A excelência de Jesus Cristo (Conclusão)

NOVA ALIANÇA
Mensagens Bíblicas
Série em Colossenses
A Toda-suficiência de Cristo
5ª. Mensagem
14 e 28.05.2017
Pr. Domingos M. Alves

Colossenses 1.13-23

Mensagem: A Pessoa e a obra de Jesus Cristo são incomparáveis e únicas, e plenamente suficientes para, por meio graça e fé, reconciliar o ser humano pecador com o Deus – Santo e Justo e Amoroso, e torná-lo digno e capaz de desfrutar da plenitude da vida Nele.

 

Introdução:

1. Recordando

No domingo, 14/05/17, refletimos sobre a 1ª. Parte desta mensagem...

Focamos - I. A excelência da Pessoa de Cristo.

Vimos que: A. Jesus Cristo é Deus, 1.15 - 1. Jesus Cristo é Criador e sustentador da criação, 1.15; 2. Jesus Cristo tem a primazia sobre todas as coisas, 1.17; 3. Jesus Cristo é o Salvador, 1.19,20

Jesus Cristo é Deus, plenamente digno de ser adorado e servido – Fp 2.9-11; Ap 5.11-14.

2. Hoje, continuação e Conclusão da 5ª. Mensagem...

II. A excelência da obra de Cristo

A. A obra de Cristo por nós – nos tornou dignos...

1.21 E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas.

Sem Cristo o ser humano é estranho e inimigo de Deus...

Esta indignidade e separação se manifestam no mundo dos pensamentos e das ações.

Pensamentos: inimigos no entendimento – mentes hostis, insubmissas, rebeldes. Mentes que não são ensinadas e conformadas à palavra de Deus, não são sensíveis ao ensino e liderança do Espírito Santo pela Bíblia...

A separação espiritual leva ao foco nas coisas que são da terra, ao andar segundo o conselho dos ímpios, e a trocar a verdade de Deus pela mentira...

Rm 1.25a  Pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira...

Ef 4.17 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, 18 obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração.

Ações: obras malignas – misto de idolatria e imoralidade. São ações que não agradam a Deus, que não correspondem ao Seu caráter e vontade revelada nas Escrituras... É viver segundo as inclinações pecaminosas, viver em desobediência e ou ser omisso diante dos propósitos e da vontade de Deus.

Cl 3.5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza,  paixão lasciva e a avareza, que é idolatria; 6 por estas coisas é que vema ira de Deus [sobre os filhos da desobediência];  7 Ora, nessas mesmas coisas andaste vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. 8  Agora, porém, despojai-vos, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. 9 Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos.

Gl 5.19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.

Sem Cristo o ser humano é estranho e inimigo de Deus... Não está em harmonia com Deus Pai.  A reconciliação pressupõe que havia alienação, separação, inimizade...

A separação de Deus se manifesta no mundo dos pensamentos e das ações... Examine, a luz da palavra de Deus, como estão seus pensamentos e suas ações.

Cl 3.2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são da terra.

Sl 1.1 Bem-aventurado o homem que não anda no o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Cl 1.22  Agora, porém,  vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a suamorte, paraapresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis.

Reconciliou (apokatallassō) - da inimizade para a amizade – no corpo da Sua morte (contra o docetismo – espírito bom, corpo mau; logo um espírito perfeito não pode habitar num corpo... Jesus tinha aparência de corpo... / contra o gnosticismo – dar sentido pela gnose, sabedoria, conhecimento... Coisas espirituais restrito a um círculo de privilegiados por sua inteligência e ou valor moral)...

Cl 1.13  Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do seu Filho amor, 14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.

Para nos apresentar diante de Deus (santos, inculpáveis e irrepreensíveis, 1.22) – dignos – separados e consagrados para Deus; sem mancha, algo que nos possa tornar indignos, rejeitados na Sua presença; livres de acusação – não há acusação jurídica, legal, que possa ser levantada contra a pessoa...

