Um estilo de vida digno

“… Andeis de modo digno da vocação que fostes chamados”, Ef 4:1

Ef 4:17 – “Não andei como andam os gentios…”/  Ef 5:1 – “Andai como filhos da luz…”

Mensagem: A verdadeira fé (conjunto de verdades reveladas por Deus) deve no Espírito Santo conduzir-nos a um estilo de vida conformado com o caráter de Jesus Cristo, testemunhando e proclamando o Seu Nome – santo, justo e amoroso.

Esboço

Introdução.

Em Efésios, o Paulo nos convida a ser povo de Deus, e nos exorta ter o estilo de vida digno do cristianismo autêntico.

A carta aos Efésios “é um resumo, muito bem elaborado, das boas novas do cristianismo e de suas implicações”(Stott).

Na 8a. mensagem, nós refletimos sobre “Confiança e glória”, Efésios 3:14-21. Vimos que o crer e o viver segundo a verdade “de” e “em” Cristo Jesus, tem como base a confiança no poder de Deus, e como alvo maior a Sua glória.

Até aqui nós refletimos sobre importantes fundamentos doutrinários, do crer, da fé cristã…

A insegurança doutrinaria existe por toda parte, hoje em dia, em proporções assustadoras…  A “fé que uma vez por todas foi entregue aos santos” está positivamente em perigo por causa da falta de conhecimento daqueles que têm a responsabilidade de defendê-la e preservá-la (do livro “Saiba o que você crê”, Paul E. Little. São Paulo: Ed. Mundo Cristão, 3a ed.,  1991, p. 4).

Uma fé (conjunto de verdades reveladas por Deus) sadia, deve nos conduzir a um viver, comportamento sadio…

Aqueles que não conhecem as Escrituras estão sujeitos aos pensamentos (crenças)  e  aos comportamentos errados, contrários aos ensinamentos e ao viver segundo Jesus Cristo e os apóstolos (Atos 2:42Efésios 2:20).

No capítulo 4 nosso foco volta-se para o viver como resultado da sã doutrina…

O apóstolo nos exorta a não termos um estilo de vida, a não andarmos, não vivermos, como “… andam os gentios…” (Efésios 2:1-3).

Cf. Efésios 4:1Efésios 4:17Efésios 5:1Efésios 5:8Efésios 5:10-11Efésios 5:15Efésios 5:18.

“Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês”, 1 Pe 1:17 (Efésios 3:14).

1 Jo 2:6 “Aquele que afirma que permanence nele, deve andar como ele andou”

E, como Ele andou? João 6:38João 17:4Filipenses 2:5-8.

O Exemplo de Enoque… Hebreus 11:5-6 (cf. Gênesis 5:24).

Como você tem andado – segundo seus desejos, vontades e pensamentos? Ou, segundo os desejos, vontades e pensamentos do Pai, revelados na Bíblia – palavra de Deus?

O “andar em obediência” agrada a Deus, e resulta em bênçãos divinas para nós…

A verdadeira fé (conjunto de verdades reveladas por Deus) deve no Espírito Santo conduzir-nos a um estilo de vida conformado com o caráter de Jesus Cristo, testemunhando e proclamando o Seu Nome – santo, justo e amoroso.

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Filipenses 2:12-131 Timóteo 4:7-9Tiago 1:22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

  • O que  Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?
  • Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?
  • Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça… Creia… Aproprie-se… E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10:10).

Pr. Domingos M. Alves
domingos.a@novaalianca.com