A composição do Reino de Deus

1ª Coríntios 6.9-11

No último domingo, vimos que uma das questões que acontecia na igreja de Corinto dizia respeito aos litígios judiciais. Pessoas que haviam feito negócios umas com as outras e que,por alguma razão, não cumpriram o acordado, estavam levando seus irmãos aos tribunais locais.

Ao invés de tratarem das questões entre eles, estavam levando para o mundo.

Paulo é enfático em dizer que a igreja iria julgar o mundo, a igreja deveria ser um padrão para o mundo, mas o mundo estava dentro da igreja com os seus padrões.

Quandochega no verso 9 ficamos, com a impressão de que Paulo introduz um assunto que não tem nada a ver com o que ele estava falando antes. Mas tem tudo aver, quando Paulo diz no verso 8: “por que vocês não sofrem a injustiça? Por que vocês não sofrem o prejuízo?”. Ao citar isso, ele não quer que eles passem de bobos, mas sim que vivam como cidadãos do Reino. Porque:

O Reino de Deus é composto por novas criaturas que possuem uma nova maneira de pensar e viver.

Quero então olhar para 3 elementos básicos na composição do Reino de Deus, com base nesse texto. 

1. O Reino de Deus é composto por novas criaturas. V.9 e 11.

Paulo começa o verso 9 fazendo umapergunta: “não sabeis que os injustos não herdarão o Reino de Deus?”. O injusto no conceito paulino não é só o indivíduo que comete injustiça, mas é também aquele que não foi justificado por Jesus diante do Pai. É isso que ele mostra no verso 11: vocês eram assim, agora são lavados, santificados e justificados no nome do Senhor Jesus. Ou seja, vocês agora são novas criaturas; é isso o que ele diz na sua segunda carta:2Co 5:17: "Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas velhas já passaram, e surgiram coisas novas.*"

O indivíduo é injusto porque não foi declarado justo por Cristo, por isso não vai herdar o Reino de Deus e por isso ele age como age.

O Reino é composto por novas criaturas, pessoas que vivem diferentes e são diferentes do mundo.

Paulo cita uma lista de pessoas que provavelmente existia em Corinto e, ao fazer isso,ele quer dizer para aqueles irmãos que não vivam mais assim, “vocês não são mais como essas pessoas”, “vocês não são mais do mundo”, “vocês são cidadãos do Reino de Deus”.

Apesar de ainda não estarmos integralmente no Reino de Deus, já somos parte dele e precisamos nos portar como tal, precisamos ter uma nova conduta, e isso nos leva a segunda elemento de composição do Reino de Deus.

2. O Reino de Deus é composto por uma nova moral e ética V.9 e 10.

Moral está ligada a algo “concernente a ou próprio da mora, pertencente ao domínio do espírito do homem, que denota bons costumes segundo os preceitos estabelecidos por um determinado grupo social.”

Ética está ligada à “parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social. Conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.”

Em síntese, a moral e a ética são irmãs e caminham juntas, uma apoiando a outra e ditando conceitos que moldam pensamentos expressados em ações.

Por exemplo: quando um grupo faz a passeata e coloca a figura de um “jesus” homossexual, eles estão dizendo qual é a ética deles e qual é a moral. Na ética deles, o cristianismo é uma mentira e por isso não é imoral fazer algo desse tipo.

Rodrigo Silva