Quem sabe o que é bom para o ser humano?

Mensagem: O Deus, Infinito e Pessoal, conhece e compreende e revela (sob a ação do Espírito Santo e por meio de Jesus Cristo e da palavra), ao ser humano o que é bom, e concede-lhe satisfação no presente e esperança futura.

INTRODUÇÃO
Recordando
Na 5ª. Mensagem – “Agradando a Deus”, Eclesiastes 5.1-7, nós vimos que “Deus se agrada do justo (sábio), ou seja, daquele que sob a capacitação e liderança do Espírito Santo, vive em conformidade com o caráter e a vontade de Jesus Cristo, reveladas na Bíblia – palavra de Deus”.

Hoje estaremos refletindo em Ec 5.8 a 6.12. Neste contexto, no capítulo 6, versículos 10 a 12, há a ênfase sobre a impossibilidade do ser humano, por si só, sob a perspectiva da vida “debaixo do sol”, mudar o caráter básico da vida sem Deus – uma vida de vaidade, vazio, futilidade… O ser humano, sem Deus, sem a perspectiva “acima do sol”, não pode escapar de suas limitações, nem vencer as anomalias do mundo – Ec 6.10,11.

Em Ec 6.12 temos uma pergunta inquietante: “Quem sabe o que é bom para o homem?”

O autor Derek Kidner, comentou de que o ser humano sem Deus: “… não tem valores absolutos pelos quais viver (o que é bom?); nem mesmo quaisquer certezas de ordem prática (o que será) para planejar”.
O Deus, Infinito e Pessoal, conhece e compreende e revela (sob a ação do Espírito Santo e por meio de Jesus Cristo e da palavra), ao ser humano o que é bom, e concede-lhe satisfação no presente e esperança futura.

II. Analisemos dois diferentes cenários da vida, e encontremos a resposta para a pergunta: “Quem sabe o que é bom para o homem?”

1º Cenário – A vida, os seus limites e males – 5.8-17; 6.1-6
A. Injustiças sociais – 5.8,9

  • Opressão dos pobres.
  • Roubo – em lugar do direito e da justiça.
  • Autoritarismo e exploração.
  • A “terra para todos”, mas há os “sem terra”…

B. Os limites do dinheiro, das riquezas – 6.1-6

  • A perspectiva “Debaixo do sol”, da vida sem Deus..
  • O rico pode não desfrutar das suas riquezas, 6.
  • O ser humano pode viver longos anos, e ter uma família grande, e ainda morrer insatisfeito e sem honra, 6.3
  • Para viver sem alegria, sem desfrutar do fruto do seu trabalho, é melhor não ter nascido, 6.4-6
  • A morte é inevitável, pode demorar. Mas, um dia chega (6.6b), e todos vão para a sepultura, para “debaixo da terra” (nota: aqui refere-se a morte em si mesma, e não na perspectiva eterna, quando os que morrem em Cristo vão para o “inferno – eternidade sem Deus”, e os que morrem em Cristo vão para os “céus – eternidade com Deus” – cf. Romanos 6:23João 3:361 Coríntios 15).

C. Os problemas do dinheiro, das riquezas – 5.10-17

  • Não pode satisfazer o cobiçoso – Eclesiastes 5:10Eclesiastes 6:7-9 – os profundos e verdadeiros anseios de satisfação e realização não se alcançam com o dinheiro, as riquezas.
  • Aumenta o número de dependentes, a “família”, os aumentos aumentam, Eclesiastes 5:11 (enquanto o pobre é desprezado, cf. Provérbios 19:6-7).
  • Perturba a paz da pessoa –Eclesiastes 5:12 – Insônia, preocupação com os bens (António Ermínio de Morais, do Grupo Votorantim, certa vez disse: “Dinheiro traz mais problemas, do que as pessoas imaginam”).
  • Riquezas se perdem – Eclesiastes 5:13-17. Traz dano… O filho esbanja… Tudo ficará aqui.
Jó 1:20-21

 – “… Nu saí do ventre de minha mãe, e nu voltarei…”

1 Timóteo 6:6-8 – “De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele; Tendo sustento e com que nos vestir; estejamos contentes.”

