As águas me sobem até a alma

Os “Encontros de Oração” às quartas-feiras são para mim um dos momentos mais preciosos na vida e comunhão em igreja, família de Deus. Em nossa (minha e dos demais participantes) jornada espiritual, cada quarta refletindo nos Salmos e orando, a nossa  fé e confiança tem se fortalecido no Senhor.

Na quarta passada (05 de Set.), refletimos no Salmo 69… Um Salmo que reflete momentos de angústia de Davi, clamando: “Salva-me, ó Deus, porque as águas me sobem até a alma” (v. 1).  No v. 15 lemos: “Não me arraste as correntes das águas…”.

“Águas” representam problemas, tribulações, dificuldades, lutas…  “Águas” podem ser crises relacionais, desemprego, questões econômicas, problemas de saúde… Hoje (quando reescrevo esta devocional), 11 de Setembro, o povo americano relembra com tristeza o ataque terrorista contra as torres do World Trade Center, e os milhares de mortos… Uma da muitas “águas” do povo americano, e que “respingou, e ainda respinga” na América do Norte, e em muitos outros povos e nações!

As “águas” de Davi eram os seus inimigos…

Quais são as suas “águas”?

Todos nós, de um modo ou de outro, em algum momento da nossa vida passamos pelas “águas”, e ou convivemos com pessoas que estão passando pelas “águas”…  As “águas”, por vezes, parecem ser tão profundas e ou tão violentas, que parecem que vão nos submergir, nos afundar! E, nesses momentos podem surgir a angústia, o desespero, o grito por socorro.

Mas, assim como ocorreu com Davi, mesmo em meio ao clamor (v. 3), choro (v. 10), tribulação (v. 17), amargura e aflição (v. 29), nós, também,  podemos expressar fé e confiança,  louvor e ações de graças a Deus (vv. 13, 30, 34).

Em Isaías 43:2 Deus prometeu ao povo de Israel: “Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão…”. Assim como Ele prometeu a Israel, e aos seus servos no passado,  hoje, também, todo o verdadeiro discípulo de Jesus Cristo pode confiar na presença de Deus em meio as “águas”, e na vitória que Ele concede.

Deus não nos promete ausência de “águas” (Jo 16:33), sim Sua presença conosco,  Seu livramento e vitória (Jo 16:33; Hb 13:5b, 6; Mt 28:20b; Mt 11:28-30).

Se você está em meio as “águas” clame ao Senhor, e aguarde Dele o consolo, a força, a esperança e a vitória. Se você convive com alguém que está em meio as “águas”, ore por ele (a), no Espírito Santo seja solidário em suas lutas e dores, e compartilhe o consolo e a esperança provenientes da Bíblia – palavra de Deus ( Rm 15:4, 13).

A Ele, pelo que é e faz, toda honra e glória, agora e para todo sempre. Amém.

No amor de Cristo – Pr. Domingos Alves