Como ter uma vida bem sucedida

NOVA ALIANÇA
Mensagens Bíblicas
Deuteronômio 5.22-32
16.07.2017
Pr. Rodrigo Silva

Deuteronômio 5.22-32.

Muito se fala em nosso dias sobre vida bem sucedida. A definição mais comum que se tem é: uma vida com sucesso.

Sucesso na carreira profissional, na família, nas realizações pessoais, nas conquistas, enfim, tudo esta relacionado ao prazer que o sujeito encontro em determinadas situações.

Eu creio que esta definição de vida bem sucedida está muito influenciada por uma corrente filosófica chamada hedonismo. E o hedonismo nada mais é que o prazer como razão de viver e existir, logo uma vida bem sucedida é uma vida onde eu não experimento os dissabores da vida.

O dicionário define esta expressão da seguinte maneira:

bem-sucedido 
adj.

1. Que tem ou teve êxito, sucesso. ≠ MALSUCEDIDO

2. Que está bem financeiramente.     

Agora o que a bíblia fala sobre sucesso, sobre ser bem sucedido?

Sim ela fala, mas diferente do padrão do mundo. Nos padrões atuais algumas figuras bíblicas não foram bem sucedidas.

Não da dizer que Paulo não foi um homem bem sucedido. Mas aos olhos da sociedade atual e até da época ele não foi bem sucedido, morreu na prisão.

Pedro foi um homem bem sucedido, mas também morreu na prisão.

Jesus foi extremamente bem sucedido e morreu crucificado em uma cruz.

Vivemos um paradoxo aqui.

A bíblia fala sobre como ser bem sucedido vida.

Em Deuteronômio vemos que o povo de Israel esta pronto para entrar na terra prometida, Deus havia feito uma aliança com eles, o povo teria uma vida bem sucedida, mas para eles receberem os benefícios desta aliança e serem bem sucedidos, Deus então diz para eles como se ter uma vida bem sucedida.

Olhando para o texto de Deuteronômio eu gostaria de aprender com Deus o que é uma vida bem sucedida.

CENÁRIO. 

Esta é a geração que sobreviveu ao deserto e também aqueles que nasceram no deserto. A geração anterior participou do Êxodo mas não  obteve êxito em entrar na terra prometida.

Moises então vai relembrar para esta geração quem é Deus, o que Ele e pode fazer para o povo e quem é Moises neste processo.

Aquele povo que havia caminhado no deserto por 40 anos sem ter sucesso, agora seus filhos estavam nos passos finais para começarem a ter uma vida bem sucedida. Moises então vai dizer para eles quais passos eles deveria dar para serem e se manterem bem sucedidos na vida.

Eu quero olhar  para três passos para se ter uma vida bem sucedida aos olhos de Deus.

1.     Temer a Deus. V. 29

O próprio Deus diz que se eles tivessem a disposição de temer a Deus tudo iria bem com eles, eles seriam bem sucedidos.  

Nós sabemos que o povo não foi temente a Deus e por isto foi tirado da terra, o povo não reverenciou somente a Deus mas também a outros deuses e por isto perdeu as bênçãos do Senhor.

Nós sabemos de todas estas coisas e muitas vezes criticamos o povo e ficamos indignados com as ações deles, mas nós fazemos a mesma coisa e até pior.

Somos capazes de temer a um guarda de trânsito e cometemos infrações escondidas, mas não tememos a Deus e que tudo vê.

Somos capazes de temer a opinião publica e nos preocupamos com o que vão pensar de nós, o julgamento que vão fazer a nosso respeito, mas não tememos a Deus vai julgar todas as coisas. 

Somos capazes de temer ao pastor e não deixamos ele saber de algumas coisas da nossa vida, mas esquecemos que Deus sabe de toda as coisas e sonda o mais íntimo do nosso ser.

Nós devemos temer somente a Deus e ninguém mais. Somente Deus é digno de temor e alguém que quer ser bem sucedido precisar caminhar no temor do Senhor.

O autor de provérbios é muito sábio e claro em dizer que: O temor do Senhor é o principio do saber... Pv. 1.7.

Temos tem relação com reverência e  respeito, mas também está ligado a temer e ter medo.

Uma maneira de demonstrar que tememos ao Senhor é dando passos de obediência.

2.     Obedecer ao Senhor. V. 29

Na mesma frase que o Deus fala de quem dera eles me temessem, ele diz quem dera eles me obedecessem.

Deus é claro, objetivo em suas leis e mandamentos para com o povo, Moisés fala exaustivamente com eles ensinando e passando os mandamentos de Deus para o povo, dia após dia eles ouviam os testemunhos de Moisés e nós conhecemos a história e sabemos que a obediência do povo era condicional, eles obedeciam quando lhes convinha.  É por isso que Deus diz: “quem dera”.

Nós não somos diferentes, obedecemos quando nos convém.

Sabemos de muitas coisas que não praticamos , temos muitas informações em nossas mentes, mas não colocamos em prática. Os que estão na igreja a mais tempo já ouviram pregações neste texto diversas vezes, mas a pergunta que faço é: você tem vivido estas verdades?

A obediência é o demonstração do aprendizado.

Certa ocasião aprendi que a obediência deve ser: Imediata, Inteira e Interior. Imediata: eu faço na hora que me foi ordenado. Inteira: eu obedeço tudo que me foi ordenado. Interior: eu faço de coração e não por obrigação.

Saul não teve um reinado bem sucedido por que não obedeceu a Deus.

2º Samuel 15.22 e 23. Um sacrifico do qual Deus se agrada é a obediência do seus filhos.

Aqueles que temem ao Senhor o obedecem e andam nos seus caminhos.      

3.     Andar nos caminhos do Senhor. V.32 e 33

Aquele povo sabia bem o que era andar, eles estavam andando pelo deserto a 40 anos, viviam como nômades.

Eles sabiam que em uma caminhada um pequeno desvio pode levar a um distanciamento muito grande do ponto aonde se quer chegar.

Deus esta falando para eles andem pelos meus caminhos, por onde eu mandar e não por onde vocês querem. Não se desviem para lado nenhum, não percam o foco.

Deus diz de maneira clara para eles, se vocês querem ter uma vida bem sucedida precisam andar pelos meus caminhos, se vocês fizerem o que eu ordeno serão bem sucedidos.

Certa vez aprendi com um homem que foi da marinha mercante que navegar é preciso. Esta expressão não esta falando da necessidade que se tem de navegar mas da exatidão que se deve ter ao navegar.

Ele já havia navegado por vários oceanos e sabia que meio grau que um navio saia da sua rota se não for corrigido ao fim da sua viagem aquela embarcação não chegará ao destino planejado.  

Deus nos deu o mapa para andarmos pelos seus caminhos, Deus tem nos ensinado e nos guiado por caminhos bons e retos, mas nós muitas vezes queremos seguir a nossa direção.

O autor de provérbios no capitulo 3.5-6, diz que não devemos confiar em nossas habilidades mas sim confiar no Senhor que Ele vai nos mostrar o caminho.

Não é por que uma pessoa tem sucesso financeiro, profissional e status em uma sociedade que ele é bem sucedido.

Ser uma pessoa bem sucedida passa sim por experimentar coisas boas e as vezes ter uma boa condição financeira, profissional e até social.

Mas uma verdadeira vida bem sucedida vem de dar passos ao lado do Senhor.

ANDAR COM O SENHOR É SER BEM SUCEDIDO.

Andar temendo ao Senhor

Andar obedecendo ao Senhor

Andar nos caminhos do Senhor

As outras coisas são conseqüências desta vida bem sucedida.