Relações de trabalho em Cristo

NOVA ALIANÇA
Mensagens bíblicas
Série em Colossenses
A Toda-suficiência de Cristo
18a. Mensagem
12.11.2017
Pr. Domingos M. Alves

Colossenses 3.22-4.1

 

Mensagem: As relações de trabalho e produção daqueles que estão sob o Senhorio de Jesus Cristo, são norteadas pelas normas divinas e resultam no bem das partes envolvidas, e na glória do Seu Nome.

 

A. Recordando

Na 17a. Mensagem, dia 22.10,17, em Cl 3.20,21, sob o tema Pais e filhos com o “DNA” de Jesus Cristo, refletimos – Pais e filhos que “armazenam, expressam e transmitem” o pensar e o agir segundo Jesus Cristo, eles desenvolvem um relacionamento  em   amor e segurança  e satisfação mútua,  que glorifica o Seu Nome.

 

B. Mensagem de hoje, 22.10 - Relações de trabalho em Cristo, Cl 3.22-4.1

Neste sábado (11.11.2017), entrou em vigor no Brasil a lei da reforma trabalhista, aprovada em Julho.

A reforma altera mais de 100 pontos da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, conjunto das normas que rege as relações de trabalho no país. As mudanças trazem vantagens para patrões e empregados, mas vários pontos deverão ser objeto de controvérsia nos tribunais (www1.folha.uol.com.br, 11/11/2017).

Na história da humanidade nós encontramos vários modelos destas relações de trabalho, dos modos de produção. Principais modos de produção – forças produtivas (meios de produção + seres humanos), produção de bens e serviços, relações e distribuição...

Na época do Novo Testamento, como por exemplo, aqui em Cl 2.22-4.1, sob o Império Romano, nós temos o modelo Escravista, aonde os meios de produção (terras / instrumentos) e os trabalhadores escravos eram propriedade do senhor, assim como os produtos do trabalho. As relações eram de domínio e exploração (por parte dos senhores) e completa sujeição e negação (por parte dos escravos).

No Brasil, nós vivemos esta realidade no Brasil colônia e o império, e ainda hoje encontramos denúncias de trabalho escravo...

Mas, o modelo capitalista é o que temos, hoje, instituído no Brasil. Neste modelo encontramos relações assalariadas de produção (trabalho assalariado). De modo geral predominam duas classes principais – burguesia (chamada, elite)  x  assalariado (chamados, trabalhadores). O desenvolvimento da produção é primordialmente movimentado pela obtenção do capital, pelo desejo de lucros, pelo desfrute de produtos, bens e serviços.

O contexto em que o apóstolo Paulo e a Igreja de Colossos viviam era um contexto escravista... Nós vivemos num contexto capitalista...  Mas, o princípio bíblico (atemporal e universal) se aplica a todo e qualquer contexto e época...

As relações de trabalho e produção daqueles que estão sob o Senhorio de Jesus Cristo, são norteadas pelas normas divinas e resultam no bem das partes envolvidas, e na glória do Seu Nome.

3.22 Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. 23 Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, 24 cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; 25 pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas. 4.1 Senhores, tratai os servos com justiça e com equidade, certos de que também vós tendes Senhor no céu.

 

I. Servos, obedeçam em tudo aos seus senhores terrenos, 3.22-25

3.22a Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne...

Servos (‘doulos’), um escravo involuntário ou voluntário, que está em posição de sujeição ao seu senhor...

“Servos” – nos dias atuais, referência aos empregados, funcionários, assalariados etc. A todos aqueles que na relação de trabalho estão sob autoridade de outros.

Obedecei (‘hupakouo’), prestai atenção, estai submissos, segui... cf. 1 Pe 2.18-25; 1 Co 7.21-24; Ef 6.5-8.

O servo deve obedecer em tudo - não somente ao que é conveniente. “Obedecei em tudo” – tudo aquilo que não fere o caráter e a vontade de Deus...

Obedecei em tudo ao vosso senhor (‘kurios’) – aquele que tem autoridade, controle...; segundo a carne (‘sarx’) – senhor de natureza humana, gente...

“Aos seus senhores”... – “senhores”, hoje, referência aos empregadores, líderes, chefes executivos, gestores, gerentes etc.

Talvez, você já ouviu falar em Liderança 360 graus. Há pessoas que têm autoridade sobre você (estão acima de você, Norte) – seus chefes; há os que estão no mesmo nível que você (seus colegas – Leste e Oeste); e, há os que estão sob sua autoridade (seus subordinados, Sul).

Aqui nos referimos às pessoas que estão ao “Norte” da sua vida. Têm autoridade sobre você...

 

Como o servo deve servir?

22b ... Não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor.

Não servindo apenas sob vigilância (‘ophthalmoduleia’) – apenas quando você estiver sendo observado...

Visando tão-somente agradar homens (‘anthropareskos’) – ser agradador de homens, bajulador; conseguir o favor humano a qualquer custo...

Mas, servindo em singeleza (‘haplotes’) – sem dissimulação, com a intenção de ser visto; servir com verdadeira motivação, com sinceridade... – de coração (‘kardia’) – servir generosamente, intensivamente, dedicadamente, com zelo.

