Deus da aliança e restauração - Juízes 1.1-2.5

Deus da aliança e restauração

Juízes 1.1-2.5

Mensagem: O verdadeiro cristão pela fé em Jesus Cristo, quando é infiel a aliança com o Deus - único, soberano, fiel e misericordioso, sofre trágicas consequências, das quais é liberto somente mediante o arrependimento dos pecados e a obediência a Jesus Cristo.

ESBOÇO

INTRODUÇÃO À SERIE

Título

Juízes, “se refere aos líderes singulares dados por Deus ao seu povo para preservá-lo dos inimigos (2.16-19). O título hebraico significa “libertadores" ou “salvadores”, como também juízes (cf Dt 16.18; 17.9; 19.17). […] O próprio Deus é o Juiz supremo (11.27).(MacArthur, p. 308)

O Senhor é o verdadeiro Juiz de Seu povo: é Ele quem os entrega nas mãos dos seus opressores; é Ele quem suscita libertadores do povo; é Seu Espírito, ao descer sobre os homens que os qualifica para suas tarefas (3.10; 6.34; 11.29; 14.6,19; 15.14). (Morris & Cundall, p. 17)

Autor

Incerto, podendo ser alguém associado a escola de profetas no tempo de Samuel (1 Sm 10.9); ou, podendo mesmo ser um dos ‘juízes'.

Segundo MacArthur (p. 308) o Talmude judaico identifica  o profeta Samuel como sendo o autor do livro.

Contexto histórico e data e pano de fundo

Período entre a morte de Josué e a coroação de Saul como primeiro rei de Israel. 

O período de Juízes começou por volta de 1390 a 1350 aC e terminou por volta de 1050 a.C. (Lindsey, Logos).

Juízes é uma trágica continuação de Josué. Em Josué, o povo foi obediente a Deus quanto a conquistar a terra prometida. Em Juízes, o povo foi desobediente, idolatra e várias vezes derrotado. […] Uma sequencia de quatro passos ocorreu repetidamente nessa fase da história de Israel: 1) Israel abandona Deus; 2) Deus pune, permitindo derrota e subjugação militares; 3) Israel ora, clamando por libertação; e, 4) Deus levanta “juízes"civis ou, às vezes, vencedores militares locais, que derrotam opressores… (MacArthur, p. 308).

Versículo-chave

21.25 Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto.(cf. 17.6; 18.1; 19.1).

Essa é a característica geral da época e do comportamento ímpio de todos os tempos… (MacArthur, p. 330)

Tema-chave 

A obediência redunda em bençãos de Deus; a desobediência redunda na disciplina de Deus. (Wiersbe, p. 89)

O fracasso da teocracia no período dos juízes deveu-se à infidelidade de Israel à aliança e à falta de uma liderança espiritual e política permanente. (Pinto, p. 225)

Como escreveu MacArthur (p. 308), no decorrer do estudo e da exposição em Juízes nos depararemos com várias dificuldades de interpretação em textos que envolvem atos de violência, juízes que por vezes seguiam seus próprios impulsos pecaminosos, voto de Jefté e o sacrifício de sua filha, questões da soberania de Deus e o pecado humano (exemplo de Sansão, 14.4).

No entanto, eu me alegro e animo na certeza, de que:

2 TM 3.15b … as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. 16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

Rm 15.4 Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança.

1a. MENSAGEM DESTA SÉRIE EM JUÍZES, 29.09.2019

Deus da aliança e restauração

Juízes 1.1-2.5

Mensagem: O verdadeiro cristão pela fé em Jesus Cristo, quando é infiel a aliança com o Deus - único, soberano, fiel e misericordioso, sofre trágicas consequências, das quais é liberto somente mediante o arrependimento dos pecados e a obediência a Jesus Cristo.

ESBOÇO

INTRODUÇÃO - 1a. Mensagem

O livro começa falando dos dias depois da morte de Josué…

1.1a Depois da morte de Josué, os filhos de Israel consultaram o Senhor

Estamos no processo da conquista de Canaã, a terra prometida, e as demais conquistas seguintes…

E, termina, afirmando:

21.25 Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto. (cf. 17.6)

O texto 2.16-20a, narra uma questão importante nesse período entre os dias depois de Josué até o início da monarquia em Israel.

