Mulher - valor, posição, papel...

MENSAGEM: A mulher, sexo feminino, desfruta diante de Deus, o Criador, do mesmo valor e dos privilégios espirituais que o homem, sexo masculino, mas com responsabilidades diferentes

INTRODUÇÃO

A. Recordando

Como temos estudado nesta série em 1 Coríntios, a Igreja em Corinto tinha uma série de dúvidas e problemas, na área doutrinária e relacional e comportamental, e o apóstolo Paulo está tratando destas questões…

No domingo, 27.01.2019, nesta série de mensagens em 1 Coríntios, nós refletimos sobre “Advertência divinas”, 1 Co 10.1-11.1. Vimos que: Conhecimento bíblico, experiências espirituais e bons começos na vida cristã não garantem sucesso espiritual - um final feliz, de um viver que nos edifica, edifica  a igreja de Deus,  O agrada e glorifica.

B. Mulher - valor, posição, papel…

No decorrer da história o ser humano tem lidado com sérios problemas sobre o valor, posição e papel da mulher no lar, família, igreja, sociedade, trabalho, política, cultura…

Neste cenário nós lidamos com com questões como machismo, femismo, feminismo..

"Machismo e femismo são exatamente a mesma coisa, apenas mudando a defesa de lado, de gêneros. São sistemas que pregam superioridade frente ao outro gênero e excluem a possibilidade de igualdade e respeito…”.- https://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/30596-feminismo-nao-e-o-contrario-do-machismo

Feminismo - doutrina que preconiza o aprimoramento e a ampliação do papel e dos direitos da mulher na sociedade… Teoria que sustenta a igualdade política, social e econômica de ambos os sexos… (Dicionário Houaiss da língua portuguesa).

Falando em feminismo, não podemos deixar de citar uma das grandes percursoras deste movimento - Betty Friedan, americana, psicóloga e escritora,morreu aos 85 anos, aos 04 de Fevereiro de 2006…

Na década de 60 ela publicou o livro “A Mística Feminina”…  

“… Livro, publicado em 1963 - The Feminine Mystique. Nele, ela disseca os papéis da mulher na sociedade industrial, e particularmente no âmbito das "domésticas de tempo integral”.O livro tornou-se um best seller, e foi o impulso para a segunda onda de feminismo, elevando o movimento feminino para um patamar inacreditável.”” - https://www.recantodasletras.com.br/artigos/113884

Por falar em direitos, liberdade da mulher…

Em Corinto estava havendo um abuso da liberdade com relação a posição e o papel da mulher na comunidade cristã.

11.2 De fato, eu vos louvo porque, em tudo, vos lembrais de mim e retendes as tradições assim como vo-las entreguei.

Paulo os louva porque eles estavam se lembrando do que ele os havia ensinado, das tradições que haviam sido transmitidas… ‘Tradições' (paradosis)- aqui referindo-se a palavra de Deus,  a tradição apostólica, e não as tradições humanas…

2 Ts 2.15 Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.

Para o verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, o mandamento, as tradições, os ensinamentos da palavra de Deus, têm autoridade  sobre os ensinamentos, as tradições humanas (cf. At 2.42; Mt 15.3; Cl 2.6-9).

Alguns líderes e autores, em nome do cristianismo, têm ido  tão longe a ponto de ensinar princípios que tentam redefinir ou mesmo alterar verdades bíblicas para acomodá-las aos padrões do pensamento contemporâneo do mundo (MacArthur, Série de Estudos Bíblicos, 1 Coríntios, Editora Cultura Cristã, 2011, p. 55).

Como cristãos não podemos nos submeter a tradição do 'machismo', nem do 'femismo', e nem do 'feminismo', mas da palavra de Deus (cf. Jo 8.31,32; At 2.24; Ef 2.20).

A mulher, sexo feminino, desfruta diante de Deus, o Criador, do mesmo valor e dos privilégios espirituais que o homem, sexo masculino, mas com responsabilidades diferentes.

Analisemos o que a Bíblia nos ensina sobre a posição, o papel, e o valor da mulher, e quais são as implicações para os nossos dias.

I. Posição da mulher, v. 3

3 Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça, de Cristo. […] 8 Porque, o homem não foi feito da mulher, e sim a mulher, do homem. 9 Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, e sim a mulher, por causa do homem.

1 Tm 2.12a E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem13Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva. 14 E Adão não foi iludido, mas a  mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.

Em 1 Co 10, o apóstolo Paulo cita a ordem da criação… Em 1 Tm 2, ele cita a ordem da criação e da queda…

Cristo é o cabeça do homem, e o homem cabeça da mulher.

No plano de Deus, e na ordem da criação a mulher está sob autoridade do homem (cf. Ef 5.22,23; 1 Pe 3.5; 1 Co 14.32-35).

Não estamos falando em diferença de superioridade versus inferioridade, melhor versus pior, mas de posições diferentes.

