Tempo e Eternidade

TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Eclesiastes 3:1

10 Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar. 11 Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.

Eclesiastes 3:10-11

Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?

Eclesiastes 3:22

Mensagem: Uma boa e sabia filosofia de vida é aquela que sob a capacitação do Espírito Santo nos conduz, no presente, ao viver segundo a vontade de Deus, com a perspectiva eterna em Cristo Jesus – esperança da glória, 1 Pedro 1:3-9.

I. INTRODUÇÃO
Recordando
2ª. Mensagem “Buscando sentido e satisfação”. Deus impôs aos seres humanos a busca pelo sentido e pela satisfação da vida, e tal trabalho somente produz realização e alegria quando é fruto do temor e da comunhão com Ele.

Ec 3.1 “Tudo tem uma ocasião certa, e há um tempo certo para todo propósito debaixo do céu”.
Ec 3.10,11 “Tenho visto a tarefa difícil que Deus deu aos homens para nela se ocuparem. Tudo que ele fez é apropriado ao seu tempo. Também colocou a eternidade no coração do homem; mesmo assim, ele jamais chega a compreender inteiramente o que Deus fez.”

II. Ser humano – Criatura no tempo.
O ritmo da vida, 3.1-8
Um vai e vem constante, que sem Deus é cansativo, e não tem sentido.
Nesse movimento da vida há coisas que não entendemos… Temos medo do inexplicável, medo de perder coisas, parentes… Medo de ser desmascarado, descoberto nas fraudes e mentiras da vida…

Ec 3.1 “Tudo tem uma ocasião certa, e há um tempo certo para todo propósito debaixo do céu”.
“Tempo” – ocasião, época…
“Propósito” – aquilo que a pessoa deseja fazer…
Por vezes achamos que o tempo as coisas melhoram, a dor passa etc. O tempo passa a ser um “remédio”! Mas o tempo passa…
A vida tem o seu ritmo… Nesse ritmo há alegrias e tristezas… Realizações e frustrações… Vitórias e derrotas…

3.2-8 estes versículo cobrem todas as atividades humanas:
-  Há referências ao nascimento e morte;
- atividades construtivas e destrutivas;
- expressão de emoções – no particular: chorar, rir – no público- prantear, saltar de alegria;
- amizade e inimizades;
- posses e busca da mesma – buscar, perder, guardar, deitar fora;
- várias atividades – rasgar, coser;
- comunicação – falar, estar calado;
- afetos – amar, aborrecer;
- empreendimentos nacionais – guerra, paz.

Há tempo para todo o propósito. Mas que devemos fazer? Como devemos agir? O que Deus requer de nós? Quais são as nossas prioridades?

Em Ec 3, Deus não está nos ensinando que devemos destruir, matar, nos afastar, criar inimizades, aborrecer etc. – imagine alguém lendo este texto, ouvindo esta mensagem e saindo por aí aborrecendo, matando, fazendo inimizades etc. como se esta fosse a vontade de Deus para sua vida… O que o texto está dizendo é que na vida temos tempo para tudo isso. Mas, aquele que teme a Deus, o sábio age no tempo, segundo os propósitos de Deus, não segundo o Diabo e o pecado –  que “… vem para matar, roubar e destruir”, Jo 10.10.

Cada tempo tem o seu desafio e oportunidade, Ec 3.1-22. Há oportunidade para fazermos coisas construtivas e ou destrutivas, boas e ou más que podemos fazer. Precisamos de Deus sabedoria para aproveitar bem, isto é segundo a Sua vontade, o tempo e as oportunidades…

15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, 16 Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. 17 Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.

Efésios 5:15-17

Sabedoria divina é:
- Discernir o “tempo”, Lucas 12:56 (precisamos discernir o “clima” – tempo de chuva, frio / e as “épocas” – vivemos hoje num mundo de descompromisso, superficilialidade, secularismo, sensualismo, amizades por conveniência, globalização, mega fusões etc.);
- A oportunidade, Efésios 5:16 (saber a oportunidade no tempo, no “cronos”);
- O momento decisivo e o modo para agir – Ec 8.5  “Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo”.

Ec 8.6  “Porque para todo propósito há tempo e juízo; porquanto a miséria do homem pesa sobre ele”.

Como vimos na 1ª. Mensagem desta série, “teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é dever de todo homem” – é para isso que fomos criados!
Ec 12.13, 14 “Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau”.