2.16 Suscitou o SENHOR juízes, que os livraram da mão dos que os pilharam. 17 Contudo, não obedeceram aos seus juízes; antes, se prostituíram após outros deuses e os adoraram. Depressa se desviaram do caminho por onde andaram seus pais na obediência dos mandamentos do Senhor; e não fizeram como eles. 18 Quando o Senhor lhes suscitava juízes, o SENHOR era com o juiz e os livrava das mãos dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o SENHOR se compadecia deles ante os seus gemidos, por causa dos que os apertavam e oprimiam. 19 Sucedia, porém, que, falecendo o juiz, reincidiam e se tornavam piores do que seus pais, seguindo outros deuses, servindo-os e adorando-os eles; nada deixavam das suas obras, nem da obstinação dos seus caminhos. 20a Pelo que a ira do SENHOR se acendeu contra Israel…

Analisemos três lições divinas em Juízes 1.1-2.5, e os desafios para o atual povo de Deus, a Igreja - corpo de Jesus Cristo.

I. Deus conduz o seu povo a vitória contra os inimigos, conforme Ele promete na sua aliança…

1.4a Subiu Judá, e o SENHOR lhe entregou nas mãos os cananeus e os ferezeus… (1.19; 22).

Êx 23.23 Porque o meu Anjo irá adiante de ti e te levará aos amorreus, aos heteus, aos ferezeus, aos cananeus, aos heveus e aos jebuseus; e eu os destruirei.

Pelo arrependimento dos pecados e a fé em Jesus Cristo, nós (filhos de Deus, comunidade dos discípulos de Jesus Cristo, Igreja - corpo de Jesus Jesus Cristo) somos o povo da Nova Aliança.

1 Pe 2.9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa  luz; 10 vós, sim, que antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.

Hb 9.15 Por isso mesmo, ele (Cristo, vv. 11-14) é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.

E, Deus estabelece na aliança em Jesus Cristo, sob o poder do Espírito Santo nos conduzir a vida cristã vitoriosa na luta contra o pecado, o mundo pagão, e o Diabo…

1 Co 15.56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57 Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de Jesus Cristo. (2 Co 3.1-18)

II. O povo de Deus, O ofende quando é infiel a aliança divina. 

Êx 23.24a Não adorarás os seus deuses, nem lhes darás culto, nem farás conforme as suas obras … […] 31 Porei os teus limites desde o mar Vermelho até ao mar dos filisteus e desde o deserto até ao Eufrates; porque darei nas tuas mãos os moradores da terra, para que os lances de diante de ti. 32  Não farás aliança nenhuma com eles, nem com os seus deuses. 33  Eles não habitarão na tua terra, para que te não façam pecar contra mim; se servires aos seus deuses, isso te será cilada.

Observe os “Porém não expulsou”

1.19bPorém não expulsou os moradores … (cf. 1.21, 25, 27-35).

Jz 2.2 Vós, porém, não fareis aliança com os moradores desta terra; antes, derribareis os seus altares; contudo, não obedecestes à minha voz.

Assim, como Israel, nós igualmente por vezes desobedecemos a voz de Deus, revelada em Jesus Cristo no ensino dos profetas e apóstolos, e corremos o perigo de cair num ciclo de desobediência

1 Co 10.11 Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado.12 Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.13 Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.

III. Deus na sua livre e soberana vontade, sendo fiel a aliança, disciplina a infidelidade do seu povo.

2.1a Subiu o Anjo do Senhor de Gilgal a Boquim e disse: Do Egito vos fiz subir e vos trouxe à terra que, sob juramento, havia prometido a vossos pais. Eu disse nunca invalidarei a minha aliança.

O anjo do SENHOR (hebr., Javé) subiu de Gilgal a Bokim. O anjo do Senhor não era meramente "um anjo"; Ele era uma teofania - uma aparição da segunda Pessoa da Trindade em forma visível e corporal antes da Encarnação. Proeminente durante o tempo de Moisés (Êxo. 3: 2–15; Núm. 22: 22–35) e Josué (Jos. 5: 13–15), essa manifestação divina também apareceu durante o período dos juízes a Gideão (Jud. 6: 11–24) e aos pais de Sansão (13: 3-21). O anjo do Senhor era divindade, pois era chamado de Javé (por exemplo, Josué 5: 13–15; Judas 6: 11–24; Zac. 3) e Deus (por exemplo, Gênesis 32: 24–32; Ex. 3: 4), e tinha atributos e prerrogativas divinas (cf. Gên. 16:13; 18:25; 48:16). No entanto, esse Mensageiro do Senhor também era distinto do Senhor, indicando assim uma pluralidade de Pessoas dentro da Divindade (cf. Nm 20:16; Zc 1: 12–13). As alusões do Novo Testamento sugerem que o Anjo do Senhor no Antigo Testamento era Jesus Cristo (cf. João 12:41; 1 Cor. 10: 4; João 8:56; Heb. 11:26) (Lindsey, Logos)

