Relacionamentos e a pureza sexual

Relacionamentos e a pureza sexual

Mateus 5.27 a 30 

Mensagem: O cristão autêntico tem como imperativo a construção de relacionamentos sadios e construtivos, tendo como padrão e fundamento a lei de Deus, revelada em Jesus Cristo e na sua palavra. 

ESBOÇO

INTRODUÇÃO

A. Recordando

Domingo, 26/05…

Lidando sabiamente com a ira, Mt 5.21 a 26 

Ouvistes que foi dito aos antigosEu, porém vos digo

O que Jesus Cristo estava contrapondo aos escribas e fariseus?

Jesus estava corrigindo o que eles “ouviram”- a compreensão rabínica da lei, não contradizendo a lei, e nem a  autoridade da mesma. 

B. Mensagem de hoje, 02/06 - Relacionamentos e a pureza sexual, Mt 5.27 a 30 

5.27 Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. 28 Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela. 29 Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. 30 E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno. 

 O que Jesus Cristo nos ensina neste texto?  

I. A intenção imoral já é violação do mandamento de Deus,  5.27,28 

Para os escribas e fariseus este mandamento só era violado quando …

5.27 Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. 

Jesus amplia a extensão, a compreensão da lei e inclui na proibição divina - o olhar, a intenção impura…

28 Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela. 

Não é o simples “olhar”, é o olhar com intenção impura…

Não só o adultério (a infidelidade conjugal), mas, todo tipo de pornografia, relação sexual ilícita, …, desagrada a Deus, é pecado. 

1 Ts 4.3 Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição. 

A relação sexual, com fins de procriação e/ou desfrute do casal (macho e fêmea, homem e mulher), tem a benção divina somente no contexto do casamento.

Hb 13.4 Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros. 

II. Trate seriamente com o pecado da imoralidade, 5.29,30

5.29 Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. 30 E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno. 

Jesus usa uma figura de linguagem - hipérbole, para ensinar que a dor pela culpa do pecado e a eternidade sem Deus, é maior do que a dor física… 

Se o teu olho o faz pecar, não olhe; se o teu pé o faz pecar, não vá; e se a sua mão o faz pecar, não faça (Stott, p. 85)

Rm 6.11 Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; 13 nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça. 

Conclusão 

Neste série de mensagens, nós temos visto que

Numa abordagem mais moderna a Lei de Deus é vista como autoritária e absoluta; que, a avaliação do certo e do errado, da conduta correta, deve levar em conta a circunstância, e o amor  que se adapta a qualquer situação!!! 

Mas

O cristão autêntico tem como imperativo a construção de relacionamentos sadios e construtivos, tendo como padrão e fundamento a lei de Deus, revelada em Jesus Cristo e na sua palavra. 

A vida cristã autêntica expressa-se em três dimensões:

a) relacionamento significativo e alegre com Deus Pai, por meio da fé em Jesus Cristo, e sob a dependência do Espírito Santo;  b) devoção íntima, humildade, sincera e obediente a Deus;  c) amor ao próximo. 

Assim

No desenvolvimento, no Espírito Santo,  de relacionamentos sadios e construtivos, devemos ter cuidado com as influências: religiosas dos “escribas e fariseus” do nossos dias; da ética situacional, da nova moralidade, do pós-modernismo… 

Exemplo da má influência religiosa dos “escribas e fariseus”, da ética situacional, da nova moralidade, do pós-modernismo… sobre os cristãos em geral

No caso de Mateus 5.27-30 

quadro_pureza_moral.png

Cuide do seu coração…. Pv 4.20

Mt 15.19 Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. 20a São estas as coisas que contaminam o homem… 

A exemplo de Jó,  persiga uma vida integra…

Jó 31.1 Fiz aliança com meus olhos; como, pois, os fixaria eu numa donzela? […] 7 se os meus passos se desviaram do caminho, e se o meu coração segue os meus olhos, e se às minhas mãos se apegou qualquer mancha, […]  9 Se o meu coração se deixou seduzir por causa de mulher, se andei à espreita à porta do meu próximo. 

Na dependência do Espírito Santo, em constante vigilância e oração, “ande como Jesus Cristo andou” … 

1 Jo 2.4 Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. 5 Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: 6 aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou. 

E, um dos resultados do viver sério com Deus, e o próximo, é “amar a vida e ver dias felizes”

1 Pe 3.10 Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; 11 aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. 12 Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males. 

O cristão autêntico tem como imperativo a construção de relacionamentos sadios e construtivos, tendo como padrão e fundamento a lei de Deus, revelada em Jesus Cristo e na sua palavra. 

Bibliografia

MacArthur, Jhon. Biblia de Estudo MacArthur. Barueri, SP: Sociedade Biblica do Brasil, 2010.

Pentecost, J. Dwight. O Sermão da Montanha - Introspecções hodiernas para um estilo de vida cristão. Belo Horizonte: Editora Betânia, MG 1984.

Lloyd-Jones, Martyn. Estudos no Sermão do Monte. São Paulo, SP: Editora Fiel, 1984.

Stott, Jhon. Contracultura Cristã - A mensagem do Sermão do Monte. São Paulo: ABU Editora, 1981.

Wesley, John. O Sermão do Monte. São Paulo, SP: Editora Vida, 2012.

Wiersbe, W. Warren. Novo Testamento 1 - Comentário Bíblico Expositivo. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2014.

Notas:

Palavras gregas, pesquisa, no e-Sword, Bible Study - RA Strong’s; RIENECKER, Fritz e ROGERS, Cleon. “Chave lingüística do Novo Testamento grego”, São Paulo, SP: Vida Nova, 1985. 

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O que  Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)? 

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

 

Pr. Domingos Mendes Alves

Domingos M. Alves