consolo para as tristezas, e na influência do Espírito Santo alívio para todas as mágoas” (Packer).