4 Todo homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a própria cabeça.

Naquela sociedade a cabeça descoberta de um homem era sinal de autoridade sobre a sua mulher, a qual deveria ter sua cabeça coberta. Para um homem, cobrir a cabeça era sugerir uma inversão de papéis. (MacArthur, p. 57)

Ressalte-se, de que este hábito do uso do véu, do comprimento do cabelo do homem, da mulher, seus significados e implicações… Não era algo comum em todos os contextos culturais da época de Paulo - 11.16 Contudo, se alguém quer ser contencioso, saiba que nós não temos tal costume, nem a igrejas de Deus.

Infelizmente, em muitos lares e igrejas, tem havido inversão de papéis… Os homens têm se omitido das suas posições de liderança, autoridade… E, as mulheres movidas pelas ideologias feministas têm lutado por posições de autoridade, e liderança sobre os homens, na família, na igreja, em desacordo com os planos e os propósitos divinos.

Quem já não ouviu as infelizes frases: "o homem é o cabeça, mas a mulher é o pescoço?”; “Lá em casa quem dá a última palavra sou eu - sim, senhora”. Frases ditas num contexto de seriedade ou brincadeira, mas que de algum modo revelam o descaminho dos propósitos divinos, com suas trágicas consequências para o casamento, família e sociedade.

Implicação:

No lar a esposa não tem a autoridade sobre o marido; na igreja de Jesus Cristo, a mulher não é a líder, a pastora… A  esposa como auxiliadora sábia e competente, tem um papel importante na liderança compartilhada com o marido sábio. 

II. Papel da mulher

Neste texto de 1 Coríntios 11, o apóstolo Paulo está focando o papel da mulher no serviço na igreja.

5 Toda mulher, porém, que ora ou profetiza com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, porque é como se a tivesse rapada.

5a Toda mulher, porém, que ora ou profetiza

O profetizar aqui, não se refere a trazer novas revelações, mas comunicar a palavra de Deus já revelada…

1 Co 14.3 Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando.

No contexto do ensino público, a mulher não poderia entrar num debate público (comuns nos cultos da épocacom um homem), mas, deveria aprender em silêncio, e se tivesse dúvidas perguntar ao marido em casa (1 Tm 2.11; 1 Co 14.32-35).

5bCom a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, porque é como se a tivesse rapada. 6 Portanto, se a mulher não usa véu, nesse caso, que rape o cabelo. Mas, se lhe é vergonhoso o tosquiar-se ou rapar-se, cumpre-lhe usar o véu. […]

Naqueles dias cortar o cabelo ou rapar a cabeça era vergonhoso para as mulheres cristãs, pois o ato de cortar o cabelo ou rapar a cabeça era sinal  de  prostituição ou adultério,  ou sinal de rejeição da autoridade do homem…

As mulheres usavam um xale comum sobre a cabeça para simbolizar sua submissão  e pureza… Uma mulher cristã aparecer em público sem cobrir a cabeça, ainda mais para orar e falar da Palavra, era um gesto atrevido e blasfemo. (Wiersbe)

10 Portanto, deve a mulher, por causa dos anjos, trazer véu na cabeça, como sinal de autoridade. […] 13 Julgai entre vós mesmos: é próprio que a mulher ore a Deus sem trazer véu? 14 Ou não vos ensina a própria natureza ser desonroso para o homem usar cabelo comprido. 15 E que, tratando-se da mulher, é para ela uma glória? Pois o cabelo lhe foi dado em lugar de mantilha.

v. 14 É vergonhoso um homem parecer mulher e vice-versa. (Wiersbe)

A referência aos ‘anjos’, v. 10, é porque os mesmos de algum modo testemunham dos cultos e da vida da Igreja (Ef 3.10; Mt 18.10).

A mulher podia, e pode, exercer ministério na Igreja, segundo os seus dons espirituais (1 Co 12-14), ‘orar ou profetizar’, mas, com a condição de que se casada, esteja debaixo de autoridade do marido, e em geral sob a liderança pastoral, como simbolizava o uso do véu.

O foco em 1 Co 11 é do papel da mulher na Igreja, mas na Bíblia vamos encontrar diretrizes para a mulher no casamento, na família - Ef 5.21-6.4; Tt 2.4; exemplos de mulheres  no papel de rainha, juíza de Israel … Hoje, encontramos mulheres na liderança de países, empresas etc. Mas, a mulher temente a Deus, mesmo que seja líder  política de uma nação, líder num mundo corporativo, acadêmico …, ela jamais abdica do seu papel de mulher, como filha, e/ou esposa, e/ou mãe… Ciente de que no lar, se casada, sempre estará, de modo sábio e humilde, sob autoridade do marido…

Implicação:

Algumas  de vocês precisam desenterrar os talentos e sonhos e oferecê-los a Deus. Há uma diferença entre as mulheres que descobrem seu lugar no Reino de Deus e aquelas que nem ao menos sabem que podem simplesmente desejar serem usadas por Deus. (Cindy Jacobs, Mulheres com propósitos, Danprewan Editora) 

III. Valor da mulher

A. Na criação divina

Gn 1.26a Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Mulher, fêmea, assim como o homem, macho, ela foi criada a imagem e semelhança de Deus.

