A Ele seja a glória

Pr Domingos M. Alves
A Ele seja a glória 
25/03/2013

Áudio Indisponível

20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, 21 A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.

Efésios 3:20-21

Neste mês de Março estamos celebrando o 20º. Aniversário da igreja

Sob o tema “Igreja local – de Deus, por Deus e para glória de Deus” (Romanos 11:36), durante 3 domingos tivemos celebrações especiais.

Hoje, 25/03, encerramos, focando Ef 3:21: “… A Ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações…”.

Introdução

Hoje, assim como no domingo passado, nós vamos refletir num texto da carta do apóstolo Paulo a igreja em Eféso.

Na carta aos Efésios o apóstolo Paulo nos convida a ser povo de Deus, e nos exorta ter o estilo de vida digno do cristianismo autêntico.

Hoje, vivendo numa cultura fragmentada, narcisista, individualista e fútil… Temos que nos perceber como povo de Deus, povo da aliança. (Ricardo Barbosa, IBM, SP, 15/09/10).

Segundo o Dr. John Stott, a carta aos Efésios (que estaremos estudando em nossa igreja, numa série de mensagens a partir de Junho) “é um resumo, muito bem elaborado, das boas novas do cristianismo e de suas implicações” (Stott, p.1).

Na carta aos Efésios o apóstolo no ensina que “… Somos cidadãos de dois reinos. Nossa tendência é ou seguir a Cristo e retirar-nos do mundo, ou ficar preocupados com o mundo e esquecer que também estamos em Cristo” (Stott, p. 7).

Na mensagem de hoje nosso texto central é Ef 3:20,21

“Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para o todo sempre! Amém!”
Efésios 3:20-21

Na parte da manhã focaremos “A Ele seja a glória…”, e a noite “Glória, por todas as gerações”.

I. Doxologia

Efésios 3:20,21 é um doxologia…

A doxologia (grego δόξα [doxa] “glória” + -λογία [-logia], “palavra”). Uma expressão de louvor e glorificação, atribuindo honra e glória para alguém.

“A doxologia é claramente o clímax da primeira parte de Efésios, que pode ser considerado como o clímax de toda a carta, que sobe a um pico espiritual neste momento e, em seguida, concentra-se na conduta cristã”
Wood

“… Doutrina (que é a primeira parte da carta) leva a doxologia, bem como ao dever.”
Stott

II. Deus é poderoso.

Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós…”

Em Efésios 3 Paulo fala da revelação do mistério de Cristo, judeus e gentios (não judeus) unidos em Cristo, sendo membros da família de Deus… Dois grupos antes irreconciliáveis, agora unidos em pela fé em Cristo Jesus – Senhor e Salvador.

“A base para a confiança de Paulo de que Deus é capaz de fazer muito além do que ele tinha orado por ou podia imaginar foi Deus trazendo judeus e gentios juntos em um só corpo. Com a provisão de Deus de amor, os dois grupos poderiam funcionar harmoniosamente juntos na igreja”
Dr. Constable’s Notes on Ephesians, 2012

III. A Ele seja a glória.

“… A ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para o todo sempre! Amém!”

No contexto de Efésios 3 a glória viria a Deus na igreja por unir em Cristo dois grupos, judeus e gentios, grupos antes irreconciliáveis…

  • O que é a glória de Deus?

Glória de Deus é a revelação do Seu caráter e presença.

“E a glória do Deus de Israel levantou-se de cima do querubim, onde havia estado e se moveupara a entrada do templo…”
Ezequiel 9:3-4

Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”
João 1:14

A glória é a revelação da presença de Deus…

“Então disse Moisés: “Peço-te que me mostres a tua glória”. E Deus respondeu: “Diante de você farei passar toda a minha bondade, e diante de você proclamarei o meu nome: o SenhorTerei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia, e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”
Êxodo 33:18-19

“Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade
João 1:14

Nele temos a redenção por meio de seu sangueo perdão dos pecados… E nos revelou o mistério da sua vontade… Nele também fomos escolhidos, tendo sido predestinados… a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória
Efésios 1:7-12

A glória é a revelação do caráter de Deus… Sua santidade, justiça, amor…

  • Como nós refletimos a glória de Deus?

Ao olharmos para a vida e ministério de Jesus Cristo nós encontramos a resposta sobre “como” refletirmos a glória de Deus.

Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer
João 17:4

“E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, Segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é Espírito”
2 Coríntios 3:18

Quanto mais conhecemos Cristo, mais refletimos a glória de Deus.

  • A Igreja reflete a glória de Deus pela sujeição a Ele (João 17:4)

Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer
João 17:4

Jesus Cristo voluntariamente se sujeitou ao Pai, e se doou para morrer nas cruz pelos nossos pecados e ressuscitar dentre os mortos, sendo o Senhor e Salvador (Atos 2:36João 17:241 Coríntios 15:241 Coríntios 15:28Filipenses 2:5-11).

