Relacionamentos, e o maior desafio

Relacionamentos, e o maior desafio

Mateus 5.48

Mensagem: O cristão autêntico tem como imperativo a construção de relacionamentos sadios e construtivos, tendo como padrão e fundamento a lei de Deus, revelada em Jesus Cristo e na sua palavra.

ESBOÇO:

INTRODUÇÃO

A. Recordando

Na 1a. Mensagem (05.05.2019), dessa série nós iniciamos em Mt 5.17-20, refletindo sobre a Lei de Deus e suas implicações na vida do cristão - discípulo de Jesus Cristo. Na ocasião vimos que: I. A Lei e os Profetas revelam o caráter  e a “instrução de Deus”; II. A palavra de Deus é  imutável; III. O cidadão do reino cumpre a palavra de Deus.

Fomos desafiados a ter uma justiça que exceda em muito a dos escribas e fariseus…

5.20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus. 

Na 2a.Mensagem (12.05.19), em Mt 5.21,22,27,31,33,38,43, refletimos os Relacionamentos - "E, o porém de Jesus…"  Mt 5.22,28,34,39,44.

Vimos que Jesus Cristo não estava se contrapondo a Lei de Deus, e sim aos escribas e fariseus, que tentavam diminuir o desafio da lei;  “relaxar" (v. 19) os mandamentos de Deus; dar jeitinhos para tornar as leis de Deus   mais manejáveis e menos rigorosas. 

Nas 6 mensagens seguintes, refletimos sobre como as implicações da palavra de Deus, para as nossas vidas e diversas áreas relacionais. Sempre sendo alertados do perigos - sobre a nossa vida, moral e ética, relacional, …, - advindos da má influência religiosa dos “escribas e fariseus”, da ética situacional, da nova moralidade, do pós-modernismo…  

Hoje, "concluímos" esta série. 

8a. Mensagem (28/07), Relacionamentos e o amor indiscriminado, Mt 5.43-47.

B. Hoje, 04/08 - Relacionamentos, e o maior desafio, Mt 5.48

5.48 Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.

“Portanto" - o quê?  O que Jesus Cristo conclui neste texto?

 I. Há o imperativo celestial

5.48a Portanto, sede vós perfeitos…

Sede vós… - na língua portuguesa, modo imperativo afirmativo…

Perfeitos, 'teleios' - maduros; santos; completos envolvendo, entre outros, o pensar e o caráter moral…

No verdadeiro cristianismo, o viver e o se relacionar de acordo com a vontade, a palavra de Deus, revelada no ensino dos profetas, dos apóstolos,  e de Jesus Cristo, não é uma questão de opção, de escolha, mas de obediência. 

1 Pe 1.14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; 15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. 

1 Jo 2.4 Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. 5 Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: 6 aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou

E como Jesus Cristo, andou?

Mt 5.15 Não penses que vim revogar a Lei ou Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir

Mt 7.28 Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina; 29 porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas. 

Há o imperativo celestial - 5.48a Portanto, sede vós perfeitos… 

II. Há o padrão celestial

5.48 Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.

O padrão é o Pai celeste, Deus Pai. 

1 Jo 5.11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. 12 Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.13 Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus. 

Temos na vida cristã o mais alto padrão ético e moral -  a absoluta santidade de Deus. O Deus único e verdadeiro que não baixa, não acomoda o seu padrão aos padrões humanos. 

1 Pe 1.14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; 15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo

1 Jo 3.1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. 2 Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. 3 E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro

Quando pensamentos em relacionamentos, ou em qualquer outra área da nosso ser e fazer e ter, tenham sempre em mente de que há um imperativo e um padrão celestial que deve nos impulsionar e direcionar. 

Há o padrão celestial

5.48 … Sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste

Conclusão

Verdadeiros cristãos, no poder do Espírito Santo, perseguem o viver segundo a mente e o caráter de Jesus Cristo. O viver em santidade, justiça, piedade em Jesus Cristo.

Por isso, têm ciência e o comprometimento, de que:

- a adoração agradável a Deus, demanda o trato dos conflitos relacionais, 5.21-26;

- a pureza moral,  inclui tanto as intenções do coração,  como as ações, 5.27-30;

- desde o princípio o plano de Deus é o casamento "até que a morte separe", e de que o divórcio surgiu na contramão desse plano, 5.31-32;

- devem ser pessoas da verdade, sendo fiéis aos compromissos assumidos, Mt 5.33-37;

- a justa retribuição ao mal, pertence a Deus e as autoridade por Ele delegadas, Mt 5.38-42;

- o amor cristão não é seletivo, discriminatório, e o cristão deve retribuir o mal com o bem, e ajudar o próximo segundo as oportunidades e os recursos dados por Deus, Mt 5.43-47. 

No Espírito Santo, no processo da construção  de relacionamentos sadios e construtivos, devemos ter cuidado com as influências: religiosas dos “escribas e fariseus” do nossos dias; da ética situacional, da nova moralidade, do pós-modernismo… 

O cristão autêntico tem como imperativo a construção de relacionamentos sadios e construtivos, tendo como padrão e fundamento a lei de Deus, revelada em Jesus Cristo e na sua palavra. 

Há o imperativo e o padrão celestial

5.48 … Sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste

Bibliografia

MacArthur, Jhon. Biblia de Estudo MacArthur. Barueri, SP: Sociedade Biblica do Brasil, 2010.

Pentecost, J. Dwight. O Sermão da Montanha - Introspecções hodiernas para um estilo de vida cristão. Belo Horizonte: Editora Betânia, MG 1984.

Lloyd-Jones, Martyn. Estudos no Sermão do Monte. São Paulo, SP: Editora Fiel, 1984.

Stott, Jhon. Contracultura Cristã - A mensagem do Sermão do Monte. São Paulo: ABU Editora, 1981.

Wesley, John. O Sermão do Monte. São Paulo, SP: Editora Vida, 2012.

Wiersbe, W. Warren. Novo Testamento 1 - Comentário Bíblico Expositivo. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2014.

Notas:

Palavras gregas, pesquisa, no e-Sword, Bible Study - RA Strong’s; RIENECKER, Fritz e ROGERS, Cleon. “Chave lingüística do Novo Testamento grego”, São Paulo, SP: Vida Nova, 1985.

 Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O que  Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)? 

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

 

Pr. Domingos Mendes Alves

Domingos M. Alves