A Alegria em Cristo – Antídoto para a nossa Alma

A Alegria em Cristo – Antídoto para a nossa Alma

Se hoje a noção de que é errado desejar a nossa felicidade e esperar ansiosamente gozá-la esconde-se na maioria das mentes, afirmo que ela surgiu em Kant ou nos estóicos, mas não na fé cristã. Na realidade, se considerarmos as promessas pouco modestas de galardão e a espantosa natureza das recompensas prometidas nos evangelhos, diríamos que nosso Senhor considera nossos desejos não demasiadamente grandes, mas demasiadamente pequenos. Somos criaturas divididas, correndo atrás de álcool, sexo e ambições, desprezando a alegria infinita que se nos oferece, como uma criança ignorante que prefere continuar fazendo bolinhos de areia numa favela, porque não consegue imaginar o que significa um convite para passar as férias na praia. Contentamo-nos com muito pouco."

- C. S. Lewis. O Peso de Glória. Editora Vida.

É fato que a sua alma e a minha tem anseios profundos! Mas como lidamos com esses anseios por comida, sono, reconhecimento, diversão, dinheiro, sexo, conhecimento, beleza, etc... ?

Não podemos pensar que essa “fome” por tudo que ansiamos é algo independente ou separado de Deus, NÃO! O próprio Deus colocou em nós anseios, desejos e vontades como parte da “imagem e semelhança” de Gênesis 1.26, afinal Ele mesmo tem desejos e vontades expressas na Bíblia, como no Salmo 37.28 “ O Senhor ama o Juízo”; Naum 2.3 “O SENHOR é tardio em irar-se , mas grande em poder e jamais inocenta o culpado”.

Diante dessas verdades o que Deus tem a oferecer para você. Como antídoto para sua alma?

Salmo 34.8-9

Provem e vejam que o Senhor é bom;

bem-aventurado é quem nele se refugia.

Temam o Senhor, vocês que são os seus santos, pois nada falta aos que o temem.

Provar significa experimentar, degustar, saborear. No original hebraico é a expressão “perceba o gosto pondo na boa”. Note que o salmista não diz: “Pense sobre Deus” ou “Reflita sobre as obras de Deus” e nem mesmo “Creia em Deus” seu interesse é em uma experiência mais profunda. Mas como nós podemos provar de Deus?

O versículo 9 diz “Temam”, um respeito interessado e um desejo de reverenciar e de obedecer. Essas são algumas das maneiras que nós podemos “Provar” do Senhor, porém, nada é válido dessa experiência se for buscada e/ou vivida, a parte da obra de Jesus. Observe o que o Senhor Jesus diz sobre si:

Jo 6.35 Jesus respondeu: — Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim jamais terá fome.

Jo 7.37 No último dia, o grande dia da festa, Jesus se levantou e disse em voz alta:

— Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

Pense em como esse texto complementa o que lemos anteriormente. Jesus não só reconhece nossas “fomes/sedes da alma”, como apresenta a Si mesmo como a resposta para nos satisfazer(pão e água). Você tem desejos profundos que só podem ser satisfeitos em Jesus e em mais ninguém e mais nada neste mundo.

Temos 3 desejos profundos e principais que tem um potencial de nos adoecer e caso sejam ignorados podem nos destruir emocional, física e espiritualmente:

1° Desejo por amar e ser amado - Ora, a esperança não nos deixa decepcionados, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi dado. Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente alguém morreria por um justo, embora por uma pessoa boa alguém talvez tenha coragem para morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores. Romanos 5.5-8

Você quer amor, não é? Olhe este texto, lembre da Cruz de Jesus e pense, qual motivo ele teria para fazer isso, a não ser amor? Você nunca fez ou fará nada para merecer o amor de Cristo por você, e justamente isso que ressalta o quanto esse amor é exatamente o que você e eu precisamos, todos os dias. Nem fracasso, medo, críticas, falhas morais ou perda de dinheiro tem poder para apagar este amor, que é dado a nós em Cristo.

2° Desejo por Esperança - Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com Ele. I Ts 5.9-10

Você carece de Esperança em alguma coisa para levantar cada manhã? Olhe ela aí! O próprio Deus não nos destinou para sermos destruídos sob sua Ira, mas para recebermos a Salvação e perdão dos pecados através do sacrífico de Jesus. Você quer uma esperança que vença o quê? Depressão? Luto? Finanças Abaladas? Filhos que rejeitaram a Cristo? Um casamento que está desgastado?

Olhe bem para estes versos, nada do que te acontece vai te livrar dessa união com Ele e isso te levará para uma Eternidade de prazeres e consolo, com seu Salvador.

3° Desejo por Propósito - Portanto, se vocês comem, ou bebem ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. I Co 10.31

Qual seu propósito? O que você faz, tem algum? É provável que você tenha se desanimado em algum momento, diante das frustrações e dúvida sobre a utilidade do seu trabalho, cuidado com os filhos, investimentos a longo prazo, serviço na igreja ou tenha se sentindo incapaz de fazer algo bem feito, você quer fazer algo que marque o mundo? Viva de modo que todos que olharem para você saberão que sua vida não é pautada pelo que você tem ou faz, nem pelo que pensam de você, mas por quem Cristo te tornou, filho de Deus.

Esclarecimentos

1 - Buscar sua alegria em Deus não significa fazer o que quiser, como quiser e wuando quiser a parte da Palavra;

A alegria em Cristo te capacita a abraçar a Palavra de Deus e viver sendo livre da escravidão ao pecado.

2 - Deus manda que você se alegre!

Deuteronômio 28.47-48

Vocês não serviram o Senhor , seu Deus, com alegria e bondade de coração, apesar de terem abundância de tudo, e, por isso, com fome, com sede, com nudez e com falta de tudo, servirão os inimigos que o Senhor enviará contra vocês; sobre o pescoço de vocês porá um jugo de ferro, até que os tenha destruído.

Filipenses 4.4

Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!

Concluindo

Você tem provado deste relacionamento? Caso contrário você será infeliz!

Peça ao Espírito Santo por alegria nEle e desejo de obedecê-Lo, lute contra o pecado com essa alegria e gratidão!

A alegria em Deus te capacita a comer, beber, dormir, cantar, dançar, escutar boa música, apreciar seu marido/esposa, brincar com seus filhos e etc...

Deus fez tudo isso para que através dessas coisas, você se alegre nEle e o louve, com muita alegria.

Deus é mais glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos nEle!

John Piper

Seminarista Mário Belsoli

Mário Belsoli