Resiliência Espiritual (1)

"Esperança em meio a desesperança"- Série 1 Tessalonicesses 
Pr Domingos M. Alves
6ª Mensagem  - 1 Ts 2.13 - 3.5
15/06/14

1 Ts 2:13-3:5

Há na vida cristã, enquanto neste mundo,  crises - perseguições e sofrimentos resultantes do levar Deus a sério, do viver no Espírito Santo em conformidade com o caráter e a vontade divina... Mas, em Jesus Cristo há todos os recursos necessários e suficientes para a vitória em meio as perseguições e aos sofrimentos.

Introdução

No domingo 25/05 e 01/06, nós refletimos sobre  - Servos aprovados por Deus, vendo que Deus confia e usa a Seu serviço servos aprovados por Ele.

Vimos algumas das características do servo aprovado por Deus.

I.            Recebe o ânimo (coragem) que vem de Deus, 2:2

II.           Age com pureza de motivos, 2:5,6

III.          Proclama o evangelho de Deus, 2:4,8,9, 13

IV.         Tem um bom testemunho de vida, 2:10

Hoje, 15/06, continuando a série de mensagens em 1 Tessalonicenses nós estaremos refletindo, em 1 Ts 2:13-3:5 Resiliência espiritual.

Alguém já definiu resiliência, como a capacidade de se recuperar de situações de crise e aprender com ela... Ter a mente flexível e o pensamento otimista, com metas claras e a certeza de que tudo passa.

Há na vida cristã, enquanto neste mundo,  crises - perseguições e sofrimentos resultantes do levar Deus a sério, do viver no Espírito Santo em conformidade com o caráter e a vontade divina...

I. Algumas causas das crises - perseguições e dos sofrimentos:

1. Satanás, o Adversário,  tentador, 2:18; 3:5;

Satanás, o Adversário - levanta pessoas, estruturas, organizações para perseguir, tentar destruir a Igreja de Deus;

Satanás, o Tentador, 3:5 -  busca estratégias, planos concatenados, para levar os cristãos ao fracasso espiritual, 2 Co 2:11; 11:23; Ef 6:11; Mt 4:3.

2. Perseguidos por pessoas que, 2:15,16, 18; 3:1-5:

  • Mataram o Senhor Jesus Cristo, v.15;
  • Desagradam a Deus, v.15 ;
  • São hostis e levantam barreiras para que não se fale de Cristo, v.15,16;
  • Sofrerão a ira de Deus, v.16.

II. Resiliência espiritual

Em Jesus Cristo há todos os recursos necessários e suficientes para o fortalecimento da fé, o desenvolvimento da maturidade cristã e a vitória em meio as crises - perseguições e aos sofrimentos.

Reflitamos sobre 3 recursos que temos em Jesus Cristo para a vitória em meio as crises - perseguições e aos sofrimentos.

  • A palavra de Deus, 2:13
  • A igreja de Deus, 2:14
  • A Esperança de Deus, 2:19            

(Continua no próximo domingo)

Conclusão

Resiliência espiritual - em Jesus Cristo há todos os recursos necessários e suficientes para o fortalecimento da fé, o desenvolvimento da maturidade cristã e a vitória em meio as crises - perseguições e aos sofrimentos.

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina, é de perseverante e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nestes estudos, faça a você mesmo estas perguntas:

  • O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e de agir?
  • Como eu posso colocar isto em prática na minha vida?
  • Qual o primeiro passo que darei nessa direção, para que haja real transformação em minha vida?

Conheça a verdade. Creia... Aproprie-se... Pratique... e experimentarás a vida completa que há em Jesus Cristo Jo. 10.10.