Assim como Jesus Cristo nós glorificamos a Deus quando completamos a obra que Ele nos confiou para fazer. Quando vivemos para o louvor da Sua glória (essa é a nossa boa obra) – “Nele temos a redenção por meio de seu sangueo perdão dos pecados… E nos revelou o mistério da sua vontade… Nele também fomos escolhidos, tendo sido predestinados… a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória” (Efésios 1:7-12).

Nós, discípulos de Jesus Cristo, não temos a missão de morrer na cruz pelos pecados da humanidade, mas no Espírito Santo sermos testemunhas e anunciarmos Jesus, fazendo discípulos de todas as nações: “indo, batizando, e ensinando a obedecer todas as coisas que Jesus ordenou” (Mateus 28:18-20), vivendo e agindo para Sua glória.

Nós (Igreja) refletimos a glória de Deus quando vivemos em sujeição ao Seu propósito para as nossas vidas…

O propósito, a missão da nossa igreja é Glorificar a Deus, reconciliando e aperfeiçoando vidas em Cristo.

  • A Igreja reflete a glória de Deus por meio do seu estilo de vida

Na carta aos Efésios o apóstolo no ensina que “… Somos cidadãos de dois reinos (Reino de Deus, e do Brasil). Nossa tendência é ou seguir a Cristo e retirar-nos do mundo, ou ficar preocupados com o mundo e esquecer que também estamos em Cristo” (Stott, p. 7).

Um estilo de vida que manifesta no mundo a presença e o caráter de Deus – santidade, justice, amor…

“Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, Segundo Cristo Jesus, para que, concordes e a uma voz, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”
Romanos 15:5-6

“Pelo que também rogamos por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra todo o desejo da sua bondade, e a obra da fé com poder. Rogamos para que o nome de nosso Senhor Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo”
2 Tessalonicenses 1:11-12

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”
Mateus 5:16

“Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”
1 Coríntios 10:31

“Quer…” – “A atividade é ilimitada, o propósito é o mesmo”
Swindoll

A igreja (nós) glorifica a Deus por meio do seu estilo de vida…

Para Glorificar a Deus temos que ter um estilo de vida – “significa engrandecer, exaltar ou elevar o Senhor nosso Deus ao mesmo tempo em que nos humilhamos, e acatar a sua sabedoria, a sua autoridade” (Swindoll).

Conclusão

Aperte o play ou faça o download.

Há alguns anos fui convidado para dar uma palestra num congresso estadual da ACM – Associação Cristã de Moços, que ocorreu na ACM de Osasco, SP. Na ocasião relembrei aos congressistas a visão inicial da ACM, e como ela foi se perdendo ao longo das gerações…

Aqueles que nasceram na mesma época se constitui uma geração… Durante muitas décadas, definiu-se geração como sendo aquela que sucedeu a seus pais… Antigamente se calculava uma geração em 40 anos, depois 25, agora…

“Genea”, “geração”, “família”, “clã”, “raça”, “era”. “Genea” – a história é a obra de Deus que se estende de geração em geração… O significado da palavra no Novo Testamento deriva da idéia da sequencia histórica… (Mateus 1:17)… O futuro interminável se expressa por “eis geneas kai geneas”, “para gerações e gerações” (Lucas 1:48-50Efésios 3:21).

“… A ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesuspor todas as gerações, para o todo sempre! Amém!”
Efésios 3:20-21

“Pois dele, por ele, e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre amém
Romanos 11:36

Glorificar a Deus “significa engrandecer, exaltar ou elevar o Senhor nosso Deus ao mesmo tempo em que nos humilhamos, e acatar a sua sabedoria, a sua autoridade” (Swindoll).

Para isso ocorra de geração em geração temos que…

Três sugestões (Swindoll):

  1. Cultivar o hábito de incluir o Senhor em cada area da nossa vida.
    Encontrar-se com Ele frequentemente a sós… Tempo para conhecê-Lo mais e mais, descobrir áreas que ainda estão sob o nosso controle, e nos rendermos totalmente a Ele.
  2. Recusar-se a esperar ou aceitar qualquer glória que pertença a Deus.
    Admitir abertamente sua luta com o orgulho, e sempre procurar dar a Deus todo o crédito…
  3. Manter com Deus um relacionamento prioritário mais importante do que qualquer outro na terra.
    Perguntar sempre: Isto trará glória a Deus ou a mim? Deus deve ter sempre a prioridade…

“Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!”
Efésios 3:20-21

Prossigamos com a convicção de que Deus nos capacita a vivermos para Sua glória, por todas as gerações, para todo o sempre.