2º Cenário – A vida é prazerosa em Deus, 5:18-20

18 Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, em que trabalhou debaixo do sol, todos os dias de vida que Deus lhe deu, porque esta é a sua porção. 19 E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus. 20 Porque não se lembrará muito dos dias da sua vida; porquanto Deus lhe enche de alegria o seu coração.

Eclesiastes 5:18-20

  • As coisas mudam quando Deus entra em cena, quando se vive debaixo da direção e da provisão de Deus.
  • “Eis o que eu vi”, descobri…, vida real, observável, Eclesiastes 5:18.
  • Na vida sob a perspectiva de Deus há desfrute do trabalho, e seus ganhos…; há “comer e beber” – companheirismo, alegria e satisfação… Símbolo de vida, alegria e felicidade.
  • O dinheiro, a riqueza, e os bens são dados por Deus, com poder para gozá-los.
  • O segredo para esta vida está no viver segundo a vontade de Deus, Eclesiastes 2:26Eclesiastes 5:7Eclesiastes 12:13; – Ele da poder e sabedoria para saber gozar das riquezas, das conquistas da vida.

26 E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa; 27 Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo. 28 Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas; 29 Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem.

Deuteronômio 14:26-29


17 Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; 18 Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; 19 Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna.

1 Timóteo 6:17-19


Eclesiastes 5:20

 – O ser humano cuja vida centraliza-se em Deus vive com o coração cheio de alegria.

Na Bíblia as riquezas estão associadas com: dom de Deus, trabalho, generosidade, justiça social, realização, satisfação, perspectiva eterna, vida centralizada em Deus por meio da fé em Cristo Jesus, e não pela quantidade do dinheiro, dos bens…

O Deus, Infinito e Pessoal, conhece e compreende e revela (sob a ação do Espírito Santo e por meio de Jesus Cristo e da palavra), ao ser humano o que é bom, e concede-lhe satisfação no presente e esperança futura.

Conclusão:

“Quem sabe o que é bom para o ser humano?” Deus sabe.

“Quem pode declarar ao homem…?” Deus pode.

  • Em DEUS – há valores absolutos – “o que é bom”, Ec 6.12 (cf. Mateus 6:33).
  • Em DEUS – há satisfação plena – “o que satisfaz”, Ec 6.11 (cf. João 10:10).
  • Em DEUS – há certeza do amanhã – “o que será depois”, Ec 6.12 (cf. Mateus 6:34).

Apesar dos limites e dos males da vida presente, Deus quer e pode dar valores absolutos – sob a ação do Espírito Santo e por meio de Jesus Cristo e da palavra; satisfação plena; e a certeza e esperança para o amanhã e a eternidade.

O que é bom?

Miquéias 6:8 “Ele te declarou, ò homem, o que é bom; e que é que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus?” (cf. O Deus, Infinito e Pessoal, conhece e compreende e revela (sob a ação do Espírito Santo e por meio de Jesus Cristo e da palavra), ao ser humano o que é bom, e concede-lhe satisfação no presente e esperança futura.

Miquéias 7:1-7 apresenta o oposto do que Deus quer…; Ec 7.1-14 apresenta um caminho melhor…).

Pratiques a justiça – tratar os outros segundo a lei de Deus, com equidade, sem acepção de pessoas;

Ames a misericórdia (hesed) – ser bondoso, ter compaixão pelos necessitados, oprimidos, ser perdoador;

Andes humildemente com o teu Deus – andar com cuidado, vida de obediência a Deus…

E, quanto ao amanhã?

Mateus 6, falando sobre um contexto de ansiedade, de ausência de fé, de prioridades erradas, de incerteza do amanhã, Jesus disse – “Buscai, pois em primeiro lugar o reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (v. 33).

Viver segundo o que é bom para nós na perspectiva divina, e confiar a Ele o amanhã, resulta em bem para nós mesmos.

12 Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR teu Deus pede de ti, senão que temas o SENHOR teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, 13 Que guardes os mandamentos do SENHOR, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?

Deuteronômio 10:12-13

O Deus, Infinito e Pessoal, conhece e compreende e revela (sob a ação do Espírito Santo e por meio de Jesus Cristo e da palavra), ao ser humano o que é bom, e concede-lhe satisfação no presente e esperança futura.