“Páscoa – Jesus Cristo ressuscitou”

Neste mês de Março, e de modo especial neste fim de semana, os cristãos estão celebrando a Páscoa.

Para todo o verdadeiro cristão, discípulo de Jesus Cristo – o Cordeiro pascal (1 Corintios 5:7), a Páscoa é a celebração da libertação, vitória e vida eterna que pela fé há em Cristo Jesus. Celebração da libertação da escravidão e da condenação do pecado (Romanos 6:6,7,23a); celebração da vitória sobre o pecado e da morte eterna (1 Coríntios 15:54,55); e, a celebração da vida eterna (Rm 6:23b; João 3:16, 36)…

A libertação, a vitória e a vida eterna são por meio da fé em Cristo Jesus – Senhor e Salvador, porque Ele morreu na cruz pelos pecados da humanidade (de todos nós), morreu a nossa morte, e RESSUSCITOU dentre os mortos. A ressurreição de Cristo é vital para a fé cristã, pois, como escreveu o apóstolo Paulo: ”… se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm…” (1 Coríntios 15:14). Ou seja, sem a ressurreição dentre os mortos, a morte de Cristo pelos pecados não teria valor, pois a não ressurreição provaria que Jesus Cristo era um enganador, e não Deus que se fez gente (João 1:1,14), que não era o Santo e o Justo que deu Sua vida pelos pecadores, que não era o Senhor e o Cristo – o Salvador (Atos 2:22-24, 36).

Em Romanos 1:4, nós lemos que “mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder,  pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor”. A ressurreição provou, autentificou a divindade de Jesus Cristo… A Sua ressurreição faz com que a fé não seja inútil, pois a fé O tem como objeto, Ele que não tinha pecado, mas “Deus tornou pecado por nós… para que nele nos tornássemos justiça de Deus”(2 Coríntios 5:21).

Jesus Cristo RESSUSCITOU dentre os mortos. ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA!

Lucas, relata em Atos 1:3 que “depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus”.

Nos Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), Atos, 1 Coríntios 15 etc. nós encontramos provas da ressurreição de Jesus Cristo: testemunhas Oculares da Ressurreição; vidas dos discípulos transformadas; o túmulo vazio, mesmo tendo sido selado por Roma, ter sido fechado com uma pedra pesada, e ter sido guardado por soldados romanos; o fracasso dos líderes romanos e judaicos, e de todos que até hoje tentaram desmentirem a ressurreição de Cristo e ou provar que a mesma era, ou é, um mito; a ascenção de Jesus Cristo aos céus… Temos, ainda como testemunhas da ressurreição o poder do Evangelho em continuar salvando e transformando vidas, e a relevância e expansão da Igreja de Jesus Cristo cujas “portas do inferno” não prevalecem contra o avanço dela (Mateus 16:18).

Assim,  celebremos e proclamemos o Cristo que morreu pelos nossos pecados, e o Cristo ressurreto dentre os mortos – “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo” (Romanos 10:9).

Nesta Pácoa, e em todos os momentos da nossa vida, celebremos e proclamemos Jesus Cristo – o Cordeiro pascal (1 Corintios 5:7). Celebremos e proclamemos a libertação, a vitória e a vida que pela fé há em Cristo Jesus…

No Cristo RESSURRETO – Pr. Domingos M. Alves (domingos.a@novaalianca.com)