Resgate um tempo precioso!

NOVA ALIANÇA
Mensagens bíblicas
Série em Colossenses
A Toda-suficiência de Cristo
20a. Mensagem
17.12.2017
Pr. Domingos M. Alves

Colossenses 4.5.6

 

Mensagem: O verdadeiro cristão deve ser sábio e, assim, resgatar em sua agenda de vida, tempo para testemunhar e proclamar Jesus Cristo àqueles  que ainda não são discípulos de Cristo.

 

A. Recordando

Na 19a. Mensagem, Orar bem!, Cl 4.2-4, refletimos: Orar bem, entre outras virtudes na oração, envolve a perseverança e a vigilância e a gratidão na oração, e a perspectiva da eternidade (salvação eterna em Jesus Cristo).

 

B. Mensagem de hoje, 17.12 – Resgate um tempo precioso!, Cl 4.5,6.

Aproveitando que estamos às vésperas do Natal, pergunto: Você que é verdadeiramente discípulo de Jesus Cristo, que presente pretende comprar e oferecer?

Posso lhe dar uma sugestão? Compre um tempo precioso!

Comprar, tempo? Sim. Esta é uma das recomendações da Bíblia - palavra de Deus.

Mas, o “que” é, e “como” comprar tempo? E comprar, com qual finalidade?

Este é o nosso assunto nesta  20a. Mensagem, da série em Colossenses.

4.5 Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades. 6 A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.

 

Neste texto temos o desafio de se ter uma vida pública com as marcas do verdadeiro andar em Jesus Cristo, e com sabedoria divina em aproveitar as oportunidades para testemunhar e proclamar Jesus Cristo.

 

O verdadeiro cristão deve ser sábio e, assim, resgatar em sua agenda de vida, tempo para testemunhar e proclamar Jesus Cristo àqueles que ainda não são discípulos de Cristo.

 

Analisemos o texto de Cl 4.5,6, e os desafios divinos para a nossa vida pública.

 

I. Persiga um estilo de vida com sabedoria divina.

4.5 Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades.

Portai-vos (‘peripateō’) - comportar-se, andar, viver, ter um estilo de vida...

1.10a A fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado...

2.6 Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele.

 

4.5a Portai-vos com sabedoria... 

Com sabedoria (‘sophia’) - excelência mental, habilidade prático, no Espírito Santo, para  aplicar o conhecimento da vontade de Deus às situações da vida. Masson: “... mostra a direção que deve seguir e os padrões mediante os quais deve regular suas ações”.

 

1.9b ... Pedir que transbordeis do pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual. 10a a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado... (cf. 1.28; 3.16).

2.3 Em quem (Cristo) todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.

Jó 28.28 E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento.

Tg 3.13 Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras. [...] 17 A sabedoria, porém, do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.

 

O viver em sabedoria na vida privada e/ou  pública deve, entre outras coisas, ser um viver sem extremismos, sem barreiras extra-bíblicas e/ou antibíblicas – como por exemplo : as filosofías humanas, os legalismos religiosos, o misticismo e o ascetismo, conforme vimos nas mensagens no capítulo 2, de Colossenses.

 

Desafio: Tenha compreensão plena e clara da vontade de Deus e a habilidade espiritual de viver segundo a Sua vontade, em todas as áreas e circunstâncias da vida.

 

II. Expresse o viver com sabedoria divina para com “os de fora”

A. No viver com bom testemunho...

4.5 Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades.

São de fora (‘exō’), não são de dentro da porta, não são da “casa da fé”; estranhos, estrangeiros; não são da família de Deus.

1 Co 5.12 Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgais vós os de dentro?

1 Ts 4.12 De modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar.

1 Tm 3: 7 Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo.

 

Desafio: Cuide do testemunho da sua vida no espaço privado e público - seja com os da família da fé (“os de dentro”), e com os que, ainda, não são da família da fé (“os de fora”).

 

B. No pagar o preço para  redimir o tempo...

4.5 Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades.

Aproveitai (‘exagorazō‘), comprar de volta, redimir, libertar, resgatar da perda...

Este verbo ‘exagorazō‘ é usado, por exemplo, em Gl 3.13a Cristo nos resgatou da maldição da lei...

Cristo pagou o preço para nos resgatar da maldição da lei.

 

Aproveitai as oportunidades (‘kairos’), uma ocasião, isto é, tempo fixo ou apropriado...

Devemos “pagar o preço” necessário para dedicar tempo, e aproveitar bem o tempo com “os que são de fora”.

 

Ef 3.1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.

Ef 5.15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, 16 remindo o tempo, porque os dias são maus. 17 Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.

 

Desafio: Pague o preço  para ter tempo para investir a sua vida e as ocupações num testemunho positivo e atraente àqueles que ainda não são discípulos de Cristo.

 

C. No saber falar e responder...

6 A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.

A vossa palavra (‘logos’), palavra, discurso, fala...

Seja sempre agradável (‘charis’), aceitável, benéfica, prazeirosa, que tenha influência divina...

Temperada (‘artuō’), preparada...

Com sal (‘halas’) pura, penetrante, prudência...

 

Ef 4.29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.

Cl 3.8 Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. 9 Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos”

 

6 A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.

 

1 Pe 3.15 Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós.

 

Desafio: Saber falar e responder as questões e dúvidas, sobre vida e morte e eternidade, com respostas baseadas na mensagem no Evangelho de Jesus Cristo, no poder e na sabedoria divina demonstrada na cruz de Jesus Cristo (1 Co. 1.18-2.5; 15.1-4).

 

Conclusão

Neste texto vimos o desafio de se ter uma vida pública com as marcas do verdadeiro andar em Jesus Cristo, e com sabedoria aproveitar as oportunidades para testemunhar e proclamar Jesus Cristo.

Qual a sua resposta a este desafio divino?

 

O verdadeiro cristão deve ser sábio e, assim, resgatar em sua agenda de vida, tempo para testemunhar e proclamar Jesus Cristo àqueles que ainda não são discípulos de Cristo.

 

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

 

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).   

 

Bibliografia (utilizada como base da pesquisa nesta série de mensagens):

- Phillips, J. B., Cartas às igrejas novas. São Paulo: Vida Nova, 2ª. Ed. 1972.

- Pinto, Carlos Osvald Cardoso, Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento, 2ª. Ed Revisada e Atualizada, São Paulo: Hagnos, 2008.

- MacArthur, John F. Nossa Suficiência em Cristo – Três Influências Letais que Minam sua Vida Espiritual, São José dos Capmpos: Fiel, 1995.

- Martin, Ralph P., Colosseneses e Filemon – Introdução e Comentário. São Paulo: Mundo Cristão e Vida Nova, 1991.

- Meyers, Rick - E-sword HD.

- Schaeffer, Francis A., A Igreja do Final do Século XX – Teologia Prática 3, Brasília: Sião, 1998, 2ª. Ed.

- The Bible Knowledge Commentary, Walvoord, Jonh F.; Zuck, Roy B.; Dallas Theological Seminary. Logos Bible (usando a partir das mensagens de Out. 2017).

- Nesta série de mensagens em Colossenes, de modo geral, a interpretação, das palavras gregas são

pesquisadas: Olive Tree - Bible Study - RA Strong´s; Léxico do Novo Testamento - Gingrich & Danker , Ed. Vida Nova; Chave Linguistica do Novo Testamento Grego – Rienecker & Rogers, Ed. Vida Nova.

 

 

Pr. Domingos M. Alves

domingos.a@novaalianca.com

www.novaalianca.com

Ribeirão Preto, SP, Brasil

Dezembro 2017