O engano do ascetismo!

NOVA ALIANÇA
Mensagens Bíblicas
Série em Colossenses
A Toda-suficiência de Cristo
12a. Mensagem
27.08.2017
Pr. Domingos M. Alves

Colossenses 2.20-23 

 

Mensagem: Somente na toda-suficiência da Pessoa e obra de Jesus Cristo, o ser humano encontra a libertação e a vitória na luta contra o pecado e suas trágicas consequência.

Introdução: 

1. Recordando 

A 11a. Mensagem, desta série em Cl 2.18,19, O engano da superespiritualidade, teve como foco - O cristão que se julga superespiritual baseia sua experiência com Deus aparte de Jesus Cristo, da palavra de Deus e da Igreja – corpo de Cristo. 

 

2. Mensagem de hoje, 27.08.17 – O engano do ascetismo. 

Um asceta é alguém que vive uma vida de rigorosa abnegação, como meio de obter favores de Deus ebuscar uma santidade de vida. 

 

Votos de pobreza, castidade, abstinência, …, são algumas vertentes do ascetismo. 

Temos um exemplo do ascetismo, no monasticismo, retratado nofilme “O nome da Rosa” de Umberto Eco, onde o corpo tinha que ser maltratado em benefício da espiritualidade, e o riso era considerado inimigo da fé.  

 

Ressalte-se que os votos de pobreza, de castidade, de abstinência, …,  em si mesmos não são coisas más… Na história do cristianismo encontramos homense mulheres de Deus, pessoas piedosas, que voluntariamente, se submeteram a tais votos, mas não como uma tentativa de obterem favores de Deus, ou como padrão de santidade e espiritualidade. 

 

O engano do ascetismo vem da tentativa de realizar e/ou obter na força da humana, do sacrifício pessoal e corporal, o que somente pode ser conseguido pela fé em Cristo Jesus, como fruto da Sua graça. 

 

Somente na toda-suficiência da Pessoa e obra de Jesus Cristo, o ser humano encontra libertação e vitória na luta contra o pecado e suas trágicas consequências - escravidão, morte e condenação eterna. 

 

Cl 2.20 Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: 21 não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, 22 segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, de destroem. 23 Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade. 

 

2.20 Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças. 

 

Se morrestes ‘apothnesko’ com Cristo… 

Cl 3.3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. 

Rm 6.3 Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? 4 Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. 

 

… Para os rudimentos  ‘stoicheion’, elementos, fundamentos, primeira coisa de onde outras se originam…  

Elementos de um mundo sem Deus… O verdadeiro cristão vive no mundo, criação de Deus, mas, em Cristo morreu para uma vida que procede do mundo como sistema que se opõe a Deus, que O nega… 

 

… Por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças. 

Sujeitais a ordenanças – ‘dogmatizesthai’, decretos, prescrições, leis, sujeitar-se a regras ditadas por outros...  

Por que vocês estão deixando que suas vidas sejam governadas, mediante esses decretos autoritários? 

Por que deixais que outros ditem para vocês as regras como devem viver a vida cristã? 

 

Gl 4.8 Outrora, porém, não conhecendo a Deus, servíeis a deuses que, por natureza, não o são; 9 mas agora que conheceis a Deus ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como estais voltando, outra vez, aos rudimentos fracos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda escravizar-vos? 10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. 11 Receio de vós tenha eu trabalhado em vão para convosco. 

 

 21 não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro . 

Todos os três verbos são advertências, proibições, relacionadas com comida ou bebida, embora pudesse haver uma concepção sexual. 

 

 22 segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, de destroem. 

Preceitos ‘entalma’, mandamento, instrução... Doutrina ‘didaskalia’, ensino... 

Mt 15.9 E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. 

 

Questões de comida e bebidanão tem consequência prática na piedade cristã, porque são “preceitos e doutrinas dos homens”, e com o tempo mudam, passam. 

Rm 14.17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. 

Devemos viver segundo o que aprendemos em Cristo Jesus - o Senhor, 2:6. 

 

Você pode dar, para outro, um conselho, baseado em sua experiência, opinião pessoal... Mas, você não deve impor como regra de fé e vida cristã, e é orgulho ao se sentir ferido se o outro rejeitar seu conselho pessoal, ou se você julgá-lo como sendo menos espiritual do que você por não viver segundo suas regras, seus conselhos... 

