Revestidos do Espírito Santo

NOVA ALIANÇA
Mensagens Bíblicas
Série - Revestidos do Espírito Santo.
1a. Mensagem
07.01.2018
Pr. Domingos M. Alves

(1ª. Mensagem)

Lucas 24.44-49

Mensagem: Cristãos revestidos do poder do Espírito Santo, eles compreendem e creem nas Sagradas Escrituras, são inseridos na comunhão e no serviço no corpo de Jesus Cristo – Igreja, e com poder e satisfação  do alto cumprem a missão de testemunhar o evangelho de Jesus, para glória de Deus.

 

Introdução:

Há tempos (não lembro a data), num encontro da SEPAL – Servindo Pastores e Líderes, de uma palestra do Pr. Paul Landrey, sobre “Renovando a visão”, eu anotei os seguintes dados de uma pesquisa sobre os cristãos, membros de igrejas denominacionais nos EUA: 50% não têm certeza da salvação; 60% não frequentam regularmente, a igreja; 70% ofertam 1% ou menos de seus ganhos financeiros; 80% não se envolvem no ministério, no serviço no contexto da igreja local; 90% não desenvolvem discipulado. Milhares de igrejas fecham anualmente... Nos anos 1900 havia 27 igrejas para cada 10.000 habitantes; nos anos 2000, cerca de 12 igrejas para cada 10.000 habitantes.

 

Como você reage diante de estatísticas como essa? Isto, não é também um retrato das nossas igrejas, nos dias atuais? Não estamos caminhando para semelhante crise espiritual?

 

Com o desconforto diante de tal realidade, lá (EUA) e aqui (Brasil), que Deus colocou no meu coração, orar e pregar uma série de  mensagens sob o tema: Revestidos do Espírito Santo! Lc 24.44-49.

 

Lc 24.44 A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava que se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. 45 Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; 46 e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia 47 e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. 48 Vós sois testemunhas destas coisas. 49 Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestido de poder.

Revestido (‘enduo’), Rm 13.14; Cl 3.12; 1 Co 15.53,54.

Poder (‘dunamis’), Cl 1.11; At 1.8; 2 Pe 1.3.

Cristãos revestidos do poder do Espírito Santo, eles compreendem e creem nas Sagradas Escrituras, são inseridos na comunhão e no serviço no corpo de Jesus Cristo – Igreja, e com poder e satisfação  do alto cumprem a missão de testemunhar o evangelho de Jesus, para glória de Deus.

 

I. O plano bíblico da salvação predito nas Sagradas Escrituras.

A. As Escrituras são cristocêntricas!

44 A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava que se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.

No v. 27 E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.

Jesus revela aos seus seguidores os fatos escritos no Velho Testamento, acerca do Messias... A Lei de Moisés, os Profetas e os Salmos são três divisões do Velho Testamento, na bíblia hebraica.

Lei de Moisés - Dt 18.15 O Senhor, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvirás (cf. Jo 4.19 Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta).

Os Salmos - Sl 16.10 Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção (cf. At 2.25-32).

Os Profetas - Is 53.11 Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si. (cf. 1 Co 15.3,4).

 

B. A compreensão das Escrituras vem do alto!

45 Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras.

31a Então, lhes abriram os olhos, e o reconheceram...

Lhes abriu (‘dianoigo’) – cf. Mc 7.34; At 7.56; 16.14.

O entendimento (‘nous’), a compreensão, mente como a faculdade do pensamento...

Para compreenderem (‘suniemi’), entender, pegar a idéia..., cf. Mt 13.13-15; Ef 5.17.

As escrituras (‘graphe’) – as Escrituras Sagradas, Velho  Testamento (cf. Lc 11.51; 24.45), e Novo Testamento (cf. 2 Pe 1.19-21; 3.16).

 

É necessária a revelação do alto, a ação divina, para que os olhos sejam abertos, a mente seja esclarecida, e compreendamos as Escrituras, reconheçamos  que Jesus é “o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16.16);  “... Ele (Deus) mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo” (2Co 4.6).

Mt 16.17 Então, Jesus lhes afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.

1 Co 12.3b ... Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo.

 

Desafio: Orar pela nossa iluminação espiritual, e daqueles a quem o evangelho de Jesus Cristo é, e ou será proclamado (Ef 1.17,18); ter plena compreensão e convicção no Espírito das implicações da revelação divina, acerca da nossa missão - testemunhar, anunciar e glorificar Jesus Cristo (Lc 24.48; At 5.32; Jo 15.26,27;16.13-15).

 

(Continua)

Cristãos, revestidos de poder, Lucas 24.44-49

(2ª. Mensagem) – 14.01.2018

O plano bíblico da salvação centrado na morte e ressurreição de Jesus Cristo.

 

 

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O que  Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

 

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

 

 

Wiersbe, W. Warren. Novo Testamento 1, Comentário Bíblico Expositivo. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2014.

Meyers, Rick - E-sword HD.

Morris, Leon L., Lucas – Introdução e Comentário. São Paulo: Mundo Cristão e Vida Nova, 1983.

Pinto, Carlos Osvald Cardoso, Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento, 2ª. Ed Revisada e Atualizada, São Paulo: Hagnos, 2008.

The Bible Knowledge Commentary, Walvoord, Jonh F.; Zuck, Roy B.; Dallas Theological Seminary.  Logos Bible.

- Nesta série de mensagens, a interpretação, das palavras gregas são pesquisadas:  Olive Tree - Bible Study - RA Strong´s; Léxico do Novo Testamento - Gingrich & Danker , Ed. Vida Nova; Chave Linguistica do Novo Testamento Grego – Rienecker & Rogers, Ed. Vida Nova.

 

Pr. Domingos M. Alves

domingos.a@novaalianca.com

www.novaalianca.com

Ribeirão Preto – SP – Brasil

Janeiro 2018