O anjo do Senhor. Essa é uma das três teofanias pré-encarnação do Senhor Jesus Cristo em Juízes. (cf. 6.11-18; 13.3-23). (MacArthur, p. 310)

2.1 Subiu o Anjo do Senhor de Gilgal a Boquim e disse: Do Egito vos fiz subir e vos trouxe à terra que, sob juramento, havia prometido a vossos pais. Eu disse nunca invalidarei a minha aliança. […] 3 Pelo que também eu disse: não os expulsarei diante de vós; antes, vos serão adversários, e os seus deuses vos serão laços.

A desobediência do povo resultou na disciplina divina, pela fidelidade de Deus a sua aliança…

2 Tm 2.13 Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.

Como resultado da desobediência de Israel, a ajuda divina pela qual Israel teria expulsado os cananeus foi retida (cf. 2: 20-3:6) (Lindsay, Logos)

Quando somos infiéis a aliança de Deus Pai, em Jesus Cristo - Deus Filho, o Pai celestial , em amor e por fidelidade a Sua aliança, Ele usa o nosso “próprio pecado com suas trágicas consequências” para nos disciplinar.

Exemplos: ganhos financeiros ilícitos …; fofoca, maledicências …; mentira …; ausência no cumprimento do papel no lar …; e os problemas advindos dessas desobediências a aliança em Jesus Cristo.

Hb 12.5b … filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; 6  porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. 7 É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? 8 Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. […] 11 Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.

Diante da visão da disciplina do Senhor, o povo “Boquim" - chorou, lamentou-se; sacrificou ao Senhor… Mas, como veremos depois, continuaram nos mesmos pecados. Tudo levando a crer que não houve um arrependimento genuíno.

Jz 2.4 Sucedeu que, falando o Anjo do Senhor estas palavras a todos os filhos de Israel, levantou o povo a sua voz e chorou. 5 Daí, chamarem a esse lugar Boquim; e sacrificaram ali ao Senhor.

Deus disciplina a sua Igreja, o seu povo, os seus filhos pela fé em Jesus Cristo, para conduzir ao arrependimento e a restauração…

Mt 3.8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento…

Verdadeiro arrependimento envolve: reconhecimento de todo o  pecado é ofensa contra Deus (e, contra o próximo, quando envolve o outro); tristeza pelo pecado; confissão; e, a disposição de abandonar o pecado, e na medido do possível reparar os danos causados pelo pecado.

2 Co 7.10 Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.

O verdadeiro arrependimento resulta no perdão divino, na restauração dos relacionamentos quebrados por causa do pecado, e na alegria da salvação  (Sl 32; 51; 1 Jo 1.1-10) …

Conclusão

O verdadeiro cristão pela fé em Jesus Cristo, quando é infiel a aliança com o Deus - único, soberano, fiel e misericordioso, sofre trágicas consequências, das quais é liberto somente mediante o arrependimento dos pecados e a obediência a Jesus Cristo.

Continua, domingo 06/10/2019

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O que  Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

Bibliografia

Cundal, Arthur E. & Morris, Leon. Juízes e Rute, Introdução e Comentário. Série Cultura Bíblica. São Paulo, SP: Ed, Vida Nova & Ed. Mundo Cristão, 1986.

Lindsey, F. D. (1985). Judges. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures. Wheaton, IL: Victor Books - Dallas Theological Seminary. Logos Software Bíblico. 

Keller, Timothy. JUÍZES para você. São Paulo: Vida Nova, 2016.

MacArthur, John. Bíblia de Estudo - Almeida Revista e Atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2010.

Pfeiffer, Charles F. & Harrison, Everett F.  Comentário Bíblico Moody - Volume 2 Josué a Cantares. São Paulo, SP: Imprensa Batista Regular, 1988.

Pinto, Carlos Osvaldo Cardoso. Foco & Desenvolvimento no Antigo Testamento. 2a. Edição Revisada e Atualizada. São Paulo: Hagnos, 2006.

Wiersbe, W. Warren. Históricos - Comentário Bíblico Expositivo, Antigo Testamento - Volume II.  Santo André, SP: Geográfica Editora, 2014.

Palavras hebraicas, pesquisa, no e-Sword, Bible Study - RA Strong’s;

Pr. Domingos Mendes Alves

Domingos M. Alves