 

22b ... Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem.  

Destroem ‘phtora’, se corrompem, desaparecem… 

 

23 Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade. 

Culto de si mesmo ‘ethelothreskeia’, religião feita por si mesmo, religião fabricada por si mesmo... 

Rigor ascético  ‘apheidia somatos’, severidade, dureza contra o corpo... 

Sensualidade ‘sarkos’, carne, natureza carnal, natureza pecaminosa... 

O ascetismo tem aparência de espiritualidade, de humildade, mas é só aparência, e não tem valor algum contra a sensualidade, para refrear os desejos pecaminosos da carne.  

 

O ascetismo exalta o esforço pessoal, as regras humanas... Afasta da suficiência em Cristo, da dependência do Espírito Santo, e conduz ao orgulho carnal. 

 

Conclusão

Aplicação 

 

A. Há um perigo real de sermos enganados, desviados da verdade em Cristo. 

2 Co 11.3 Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo. 

Cl 2.8 Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo 

 

Cuidado há o perigo real de ser enganado pela filosofia, pela religiosidade (legalismo), superespiritualidade (misticismo), ascetismo… Engano advindo do foco no humanismo, na religião (com seus rituais e regras), na tradição humana...,  nos afastandoda toda-suficiência em Jesus Cristo e conduzindo ao orgulho carnal! 

 

Por isso… 

2.6 Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, 7 nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças (Cf. 3.1-4 - refletiremos a partir da próxima mensagem) 

 

B. O caminho da vitória contra o pecado, e suas consequências: 

Não está na religião, no esforço humano, nas regras e nem nos rigores humanos... Porque o problema de pecado está no coração humano, na natureza humana - que é pecaminosa, e totalmente depravada diante do Deus santo e justo e amoroso! 

Mt 15.18 Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. 19 Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. 

 Tg 1.14 Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. 15 Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. 

 

 

Assim há vitória: 

  • Na nova vida em Cristo... 

Cl 1.13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, 14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. 

Rm.6.22 Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; 23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. 

 

- Na vida no Espírito Santo... 

  Rm. 8.8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 

Gl 5.16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. 

 

- Na meditação e prática da Palavra... 

  Jo 17.17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. 

  1 Pe 1.22 Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, 23 pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. 

 

O ascetismo exalta o esforço pessoal, as regras humanas... Afasta da suficiência em Cristo, da dependência do Espírito Santo, e conduz ao orgulho carnal. 

 

Somente na toda-suficiência da Pessoa e obra de Jesus Cristo, o ser humano encontra libertação e vitória na luta contra o pecado e suas trágicas consequências. 

 

Cuidado, não vos enganeis!!! 

 

Lembre-se: 

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se: 

* O queDeus quer transformar no meu modo de pensar e agir? 

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida? 

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)? 

 

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10). 

 

Bibliografia (utilizada como base da pesquisa nesta série de mensagens): 

Pinto, Carlos Osvald Cardoso, Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento, 2ª. Ed Revisada e Atualizada, São Paulo: Hagnos, 2008. 

MacArthur, John F. Nossa Suficiência em Cristo – Três Influências Letais que Minam sua Vida Espiritual, São José dos Capmpos: Fiel, 1995. 

Martin, Ralph P., Colosseneses e Filemon – Introdução e Comentário. São Paulo: Mundo Cristão e Vida Nova, 1991. 

Meyers, Rick - E-sword HD. 

Schaeffer, Francis A., A Igreja do Final do Século XX – Teologia Prática 3, Brasília: Sião, 1998, 2ª. Ed. 

Nesta série de mensagens em Colossenes, de modo geral, a interpretação, das palavras gregas são pesquisadas no Olive Tree - Bible Study - RA Strong´s; Léxico do Novo Testamento - Gingrich & Danker , Ed. Vida Nova; Chave Linguistica do Novo Testamento Grego – Rienecker & Rogers, Ed. Vida Nova. 

Pr. Domingos M. Alves 

domingos.a@novaalianca.com 

www.novaalianca.com 

Ribeirão Preto – SP – Brasil 

Agosto de 2017