Deus é Amor

Mensagem: “Na contemplação de Cristo existe um bálsamo para cada ferida; na meditação sobre o Pai, há consolo para as tristezas, e na influência do Espírito Santo alívio para todas as mágoas” (Packer).

Introdução

Esta é a segunda mensagem desta série  - “Deus se importa…”.

Durante esta série buscaremos conhecer mais sobre a Pessoa de Deus, e relacionar tal conhecimento ao caminho de vitória para os problemas que têm origem na ausência de Deus, no pecado e ou na reação negativa diante das frustrações e ou dificuldades da vida, e ou da realidade do sofrimento e da morte.

Esta não é uma série de mensagens de auto ajuda… Não está focada no ser humano, mas em conhecer e se relacionar com Deus e a Sua palavra… Não visa primeiramente a necessidade do ser humano, seu bem estar, mas tem como fim primeiro e último a glória de Deus. O nosso bem estar, a vitória sobre as nossas crises e problemas são acima de tudo meios para testemunhar do amor, da justiça e da santidade de Deus, e para O glorificar. Como afirma o Pr. John Piper: “Deus é mais glorificado em nós, quando somos mais satisfeitos nele”.

Depressão, desânimo, ansiedade, solidão, amargura, medo, ativismo, são alguns dos problemas do ser humano… Deus se importa com o ser humano e suas crises, e o conhecer a Deus traz respostas, refrigério, consolo e alívio para tais problemas.

O pecado (tudo que desagrada a Deus, que não está em harmonia com Seu caráter e vontade; a vida rebelde e ou alienada de Deus; a busca de respostas aparte de Deus; a negação de Deus; a visão distorcida sobre Deus…), “produz tribulação e angústia para todo o ser humano”, Rm 2:9.

Na primeira mensagem vimos que “”Conhecer a Deus é a maior necessidade do ser humano, pois sem Ele não há nenhuma forma de vida, e não há vida eterna, vida plena de satisfação e propósito. Nele nós “vivemos, nos movemos e existimos”, “nos deleitamos, e encontramos propósito…”” (At 17.24-28; Jo 17.3; Jo 10:10)..

Dia 03/10/ 2011 indo de Ribeirão Preto, SP, para Águas de Lindóia, SP, dirigindo devagar, pensando na vida e apreciando a natureza, e ouvindo rádio… Em certo momento o rádio estava sintonizado numa estação da “Igreja Deus é Amor”, e ouvi um dos pregadores dizer: “Venha a Cristo (citando Mt 11:28-30), e todos os seus problemas serão resolvidos… Ninguém merece sofrer, não é justo sofrer”.  Isto é verdade? Como você avalia tais afirmações?

Voltando as afirmações que ouvi na Rádio, pensei comigo mesmo: “que grande inverdade… Cristo não promete resolver todos os nossos problemas, pelo contrário Ele nos alerta que por causa Dele poderemos ter perseguições, rejeição  etc. e de que no mundo teremos aflições (Mt 5:11,12; Jo 16:33). A grande diferença na vida do filho de Deus, não é a ausência de problemas, tribulações, mas a presença do Deus vivo que consola e conforta em todas as  tribulações, para que possamos consolar outros (2 Co 1:3-11)… Se havia alguém que não merecia sofrer era Cristo, pois Ele não era pecador, não tinha pecado, mas ainda assim foi o “Servo sofredor”, “aprendeu obediência pelas coisas que sofreu”, “morreu na cruz (Is 53:3-5; Hb 5:7,8)…. Por vezes nos decepcionamos com Deus, porque temos conceitos e expectativas equivocadas, erradas, acerca de Deus, dos Seus planos e de Suas promessas… A Teologia da Prosperidade e do Poder ( e seus arautos) não criam ilusões e expectativas erradas sobre Deus e Sua atuação?

Vivemos num mundo que perdeu a noção da verdade e da realidade

Não sabemos lidar com a nossa realidade, finitude, mortalidade…

“Se eu encontro em mim um desejo que nenhuma experiência neste mundo pode satisfazer… é porque talvez eu fui feito para um outro mundo”(C. S. Lewis).

Sl 63:1-3; Sl 24:1-6.

Precisamos entender a verdade de Deus a fim de que o nosso coração possa corresponder a ela e viver de acordo com essa verdade (Packer).