Uma boa e sabia filosofia de vida é aquela que sob a capacitação do Espírito Santo nos conduz, no presente, ao viver segundo a vontade de Deus, com a perspectiva eterna em Cristo Jesus – esperança da glória, 1 Pedro 1:3-9.

III. Ser humano – criatura ansiando pela eternidade.
Há um ciclo vital – nascimento, crescimento e morte!
Cada tempo tem o seu desafio e oportunidade particular.
Mas tempo não é a única realidade. Há a eternidade, realidade bem maior que o tempo.

Ec 3.11  “Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs na mente do homem a idéia da eternidade, se bem que este não possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até o fim”.

Precisamos ter uma visão de tempo e eternidade. Não podemos ser o “ser humano do samba de uma nota só”.
Uma filosofia de vida que vive o presente sem a perspectiva da eternidade, não é uma boa filosofia de vida.

Deus como Criador, e estando “nos céus” (5.2) vê tudo e todas as coisas, e tem a compreensão, além daquilo que o ser humano, criatura na terra (5.3; 1.3), pode ver e compreender. Deus vê o todo e as partes, o momento e o movimento.

Deus é o Criador, Soberano sobre a criação, e a esta ele dá sentido e significado.

No entanto, a criação sem Deus não tem sentido… E, assim crêem os adeptos da teoria do “design cego”, do darwinismo.
Dentro desta visão – “Deus prova os homens para ver que são como os animais. O que acontece com os homens é o mesmo que acontece com os animais; a mesma coisa acontece para ambos. Assim como um morre, morre também o outro. Todos têm o mesmo fôlego de vida. O homem não tem vantagem sobre os animais. Tudo é ilusão.” (Ec 3.18,19).

Num momento de crise espiritual, Asafe declarou para Deus : “… Eu estava embrutecido e ignorante: era como um irracional à tua presença” (Salmos 73:21 Salmos 73:23).
A vida é mais do que produção (trabalho) e reprodução (sexo). Fomos criados a imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26-27)… Efésios 2:10 em Cristo Jesus, nós os que cremos somos “poema”, feitura Dele, e temos no coração o anseio pelo Eterno e pela eternidade – temos esperança eterna!

Precisamos ter a realidade de Deus… Precisamos viver a dimensão de Deus… Precisamos ter desejo pelos valores eternos… É Deus quem dá sentido aos momentos, ao tempo, e para entender o Seu plano, o Seu movimento, precisamos crer em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador – João 10:10.

Uma boa e sabia filosofia de vida é aquela que sob a capacitação do Espírito Santo nos conduz, no presente, ao viver segundo a vontade de Deus, com a perspectiva eterna em Cristo Jesus – esperança da glória, 1 Pedro 1:3-9.

IV. Conclusão
O ser humano é uma criatura em constante tensão entre o tempo e a eternidade, o finito e o infinito.

A criatura está por demais ocupada com as suas atividades no tempo, e assim procura viver sem a perspectiva da eternidade, sem Deus, o que faz com que sua vida no tempo seja enfado e canseira.

Nossa consciência da eternidade é parte de sermos criaturas do Criador, e o tentar ignorar esta consciência faz parte da nossa natureza pecaminosa

18 Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. 19 Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. 20 Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; 21 Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.

Romanos 1:18-21

Mas a criatura embora lute para ser eterna, ela morre. E, a morte é um profundo golpe nas pretensões humanas de eternidade sem Deus, nos seus sonhos e projetos. Adicione-se a morte espiritual – a eternidade sem Deus, a morte física, e aí temos um quadro de profunda angústia. A criatura prestará contas ao Criador, Eclesiastes 3:16-17,Eclesiastes 3:22Hebreus 9:27João 3:36.

Só no relacionamento com Deus, por meio da fé em Jesus Cristo, o ser humano encontra garantia e segurança da vida e dos valores eternos.

03 aspectos da ação de Deus, Ec 3.14:

  1. Permanente – não admite possibilidade de fracasso;
  2. Eficiente e completa – nenhuma da obras precisa ser abandonada;
  3. Totalmente segura – jamais determinada parte e ou aspecto ficará a perigo, sofrerá interferência de forças estranhas.
    Pensemos, por exemplo na salvação eterna em Cristo Jesus – é permanente, eficiente e completa, e totalmente segura.

Uma boa e sabia filosofia de vida é aquela que sob a capacitação do Espírito Santo nos conduz, no presente, ao viver segundo a vontade de Deus, com a perspectiva eterna em Cristo Jesus – esperança da glória, 1 Pedro 1:3-9.