Natal! Ele (Jesus) salvará o seu povo dos pecados deles…

Nós estamos em Dezembro, e há muito se vive o denominado “espírito natalino”. Para muitos o tal “espírito natalino” representa uma época aonde cresce a prática do bem, a solidariedade, a religiosidade, a busca da paz (na história há casos de nações em guerra, e famílias em conflito, que deram trégua na época de Natal)…

Mas, para quem entende o verdadeiro sentido do Natal, o tal “espírito natalino” deve ser vivido durante todos os dias do ano e não somente numa determinada data!

Em Mateus, capítulo 1 versículos 20b a 23, nós lemos “… O que nela (Mariafoi gerado procede do Espírito SantoEla (Mariadará à luz um filho, e você (Josédeverá  dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel”, que significa “Deus conosco”.

A Bíblia nos revela que todo ser humano tem a natureza pecaminosa, comete pecados, e está morto espiritualmente (separado de Deus), e condenado a eternidade sem Deus (morte eterna)… No texto de Mateus, capítulo 1, Deus nos revela, por intermédio da Sua palavra – a Bíblia, que Jesus Cristo veio ao mundo para ser o Salvador. Ele veio para morrer na cruz pelos pecados da humanidade, e ressuscitar dentre os mortos, “… para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). “Vida eterna” é a vida reconciliada com Deus, por meio do arrependimento dos pecados e da fé em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador… “Vida eterna” é a vida “aqui e agora” com o propósito, a satisfação e a realização em Cristo Jesus… “Vida eterna” é a vida com a esperança da comunhão eterna com Deus nos céus, após a nossa “partida” (morte) deste mundo…

Em Jesus Cristo, diferentemente da mera religiosidade, o “espírito natalino” não está relacionado a uma data, a práticas  e rituais religiosos e eventos pontuais centralizados no ser humano, e ou naquilo que o ser humano tenta fazer para agradar, e ou se aproximar de Deus… Para todo aquele que verdadeiramente é discípulo de Jesus Cristo, que Nele crê, que O segue com plena convicção de que foi aceito gratuitamente pela iniciativa graciosa e amorosa de Deus, o viver “amando a Deus e ao próximo” é fruto de um estilo de vida no poder do Espírito Santo,  centralizado em Jesus, e fruto do relacionamento pessoal com Ele.

Somente em Jesus Cristo, e não no “Papai Natal” e ou nos presentes e ou nos “comes e bebes, nós podemos  compreender e viver  o verdadeiro sentido do Natal.

Natal deve ser oportunidade para celebrarmos o maior evento da história da humanidade – “Deus conosco”.

Natal deve ser oportunidade para celebrarmos o maior presente para a humanidade – “a salvação e o perdão dos pecados, a vida eterna em Cristo Jesus”.

Natal deve ser oportunidade para relembrarmos e renovarmos o comprometimento de que quem está “em” Cristo, “por” e “para” Cristo deve viver  cada dia do ano de modo agradável a Deus em todas as áreas e circunstâncias e relacionamentos, e em todo tempo testemunhar e glorificar o Seu Nome.

Em Cristo, vivamos o verdadeiro sentido do Natal – a celebração da vida eterna!