Nesta série almejamos que os filhos de Deus, os discípulos de Jesus Cristo, sejam atendidos em suas necessidades existências, de sentido e propósito na vida, de alegria e satisfação Nele… com o fim de glorificarem a Deus em e por meio de suas vidas; aprendam a cuidar uns dos outros como membros do corpo de Cristo – Igreja; e, testemunhem e proclamem o Evangelho de Jesus Cristo aos que estão no mundo “sem Deus, Cristo e sem esperança no mundo”.

Precisamos entender a verdade de Deus a fim de que o nosso coração possa corresponder a ela e viver de acordo com essa verdade (Packer).

Na 2a. mensagem dessa série, nós vamos focar o amor de Deus, e  veremos que no amor de Deus somos amados, temos a visão correta sobre nós mesmos e as situações da vida , e em Nele temos a capacidade de amar os outros…

Deus nos ama, e Seu amor em nós  capacita-nos a amar como Ele nos ama.

II. Deus é amor, 1 Jo 4.8,16.

Quem é Deus para você? O que significa “amor’?

O amor (‘agape’) descreve a essência do Deus trino – Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo. O Deus Criador, Eterno, Infinito e Pessoal.

“’Agape’ é um amor que mostra afeição por algo altamente estimado, considerado muito valioso” (Johannes Louw e Eugene Nida).

“Qualquer visão de Deus que não inclua o amor como qualidade essencial é uma imagem falsa de Deus. O amor de Deus é a fonte da sua graça (Ef 1.7-8) e misericórdia (Ef 2.4)” (Franklin Ferreira e Alan Myatt).

“O amor de Deus é um amor marcado pelo auto-sacrifício de Deus na pessoa de Cristo (2 Co 5.14)… É um amor inabalável… (Rm 8.31-39)” (Ferreira e Myatt).

“O amor de Deus é o exercício da sua bondade para com os pecadores individualmente, pelo qual, tendo se identificado com o bem-estar deles, deu seu filho para ser seu Salvador, e agora os leva a conhecê-Lo e beneficiar-se dEle num relacionamento de aliança divina” (Packer).

Você realmente confia de que Deus tem se identificado com o teu bem estar, tendo como fim primeiro e último a Sua (Deus) própria glória?

O Pr. John Piper tem afirmado que “Deus é mais glorificado em nós, quando somos mais satisfeitos nele”.

Em Deus eu não preciso ter medo de ser envergonhado, nem desprezado, nem de sofrer qualquer tipo de violência, de abuso… – “… Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”. Podemos pois dizer com confiança: “O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens?”(Hb 13:5,6).

“A natureza do amor é ativa, criativa e benigna” (A. W. Tozzer).

Jo 3.16; 1 Jo 3.16-18.

O amor de Deus é um amor justo e santo… Por isso, não podemos argumentar que um Deus de amor não possa ser também um Deus que condena e castiga o desobediente, aquele que não crê -  Jo 3.36 (a doutrina do Universalismo erroneamente ensina que Deus por ser amor no final salvará todo mundo…); ou que não possa disciplinar aquele que é filho (pela fé em Cristo Jesus) – Hb 12.5-7.

“Porque Deus é amor, não descobrimos Deus a partir de nossa experiência com o amor, mas descobrimos o amor a partir de nossa experiência com Deus” (Michael Harper).

III. Evidências do amor de Deus

1. Como eu posso saber que Deus me ama?

a) O amor de Deus é evidente em Sua natureza…

1 Jo 4.8,16.

Deus nos ama porque isso faz parte de Sua natureza!

b) O amor de Deus é evidente na cruz de Cristo…

Jo 3.16; Rm 5.8.

A cruz de Cristo, Sua morte pelos nossos pecados, é a expressão maior do amor de Deus pelo ser humano pecador!

c) O amor de Deus é evidente na Igreja – corpo de Cristo….

1 Jo 4.11,12.

Na vida da Igreja há expressões do amor de Deus… O amor de Deus se manifesta através dos Seus filhos.

