A Bíblia, o guia Perfeito

Pr Domingos M. Alves
A Bíblia, o guia perfeito  - 2 Tm 3:14-17 

Áudio Indisponível

A Bíblia é a palavra de Deus, se origina em Deus, e tem como propósito de no Espírito nos conduzir ao viver para e segundo Jesus Cristo, com plena satisfação Nele e para glória de Deus em nós e por nós.

Introdução

Nós, IB Nova Aliança, temos a Crença “Na Bíblia, palavra de Deus… norma de fé e prática”. Visão de sermos uma “Igreja bíblica…”. A Missão de “… aperfeiçoando vidas…”. O Valor do “Ensino e da proclamação bíblica…”. O desafio 5Ccs de “Crescer no conhecimento e no caráter…”.

O ministério de João Batista (Marcos 1:1-5), Jesus Cristo (Lucas 4:38-44), de Paulo (Atos 17:38; cf. Atos 17:27) etc. nos norteiam quanto ao que deve ser o foco do ministério da igreja – proclamar e ensinar a mensagem do Reino de Deus… E, isso focamos na Celebração Coletiva, nos Grupos Pequenos, no Centro Capacitação Bíblica, no Ministério Infantil etc.

Devemos criar o saudável hábito de diariamente orarmos, lermos a Bíblia, e sob a iluminação e capacitação do Espírito Santo compreendermos, aplicarmos e comunicarmos uns aos outros o que Deus tem nos ensinado por meio da Sua palavra.

Você compreende isto? Se alinha com isto?

14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, 15 E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

2 Timóteo 3:14-17

  • A carta de Paulo a Timóteo, “filho na fé”…
  • v. 14 – “Quanto a você, porém…” .
  • Na carta de Paulo a Timóteo podemos aprender como analisar o que temos vivido, e a projetar um futuro de bom êxito – para nós, família, igreja…
  • v. 14 – “Quanto a você, porém…” (Timóteo) – diferentemente dos homens “perversos e impostores” (2 Timóteo 2:13).
  • v. 14 – “… Permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção…” – O verdadeiro discípulo de Jesus Cristo permanece na verdade, João 8:31-32, não fica atrás de modismos, heresias…
  • Num mundo de tantos modismos, de heresias, distorções da verdade, relativismos etc. um dos grandes desafios do verdadeiro discípulo de Jesus Cristo é o de permanecer na palavra de Deus.
  • v. 14 – “… Pois você sabe de quem o aprendeu”- avó Loide, e sua mãe Eunice, 2 Timóteo 1:52 Timóteo 3:15; e, de Paulo, apóstolo (confiança em Paulo e sua autoridade apostólica), 2 Timóteo 1:22 Timóteo 1:132 Timóteo 1:142 Timóteo 2:22 Timóteo 3:10.
  • Educação dos filhos é responsabilidade primeira dos pais… O exemplo de Loide e Eunice, encoraja as mães que educam seus filhos, sem o auxílio dos pais… O exemplo de D. Elza (já na presença do Senhor), Campinas, e os filhos que levam Deus a sério por causa da vida, do testemunho da mãe, de uma vida de temor a Deus.
  • Você sabe de quem aprendeu? Com quem você tem aprendido, ou a quem você tem ensinado?
  • v. 15 – “Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras…” – Antigo Testamento que “apontava” para o Messias, Lucas 24:25-27Lucas 24:44-47Atos 26:22-23.
  • v. 15 – “… Que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus”- as Escrituras são um “manual de salvação” (Stott). Elas testificam sobre fatos da salvação, vida eterna por meio da fé em Jesus Cristo.

“A Escritura contém o guia perfeito de uma vida boa e feliz”
João Calvino

A Bíblia é a palavra de Deus, se origina em Deus, e tem como propósito de no Espírito nos conduzir ao viver para e segundo Jesus Cristo, com plena satisfação Nele e para glória de Deus em nós e por nós.

I. Sua origem

“Toda Escritura é inspirada por Deus…”, v. 16; 2 Pe 1:19-21; 1 Co 2:13.

A Escritura (Velho e Novo Testamento) é “soprada por Deus”.

A Escritura se “originou na mente de Deus e foi comunicada pela boca de Deus, pelo sopro de Deus, ou pelo seu Espírito. Ela é, pois, no verdadeiro termo, “a palavra de Deus”, porque Deus a falou” (Stott).

II. Seu propósito

“… Útil…”, v. 16:

  • Ensino – doutrina: ensinar a fé; conduta: orientar a vida do ser humano e ensinar a viver;
  • Repreensão – doutrina: refutar o erro, a falsa doutrina; conduta: repreender o pecado (a intenção e a ação que não agrada a Deus);
  • Correção – doutrina: convencer sobre o pecado; conduta: colocar de volta no caminho divino;
  • Instrução na justiça -  doutrina: educar na verdade; conduta: desenvolvimento de hábitos, comportamentos construtivos.

v. 17 “Para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”

O “homem de Deus”, todo o verdadeiro cristão, e de modo especial o que exerce liderança, seja sadio na doutrina, viva segundo o propósito divino e saiba enfrentar corretamente (segunda a palavra de Deus) as suas responsabilidade, em todas as áreas e momentos da vida.

A luz da verdade bíblica…

  • Como temos vivido?
  • O que projetamos para o futuro?

Conclusão:

  1. A salvação eterna vem pelo conhecimento e aceitação da Bíblia – palavra de Deus, At 2:36,41; Rm 10:12-17; 1 Pe 1:24,25.
  2. O desenvolvimento espiritual vem pelo conhecimento e prática da Bíblia – palavra de Deus, 1 Pe 2:1-3; 1:22; Jo 17:17; Hb 5:11-14;
  3. O viver com sabedoria, satisfação e bom êxito é resultado do conhecer, compreender e aplicar a Bíblia – palavra de Deus, Sl 1; Pv 1:7; Ec 12:13; Mt 7:24-29; Tg 1:22-25.
  4. “Medite, dia e noite, na palavra de Deus”  Sl 1 – ore, leia, compreenda, pratique, guarde na mente, comunique (a quem você tem comunicado a palavra de Deus?).

Dois exemplos:

Como o soltar das águas é o início da contenda, assim, antes que sejas envolvido afasta-te da questão.

Provérbios 17:14

Honroso é para o homem desviar-se de questões, mas todo tolo é intrometido.

Provérbios 20:3

Ore, leia, compreenda, pratique, guarde na mente, comunique…

Filipenses 4:6

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Mateus 6:34

Ore, leia, compreenda, pratique, guarde na mente, comunique…

A Bíblia é a palavra de Deus, se origina em Deus, e tem como propósito de no Espírito nos conduzir ao viver para e segundo Jesus Cristo, com plena satisfação Nele e para glória de Deus em nós e por nós.