“Ano novo, nova vida e vida nova?”

Findou 2011, e se iniciou ano 2012!

Em cada mudança de ano, muito mais nas mudança dos séculos e milênios, existe no ar toda uma expectativa do que o novo ano trará de novo para a humanidade, para a vida de cada país, de cada pessoa.

Nestes momentos, num contexto de misticismo e superstições, surgem as previsões astrológicas, as simpatias, os sonhos, as esperanças, as metas traçadas etc., como se o surgir de um novo ano trouxesse consigo a obrigatoriedade de algo novo, de uma nova vida e uma vida nova…

Assim, melhor sorte no amor, mais saúde, sucesso profissional, mais dinheiro, um mundo melhor (o que significa?), e mais paz, são algumas coisas que estarão nas previsões para o novo ano, e que muitas pessoas estarão torcendo que se realize em 2012.

Mas, para decepção de muitos a simples mudança do calendário não representará uma nova vida e vida nova… Pois, os conflitos familiares, as decepções no amor e nos relacionamentos, as dívidas e os salários insuficientes e ou mal geridos, as enfermidades, os problemas políticos e econômicos e sociais, assim como muitos outros, continuarão fazendo parte da agenda do dia a dia.

Ou seja, por mais místicos e  supersticiosos e otimistas que as pessoas possam ser, a simples mudança anual de uma folha do calendário não significa como num “passe de mágica” o fim dos velhos problemas, e o surgir de uma nova vida e vida nova.

Sim, celebre-se o novo ano como uma dádiva divina… Agradeça-se a Deus pelas bênçãos de 2011, entre elas a própria vida, e melhor ainda quando há a certeza da vida eterna  pela fé em Cristo Jesus como único e suficiente Salvador… Tenhamos sim esperanças de dias melhores para todos… Mas, uma nova vida e vida nova não surgem pela mudança de uma data no calendário anual, sim pela mudança de vida que há em Cristo Jesus – Senhor e Salvador. A mudança de vida que é fruto de um “novo coração”, de um “novo poder” e de uma “nova cosmovisão e perspectiva” de vida que provenientes do Reino de Deus.

Em 2 Coríntios 5 o apóstolo Paulo escreveu:

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram novas! Tudo  isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação”
2 Coríntios 5:17-18

Jesus Cristo ao falar com o religioso Nicodemos deixou claro que era necessário “nascer de novo” para entrar no Reino dos céus, e esse nascimento vem do “alto”, é obra do Espírito Santo convencendo o indivíduo do pecado e da justiça e do juízo, e conduzindo-o ao arrependido dos pecados e fé em Jesus como único e suficiente Salvador.

Que a mudança de ano traga sim uma preciosa oportunidade para uma reflexão sincera e profunda sobre a situação do nosso relacionamento com Deus, e que tal reflexão desemboque na decisão do viver sério com Deus para aí sim, experimentarmos uma vida nova e uma nova vida. Vida essa que tem a qualidade dos céus, que tem como foco o agradar a Deus em todas as coisas e situações, que tem a alegria e a justiça e a paz do Espírito, a esperança da eternidade nos céus, e a glória de Cristo como o fim maior.

A todos um “Feliz 2012” em Cristo.