O Evangelho verdadeiro (Conclusão)

O evangelho é o poder de Deus para salvação – e, salvação engloba a justificação e santificação e glorificação.

NOVA ALIANÇA
Mensagens Bíblicas
Série em Colossenses
A Toda-suficiência de Cristo
3ª. Mensagem - Conclusão
/2017
Pr. Domingos M. Alves

Cl 1.5-8

 

Mensagem: O Evangelho verdadeiro é Jesus Cristo - o que Ele e fez por nós, segundo a graça e o poder de Deus para salvação eterna - justificar e santificar e glorificar, de todo aquele que se arrepende dos seus pecados e Nele crê como único e suficiente Salvador e O confessa como Senhor.

 

Introdução

No domingo (16/04) , nós refletimos sobre a primeira parte desta mensagem...

        I. O evangelho verdadeiro é Jesus Cristo.

Vimos que o evangelho, antes de ser uma verdade divina, é uma Pessoa – Jesus Cristo eSua obra salvífica pelos pecadores.

Concluímos com o Desafio:

Reconhecer e crer em Jesus Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador, e viver em adoração e sujeição ao Seu Nome.

Hoje veremos a 2a. característica e os desafio da verdade do Evangelho, do Evangelho verdadeiro.

 

II. O Evangelho verdadeiro é o poder de Deus para a salvação, 1.6.

O evangelho é o poder de Deus para salvação – e, salvação engloba a justificação e santificação e glorificação.

1:6 Que já chegou a vós, como também está em todo o mundo, frutificando e crescendo, assim como entre vós desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade.

O Evangelho de Cristo revela a graça de Deus. “Graça” (charis) refere-se ao auxílio imerecido de Deus a qualquer pessoa necessitada.

Acerca da graça de Deus como “ela é de verdade”. Graça que salva e nos liberta do pecado - da condenação e do poder do pecado... A graça não nos torna livres para pecar, sim livres para o viver para o agrado de Deus...

O evangelho da graça é o poder de Deus para a salvação...

Rm 1.16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.

O evangelho é o poder de Deus para salvação – e, salvação engloba a justificação e santificação e glorificação.

 

A. Justificação – somos salvos da condenação do pecado.

Deus imputando a Sua justiça em nossa conta, nos declara justos, nos livrando da condenação do pecado, nos reconciliando com Ele, nos dando a adoção de filhos... – 1.20-22; 2.13,14; Rm 3.26; 5.1; 2 Co 5.21.

Pela regeneração, Deus nos torna novas criaturas – “ e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segunda a imagem daquele que o criou”, 3.10; Ef 3.24; 2 Co 5.17.

Temos aqui o processo da santificação presente e futura...

 

B. Santificação -  estamos sendo salvos do poder do pecado.

1:6a Que já chegou a vós, como também está em todo o mundo, frutificando e crescendo...

         O evangelho conduz a frutos (karpophoreo) e ao crescimento (auxano)...

 O evangelho produz fruto por si mesmo. Aqui está em foco o poder penetrante e transformador do evangelho de Jesus Cristo (Hb 4.12; Rm 1.16; 2 Co 5.17). Age no interior do ser humano (Cl 3.9,10)...

O evangelho transforma vidas segundo a santidade de Deus – Seucaráter e a vontade...

1.22b... Para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis.

1 Ts 5.23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Somos santificados peloEspírito Santo(1 Pe 1.1) e pela obediência à palavra de Deus(1 Pe. 1.22; Jo 17.17).

O verdadeiro cristão no Espírito Santo persevera no evangelho sendo dia a dia transformado e tendo sua vida conformada ao caráter e a vontade de Jesus Cristo.

1.23a se é que permaneceis na fé, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes... (1 Co 15.1,2).

O Evangelho é o poder de Deus para o viver em santificação e santidade, como nós veremos nos capítulos 3 e 4 - de modo prático e nas mais diversas áreas relacionais.