Temendo (‘phobeo’) ao Senhor – este é o princípio diretivo da vida cristã. Tema a Deus. Leve Deus a sério. Viva segundo as diretrizes divinas... cf. Pv 1.7.

Trabalhem com sinceridade, excelência, diligência e fidelidade, não somente quando o “senhor” estiver observando e ou quando o seu trabalho “aparecer”, tiver reconhecimento... Não seja bajulador, “puxa saco”, fingido...

Tenha como verdadeira motivação a consciência de que estás trabalhando para o Senhor dos “senhores” - 23 Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens; Aquele de quem receberás o retorno completo, a recompensa (‘antapodosis’) da herança (‘kleronomia’). O direito de gozar plenamente dos benefícios da vida celestial (2 Co 5.10) - 24 cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; e,  que fará justiça, pois não faz acepção de pessoas - 25 pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas (cf. Rm 2.9; Ef 6.9).

Servos (empregados, funcionários...) revestidos das virtudes divinas, colocam-se sob autoridade de seus senhores (empregadores, líderes, chefes...), e  desenvolvem seu trabalho com sinceridade, excelência, diligência e fidelidade, convictos de que acima de tudo estão servindo a Cristo.

 

II. Senhores tratem os servos com justiça e equidade, 4.1

4.1 Senhores, tratai os servos com justiça e com equidade, certos de que também vós tendes Senhor no céu.

Senhores (‘kurios’) aqueles que têm autoridade, controle...

Hoje, referência aos proprietários, empregadores, líderes, chefes executivos, gestores, gerentes...

 

Tratai (‘parecho’) os servos... – “tratar”, outorgar, prover, trazer para perto... (cf. Fm 15-18).

Na figura da Liderança 360 graus, os “servos” são os que estão ao seu “Sul” -  os que estão sob sua autoridade (seus subordinados).

 

Como os senhores devem tratar aqueles que estão sob a sua autoridade?

Com justiça e com equidade...

Justiça (‘dikaios’), tratar com respeito e dignidade; dar remuneração honesta; respeitar integralmente os méritos e os direitos dos servos, direitos dados pelo Deus Criador de receber justa porcentagem do fruto do seu trabalho (cf. 1 Co. 9.7-9; 1 Tm. 5.18).

Equidade (‘isotes’), obrigação de garantir a maior igualdade possível entre os que têm a mesma competência, fazem o mesmo serviço ou desempenham uma função de igual responsabilidade (cf. Pv 20.23); sem fazer acepção de pessoas...

4.1b ... Vós tendes Senhor no céu.

O que está no céu é o Senhor dos senhores, o verdadeiro Senhor, e não os “senhores segundo a carne”.

“Senhores” saibam que vocês têm um Senhor nos céus a quem prestarão contas... cf. Jó 31.13,14; Lc 3.8-14.

“Senhores” - proprietários, empregadores, líderes, chefes executivos, gestores, gerentes..., - revestidos das virtudes divinas tratam segundo o que é “direito e justo”, a todos que estão debaixo da sua autoridade, certos de que prestarão contas ao Senhor dos senhores.

 

Conclusão

Seja você servo ou senhor, empregador ou empregado,  liderando ou sendo liderado...

Mantenha sempre em mente...

24b ...  A Cristo, o Senhor, é que estais servindo.

Rm 14.7 Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. 8 Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor. 9 Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu: para ser Senhor tanto de mortos como de vivos.

As relações de trabalho e produção daqueles que estão sob o Senhorio de Jesus Cristo, são norteadas pelas normas divinas e resultam no bem das partes envolvidas, e na glória do Seu Nome.

 

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O que  Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

 

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

 

 

 

Bibliografia (utilizada como base da pesquisa nesta série de mensagens):

- Phillips, J. B., Cartas às igrejas novas. São Paulo: Vida Nova, 2ª. Ed.  1972.

- Pinto, Carlos Osvald Cardoso, Foco & Desenvolvimento no Novo Testamento, 2ª. Ed Revisada e Atualizada, São Paulo: Hagnos, 2008.

- MacArthur, John F. Nossa Suficiência em Cristo – Três Influências Letais que Minam sua Vida Espiritual, São José dos Capmpos: Fiel, 1995.

- Martin, Ralph P., Colosseneses e Filemon – Introdução e Comentário. São Paulo: Mundo Cristão e Vida Nova, 1991.

- Meyers, Rick - E-sword HD.

- Schaeffer, Francis A., A Igreja do Final do Século XX – Teologia Prática 3, Brasília: Sião, 1998, 2ª. Ed.

- The Bible Knowledge Commentary, Walvoord, Jonh F.; Zuck, Roy B.; Dallas Theological Seminary.  Logos Bible (usando a partir das mensagens de Out. 2017).

- Nesta série de mensagens em Colossenes, de modo geral, a interpretação, das palavras gregas são pesquisadas:  Olive Tree - Bible Study - RA Strong´s; Léxico do Novo Testamento - Gingrich & Danker , Ed. Vida Nova; Chave Linguistica do Novo Testamento Grego – Rienecker & Rogers, Ed. Vida Nova.

 

 

Pr. Domingos M. Alves

domingos.a@novaalianca.com

www.novaalianca.com

Ribeirão Preto – SP – Brasil

Novembro de 2017