2. Como eu posso expressar  o amor de Deus na minha vida?

a) O amor é manifesto pela comunhão, intimidade, com Ele…

1 Jo 4.13-16.

Deus dá o Seu Espírito em quem nEle crê…

E aquele que tem o Espírito “permanece nEle” – tem comunhão, está conectado com Deus… Obedece os Seus mandamentos, tem plena alegria e prazer nEle!

b) O amor é manifesto pela confiança nEle

1 Jo 4.17,18.

Aquele que ama a Deus não teme o juízo, a condenação… Tem segurança nEle, é e aperfeiçoado no amor…

c) O amor é manifesto pelos relacionamentos

1 Jo 14.19-21.

Aquele que ama se doa, age visando o bem estar, o benefício do próximo…

Qual o maior mandamento? Mt 22.37-39.

a. Amar a Deus

1 Jo 4.10, 19 – Ele nos amou primeiro;  1 Jo 5.3.

O desafio de amar a Deus com todo o meu ser, com todas as minhas forças…

Aquele que ama a Deus com alegria e prazer se doa completamente a Deus… Vive para o Seu inteiro agrado e se deleita Nele!

Como você tem vivido?

Lembre-se:

  • a)  O amor é manifesto pela comunhão, intimidade, com Ele…
  • b) O amor é manifesto pela confiança nEle
  • c) O amor é manifesto pelos relacionamentos

O verdadeiro discípulo de Cristo, aquele que o ama deve viver para Sua glória (Ef 1.11,12; Mt 5.16; Fp 2.14-16; 1 Co 10:31) – manifestação visível da excelência do caráter de Deus.

b. Amar ao próximo

Amar uns aos outros (Deus nos dá Seu amor, nos possibilitando a nos amarmos uns aos outros, Rm 5.5), 1 Jo 4.11; Jo 13.35; Mt 5.43-48.

Sobre Rm 5.5 J. I. Packer escreveu:

  • a) “Derramado” – seu sentido literal é despejado… Uma inundação…
  • b) Tempo do verbo – está no perfeito… Indica uma situação estabilecida como consequência de uma ação completada…
  • c) Instilar o conhecimento desse amor é parte normal do ministério do Espírito àqueles que O recebem… (“Conhecimento de Deus”, p. 105, 106).

“A natureza do amor é ativa, criativa e benigna” (A. W. Tozzer).

Jo 3.16; 1 Jo 3.16-18.

Deus nos ama, e Seu amor em nós nos capacita a amar como Ele nos ama.

Conclusão

Nesta série almejamos que os filhos de Deus, os discípulos de Jesus Cristo, sejam atendidos em suas necessidades existências, de sentido e propósito na vida, de alegria e satisfação Nele… com o fim de glorificarem a Deus em e por meio de suas vidas; aprendam a cuidar uns dos outros como membros do corpo de Cristo – Igreja; e, testemunhem e proclamem o Evangelho de Jesus Cristo aos que estão no mundo “sem Deus, Cristo e sem esperança no mundo”.

Algumas dicas para lidarmos com depressão, desânimo…

1. Algumas das causas gerais (Wells, Lloyd-Jones, etc.).

  • Depressão frequentemente é ira internalizada…
  • A depressão pode se originar de pensamentos obsessivos, ao encontrarmos uma coisa negativa em nossa vida ou na vida de outra pessoa e nos focalizarmos totalmente naquilo…
  • A depressão pode também ser um hábito: a maneira como aprendemos a lidar com a vida… Muitos têm um interesse dissimulando em estarem deprimidos, quando as vantagens superam em muito as desvantagens. As vantagens podem incluir: não ter de trabalhar, ter um desculpa, evitar riscos, auto contemplação e receber atenção.
  • A depressão pode ter causas espirituais, resultado do pecado, sintomas de culpa, ser um problema de fé e vir como opressão do inimigo…

O Diabo é inimigo da alma humana – “… A causa básica de toda a depressão espiritual é incredulidade, pois se não fosse por ela nem o Diabo poderia fazer coisa alguma”. (Lloyd-Jones)

“Quando Satanás consegue dirigir nossa atenção ele consegue que nos concentremos naquilo que nos impede de realizar as responsabilidades e ministérios que nos foram confiados. Ele dirige a nossa atenção para quem é insuficiente para aguentar as provas e as tensões, alguém que desconhece os propósitos e planos de Deus. Não é admirar que sejamos vencidos pelo desânimo. Deixamos de lado a armadura e a espada, e procuramos uma caverna para nos esconder”. (Pentecost)