 

C. Glorificação – seremos salvos da presença do pecado e teremos corpos glorificados.

1.5 Por causa da esperança que vos está preservada nos céus...

1.27... Cristo em vós, a esperança da glória (cf. 1.5a; 3.4a; Rm 5.2; 8.18,19; 2 Co 4.17,18; 1 Tm 1.1; 1 Pe 1.3,4).

3.4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós sereis manifestados com ele, em glória.

A obra da salvação será finalmente completada quando partirmos deste mundo pela morte física ou pelo arrebatamente nos encontrando com Cristo para eternidade no “novo céu e nova terra” habitando para sempre com Deus e o Seu povo (Ap 21.1,3).

1 Jo 3.2 Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.

2 Co 3.18 E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como peloSenhor, o Espírito (cf. Fp 1.6).

O Evangelho é o poder de Deus para a glorificação.

O evangelho é o poder de Deus para salvação – e, salvação engloba a justificação e santificação e glorificação.

Desafio: Arrependimento dos pecados e fé em Jesus Cristo, como único e suficiente Senhor e Salvador; e, constrangido pelo amor de Deus e pela esperança reservada nos ceus, viver em plena consagração a Deus (1.10; 3.1-3, 17).

 

Conclusão

        O Evangelho verdadeiro, e da verdade, se expande além das fronteiras, 1.6.

1:6a Que já chegou a vós, como também está em todo o mundo...

1.23b ... Esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda a criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

O verdadeiro evangelho se expande além das fronteiras humanas, religiosas, geográficas... O verdadeiro evangelho não fica confinado numa determinada região, num determinado grupo étnico ou racial ou social... O verdadeiro evangelho não forma guetos, castas...

No verdadeiro evangelho “Cristo é tudo em todos”... Cristo é o único e supremo bem, Ele é a única e suprema razão de ser e ter e fazer, por isso “não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircunsição, bárbaro, cita, escravo, livre...”, 3.11; Sl 16.2.

O evangelho avança na medida em que o povo de Deus é fiel em vivê-lo e proclama-lo...

Cl 1:7  segundo aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que por nós é fiel ministro de Cristo.

4.3 Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado; 4 para que eu o manifeste, como devo fazer.

Deus na sua graça tem como instrumento seus servos fiéis para comunicar a verdade do evangelho, a verdade evangelho – 1.7, 23; 4.10, 11, 14, 15, 17; Mt 28.18-20.

O evangelho avança na medida em que o povo de Deus é fiel em vivê-lo e proclama-lo...

Desafio: Debaixo do poder do Espírito Santo (At 1.8), vivamos e anunciemos o evangelho de Jesus Cristo.

O Evangelho verdadeiro é Jesus Cristo - o que Ele e fez por nós, segundo a graça e o poder de Deus para salvação eterna - justificar e santificar e glorificar, de todo aquele que se arrepende dos seus pecados e Nele crê como único e suficiente Salvador e O confessa como Senhor.

 

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O queDeus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

 

Bibliografia (utilizada como base da pesquisa nesta série de mensagens):

Pinto, Carlos Osvald Cardoso, Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento, 2ª. Ed Revisada e Atualizada, São Paulo: Hagnos, 2008.

MacArthur, John F. Nossa Suficiência em Cristo – Três Influências Letais que Minam sua Vida Espiritual, São José dos Capmpos: Fiel, 1995.

Martin, Ralph P., Colosseneses e Filemon – Introdução e Comentário. São Paulo: Mundo Cristão e Vida Nova, 1991.

Schaeffer, Francis A., A Igreja do Final do Século XX – Teologia Prática 3, Brasília: Sião, 1998, 2ª. Ed.

Nesta série de mensagens em Colossenes, de modo geral, a interpretação, das palavras gregas são pesquisadas no Olive Tree - Bible Study - RA Strong´s; Esword; Léxico do Novo Testamento - Gingrich & Danker , Ed. Vida Nova; Chave Linguistica do Novo Testamento Grego – Rienecker & Rogers, Ed. Vida Nova.

Pr. Domingos Mendes Alves

domingos.a@novaalianca.com

www.novaalianca.com

Ribeirão Preto – SP - Brasil

Abril de 2017