7 Porque, na verdade, o homem não deve cobrir a cabeça, por ser ele imagem e glória de Deus, mas a mulher é glória do homem. Cf. 14, 15

Envolve a idéia de reflexão do outro…

O homem traz a autoridade delegada de Deus, a mulher traz a autoridade delegada de Deus por meio do seu marido. (MacArthur)

10.11No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem, independente da mulher. 12 Porque, como provém a mulher do homem, assim também o homem é nascido da mulher;e,tudo vem de Deus.

No Senhor - na intenção do Senhor, o homem e mulher se pertencem, e precisam um do outro. Há interdependência…

Homem e mulher se originam de Deus, e um do outro… 

B. Na fé em Jesus Cristo.

1 Pe 3.7 E vós maridos, procurai compreender as vossas esposas, com as quais viveis, honrando-as por serem mais fracas fisicamente, mas do mesmo modo herdeiras convosco da graça da vida eterna. Se. Não procederdes assim, vereis que é impossível orar.(Cartas às Igrejas Novas, Tradução de J.B. Phillips, Vida Nova, 1972)

Gl 3.28Acabaram as diferenças entre judeus e gregos, escravos e livres, machos e fêmeas! Sois um só em Jesus Cristo. 29Pertencendo a Cristo, sois verdadeiros descendentes de Abraão, autênticos herdeiros da Sua promessa. (Cartas às Igrejas Novas, Tradução de J.B. Phillips, Vida Nova, 1972)

Mulher, fêmea, assim como o homem, macho, em Jesus Cristo é herdeira da  mesma graça divina, da vida eterna. 

C. Na sua missão de esposa e mãe

1 Tm 2.12 E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja porém em silêncio. 13 Porque, primeiro foi formado Adão, depois, Eva. 14 E Adão não foi iludido, mas a  mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. 15 Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso.

Este é um texto de interpretação difícil… Neste texto, v. 15, Paulo não está focando Eva, mas as mulheres em geral… A salvação da mulher não está vinculada a maternidade, mas a fé em Jesus Cristo (Jo 1.12,13; 3.16,36; Rm 3.19,20)… Fé que se expressa no viver em amor, e santificação com bom senso.

A chave à passagem, no entanto, é claramente Gn 3.16, com sua predição de que a maternidade é o papel destacado da mulher. ( J. N. D. Kelly, I e II Timóteo e Tito, introdução e comentário, Mundo Cristão / Vida Nova, 1983, p. 73)

Vivemos num mundo onde muitas mulheres, em nome da carreira etc., têm desvalorizado a sua missão de esposa e mãe.

Recentemente O Jornal da Band, mostrou essa triste realidade…

No Jornal foi entrevistada, uma mulher chamada Larissa (c/ a filha que não teve - a cachorra Alegria!!!). Larissa, declarou: A gente entra num ritmo louco de trabalho, e vai deixando filhos, família para depois.

Foi noticiado que nos lares brasileiros já há mais cães, do que crianças…

E, na mesma reportagem, a Manu, assessora, neste assunto de pets, alertou  para o problema de humanizar os pets… (Meu Bicho Preferido, 21/01/19, 19h57, Jornal da Band)

“"Na década de 80, Betty lançou “Second stage” (“Segunda etapa”). Em reportagem da correspondente nos Estados Unidos, Sonia Nolasco-Ferreira, em 3 de janeiro de 1982, Betty Friedan admite que “as feministas erram ao não levar em conta as necessidades emocionais das mulheres, carreira não realiza ninguém e não vale a pena insistir na confrontação entre os sexos. No início da nossa luta, foi necessária, mas hoje não tem mais sentido”". - Leia mais:https://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/nos-anos-60-americana-betty-friedan-lancou-as-bases-do-moderno-feminismo-18594241#ixzz5dRjXDRLq

Mulher, se você é casada, teve, tem, ou terá de Deus de filhos, valorize seu papel de mãe. Mulher, pode ter uma profissão e trabalhar fora do lar? Ter uma carreira profissional, acadêmica, ministerial (no serviço na igreja, missões etc.)? Sim, pode! Mas, nunca em detrimento da missão de mãe. Seja sábia e compreenda a vontade de Deus, o tempo e o modo certo (Ef 5.15-17; Ec 8.5b).

Implicação: Seu valor está na sua identidade em Jesus Cristo, e;

Uma mulher encontrará sua maior satisfação e sentido na vida, não em procurar o papel masculino, mas em cumprir o desígnio de Deus para ela como esposa e mãe com toda “fé, amor e santidade com propriedade” (isto é, autocontrole; cf 1 Tim. 2: 9).( Litfin, A. D. (1985). 1 Timothy. In J. F. Walvoord & R. B. Zuck (Orgs.), The Bible Knowledge Commentary: An Exposition of the Scriptures (Vol. 2, p. 736). Wheaton, IL: Victor Books. 

Conclusão 

A mulher, sexo feminino, desfruta diante de Deus, o Criador, do mesmo valor e dos privilégios espirituais que o homem, sexo masculino, mas com responsabilidades diferentes. 

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

  • O que  Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

  • Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

  • Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10). 

Pr. Domingos Mendes Alves

Domingos M. Alves