Ao crermos em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador temos paz, somos reconciliados com Deus Pai, nos tornamos dignos de viver em comunhão com Ele e para o inteiro agrado Dele.

 

B. A obra de Cristo em nós – nos tornou capazes...

Cl 1.11 Sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, emtoda a perseverança e longanimidade; com alegria.

Poder que é característico da Sua Glória – sua presença, seu poder, que, por exemplo, se manifestou ressuscitando Jesus Cristo, dentre os mortos e O exaltou... (Ef 1.19-21).

O alvo é que a igreja não fracasse diante dos ataques heréticos, e ou do desencorajamento.

“Em toda perseverança” - em relação às circunstâncias difíceis...

“E longanimidade” - em relação às pessoas difíceis de serem suportadas...

Duas virtudes divinas necessárias diante de dificuldades, e diante das pressões malignas para vivermos “com alegria / gozo” - atitude do cristão diante das provações da vida.

Cl 1.12  dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.

 “Vos fez idôneos” - tornar suficiente, qualificados, para ter participação na herança dos santos na luz, v.12.

  2 Co 3.4 E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; 5 não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, 6a o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança...

 1 Pe 1.4 Para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros 5 que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.

2 Pe 1.3 Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude,

 

Conclusão

Jesus Cristo é plenamente Deus e plenamente suficiente paranos tornar dignos e capazes de vivermos com excelência divina.

Cl 1.23 Se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criaturadebaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

Alicerçados (themelioō) – colocar fundamentos, fundação segura...

Firmes (hedraios) – refere-se à firmeza da estrutura – necessária em tempos de desencorajamento, de tensões e crises (1 Co 15.58).

“Não vos deixeis afastar da esperança do Evangelho...” - pela graça de Deus, o verdadeiro cristão permanece firme no Evangelho; ele não creu em vão (1 Co 15.1,2).

Um dia a obra da salvação estará completa, seremos semelhantes a Cristo, não mais viveremos com a natureza pecaminosa tentando se manifestar em nós (1 Jo 3.2,3; Fp 1.6; Rm 5.9-11;  Cl 3.10).

Vivamos hoje motivados pela esperança de que Deus completará em nós a obra da salvação – justificação, santificação, glorificação.

Jesus Cristo é plenamente Deus e plenamente suficiente paranos tornar dignos e capazes de vivermos com excelência divina.

Portanto possuir o Senhor Jesus Cristo é ter todo o recurso espiritual... Toda a sabedoria, força, consolo, alegria, paz, significado, propósito, esperança e realização na vida, agora e para sempre, estão inseparavelmente contidos Nele.

“O cristianismo é um relacionamento todo-suficiente como um Cristo todo-suficiente” (John MacArthur, Nossa suficiência em Cristo. Fiel: São J. dos Campos, 1995).

 

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O queDeus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

 

Bibliografia (utilizada como base da pesquisa nesta série de mensagens):

Pinto, Carlos Osvald Cardoso, Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento, 2ª. Ed Revisada e Atualizada, São Paulo: Hagnos, 2008.

MacArthur, John F. Nossa Suficiência em Cristo – Três Influências Letais que Minam sua Vida Espiritual, São José dos Capmpos: Fiel, 1995.

Martin, Ralph P., Colosseneses e Filemon – Introdução e Comentário. São Paulo: Mundo Cristão e Vida Nova, 1991.

Schaeffer, Francis A., A Igreja do Final do Século XX – Teologia Prática 3, Brasília: Sião, 1998, 2ª. Ed.

Nesta série de mensagens em Colossenes, de modo geral, a interpretação, das palavras gregas são pesquisadas no Olive Tree - Bible Study - RA Strong´s; Esword; Léxico do Novo Testamento - Gingrich & Danker , Ed. Vida Nova; Chave Linguistica do Novo Testamento Grego – Rienecker & Rogers, Ed. Vida Nova.

Pr. Domingos M. Alves

domingos.a@novaalianca.com

www.novaalianca.com

Ribeirão Preto – SP - Brasil

Maio de 2017