  • A depressão pode ter suas raízes na dieta… Você consegue escapar do ciclo depressivo apenas mudando seus hábitos alimentares.
  • A depressão pode ter causa em desequilíbrios químicos… Contudo se o desequilíbrio é tratado (consequências) e a causa é deixada sem tratamento, o uso prolongado de antidepressivos pode causar mais mal que bem… Um desequilíbrio químico verdadeiro reagirá ao medicamento, de modo que você começará a sentir-me melhor dentro de poucas semanas…
  • etc…

2. Ajudando outros a vencer a depressão:

“Hoje creio que a causa de todas as dificuldades pessoais e emocionais é a falta de união, a ausência de conexão que nos impede de receber a vida e evita que a vida que há dentro de nós transborde para outros. Creio portanto que o caminho mais seguro para superar os problemas e nos tornar-nos as pessoas que deveríamos ser é restabelecer a conexão com Deus e com a nossa comunidade”. (Crabb)

“A coisa mais poderosa que posso fazer para ajudar alguém a mudar é dar-lhe uma prova substanciosa da incrível bondade de Deus na Nova Aliança”. (Crabb)

a) Não convertidos (os que estão no mundo sem Deus, sem Cristo e sem esperança) o primeiro passo é a conversão, At 3.19; Jo 10.10

“Se o problema fundamental por trás da “depressão”…, ou da compulsão de sua filha pela magreza, ou da fixação do seu amigo pela pornografia, ou da própria incapacidade de se aproximar de alguém, for uma alma vazia, uma alma faminta de vida, então o importante é concentrar-se a uma fonte de vida, e não buscar tratamento profissional”. (Dr. Larry Crabb)

b) Para o cristão é uma questão de se apropriar do perdão e desfrutar do relacionamento com Deus, Jo 1.12; 10.10

- Reconhecer a providência divina

  • O propósito de Deus para a vida, Mt 22.34-40; 28.18-20

- Admitir as prerrogativas  de Deus

  • Reconhecer a soberania de Deus, Rm 9.20; Jó 1.20-22; 2.9,10; Is 45.5-7; Rm 8.28-39

- Apropriar-se da provisão de Deus

  • Deus provê tudo que precisamos para a vida e piedade, 2 Pe 1.3; Ef 1.3; Sl 42.5,11; Sl 23

- Em caso de pecado

  • Tratar da questão da culpa, Sl 32, 51
  • Confessar e abandonar, Pv 28.13; 1 Jo 1.9;
  • Aceite o perdão de Deus, Sl 32, 51

c) Avalie as causas, Sl 42.5,11

  • Oriente ajuda médica – quando existirem causas físicas/ desequilíbrios químicos, a abordagem médica se faz necessária (antidepressivos etc.).

d) Estimule ao pensamento realista: Avaliar atitudes, expectativas, valores e conceitos, Fp 4.8

  • Voltar-se para Deus, Sl 42.5,11; Sl 32, 51.
  • Assumir o controle (domínio próprio) de si mesmo (pensamentos / emoções / reações físicas ), Sl 42.5,11.
  • Aprender em Deus a ser independente das circunstâncias, Fp.4.10-12
  • Ocupar a mente com a palavra de Deus, Fp 4.6-8
  • Se necessário orientar mudança de ambiente: modificar a rotina, férias, novas atividades etc.

3. Entrando na verdadeira batalha(Crabb)

  • a) Comece com uma ou duas pessoas…
  • b) Tenha em mente que resolver os problemas das pessoas é na verdade uma batalha secundária na qual você talvez não possa ajudar. A batalha primordial é conhecer bem a Deus…
  • c) Diga às pessoas que você está lutando por elas, que você entrou na batalha para que as almas delas vivenciem mais plenamente a Cristo, Cl 2.1,2.
  • d) Precisamos ouvir com muito interesse, entrando por toda porta que se abrir, mesmo que só um pouco, e escutar tudo o que nos dizem sem recuar, 1 Co12.26…

Devemos ter em mente o seguinte: o importante é ser um companheiro, sem bancar o herói ou o especialista. A solução não está em nós, e sim em Deus – Is 40.25-31; Mt 11.25-30

Deus é amor – você é amado por Deus; ame-O, e expresse o Seu amor.

“Na contemplação de Cristo existe um bálsamo para cada ferida; na meditação sobre o Pai, há consolo para as tristezas, e na influência do Espírito Santo alívio para todas as mágoas” (Packer).