A espiritualidade no orar (conclusão)

Efésios 6.18  

Mensagem:Apropriar-se pela fé da Pessoa e obra de Jesus Cristo, e viver  orando no Espírito Santo, em plena comunhão e submissão a Deus, são requisitos  imprescindíveis para que o verdadeiro cristão viva de modo piedoso e alegre e vitorioso em  Cristo. 

Esboço:

Introdução    

No domingo, 28/10, refletimos sobre a 1a. Parte desta Mensagem, focando a batalha espiritual, o inimigo (o diabo), e a importância da sujeição a Deus e a resistência ao diabo…

Domingo, 04/11, refletimos sobre a 2a. Parte focando o revetir-se da armadura de Deus para permanecer firmes e vitoriosos na batalha espiritual…

Hoje, 18/11, vamos concluir focando “o orar em todo o tempo no Espírito”. 

Apropriar-se pela fé da Pessoa e obra de Jesus Cristo, e viver  orando no Espírito Santo, em plena comunhão e submissão a Deus, são requisitos  imprescindíveis para que o verdadeiro cristão viva de modo piedoso e alegre e vitorioso em  Cristo. 

Na batalha espiritual não apenas precisamos conhecer o inimigo, e ter as armas e as estratégias corretas, mas, também, se faz imperativo ter o bom preparo fisico e mental e emocional e manter o fôlego espiritual através de uma vida intensa de oração. 

Ef 6.18 Com toda oração e súplica, orando em todo o tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.

O que é "orar no Espírito”?

Orar no Espírito não é o orar em êxtase emocional, transe espiritual - individual e/ou coletivo, nem necessariamente o orar em línguas…

“Orar no Espírito” é orar de acordo com os ensinamentos bíblicos… É o orar a Deus Pai, em nome de Deus Filho - Jesus Cristo, sob a capacitação e liderança de Deus Espírito Santo.

 Na oração o Espírito Santo, que também nos assiste e intercede por nós, nos conduz ao orar segundo e em submissão a verdade divina, revelada em Jesus Cristo e nas Escrituras - cf.Rm 8.26,27; Lc 11.1-4; Jo 14.12-15; 16.12-15; 1 Jo 5.13-15

Nesse viver em oração somos conduzidos a… 

I. Orar com toda oração e súplica, 18

Toda oração - a oração envolve envolve não somente súplica, mas também, louvor a Deus, confissão de pecados, intercessão em favor de outros, e ações de graças.

A oração no Espírito vai além da súplica, do pedir, pedir, pedir…

1 Tm 2.1 Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens. 

II. Orar em todo o tempo, 18

Orando em todo o tempo… - Estar sempre na presença de Deus, conectado com Ele. Ou seja, numa atitude constante de oração.

1 Ts 5.17 Orai sem cessar.

Lc 22.39 E, saindo, foi, como de costume, para o monte das Oliveiras, e os discípulos o acompanharam. 40 Chegando ao lugar escolhido, Jesus lhes disse: Orai, para que não entreis em tentação. 

III. Vigiar com toda perseverança, 18

Vigiando com toda perseverança… - Na batalha espiritual precisamos estar sempre alertas, percebendo o agir do diabo…

1 Pe 5.8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão ruge procurando alguém para devorar. (cf. Mc 14.38)

Lc 18.1 Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer. 

IV. Orar por todos os santos, 18

Súplica por todos os santos - a oração no Espírito tem uma dimensão comunitária, onde oramos uns pelos outros e precisamos da oração uns dos outros (‘santos' referência aos membros da família de Deus pela fé em Jesus Cristo, Ef 1.1; 1 Pe 1.14-16)…

Ef 6.19 E também por mim (Paulo); para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho.

Tg 5.16 Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. 

Conclusão

Na batalha espiritual não apenas precisamos conhecer o inimigo, e ter as armas e as estratégias corretas, mas, também, se faz imperativo ter o bom preparo fisico e mental e emocional e manter o fôlego espiritual através de uma vida intensa de oração

A oração tem duas fases:

- Purificação dos motivos e o discernimento da vontade de Deus, Tg 4.1-6; 1 Jo 5.14

- Batalha espiritual - perseverança, Ef 6.18; Lc 18.1-8

Alguns exemplos: Arão e Hur sustentando os braços de Moisés enquanto este orava, e o povo guerreava contra Amaleque, Êx 17.10-15; o profeta Daniel esperando em Deus a resposta a oração, e o anjo Miguel batalhando nas “regiões celestiais” para que a resposta de oração chegasse a Daniel… Dn 10.10-13; o apóstolo Paulo convocando os cristãos em Roma para que lutassem juntamente com ele nas orações a Deus em seu favor, Rm 15.30-33

Apropriar-se pela fé da Pessoa e obra de Jesus Cristo, e viver  orando no Espírito Santo, em plena comunhão e submissão a Deus, são requisitos  imprescindíveis para que o verdadeiro cristão viva de modo piedoso e alegre e vitorioso em  Cristo. 

O apóstolo Paulo encerra o capítulo 6 de Efésios, afirmando: "A graça seja com todos os que amam sinceramente a  nosso Senhor Jesus Cristo”, v. 24.

Temos por Cristo um amor sincero, incorruptível?

O próprio Jesus afirmou que “aquele que O ama guarda os Seus mandamentos”. 

1 Jo 2:6 “Aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou” 

E, como Ele andou?

Disse Jesus Cristo: “Pois desci dos céus, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou”, Jo 6:38  (Jo 17:4; Fp 2:5-8). E, assim nós devemos andar. Assim, é o andar piedoso, a verdadeira vida cristã - a espiritualidade do dar, do servir, do orar… 

Sl 37:23,24 – “O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada...”. 

Apropriar-se pela fé da Pessoa e obra de Jesus Cristo, e viver  orando no Espírito Santo, em plena comunhão e submissão a Deus, são requisitos  imprescindíveis para que o verdadeiro cristão viva de modo piedoso e alegre e vitorioso em  Cristo. 

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

  • O que  Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

  • Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

  • Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)? 

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).  

Pr. Domingos Mendes Alves

Domingos M. Alves