Perigo - inimigo infiltrado!

Mensagens Bíblicas
"Vivendo pela fé”
Série em Romanos
37a. Mensagem
Pr Domingos M. Alves
15/01/2017

Rm 16.17-20

 

MENSAGEM: O cristão maduro espiritualmente permanece (crença e vida) na sã doutrina, e resisti aos falsos cristãos e mestres que infiltrados na igreja sutilmente agem contra o Evangelho e a Igreja de Jesus Cristo.

Introdução  

            1. Recordando

            No domingo, 08/01/16, na 36a. Mensagem, refletimos sobre "A quem honra, honra”, Rm 16.1-16, 21-24. Vimos que “reconhecer a vida e o ministério de pessoas que com amor servem a Deus, e a Sua obra por meio da igreja local, também, faz parte do viver em verdadeira espiritualidade em Jesus Cristo”.

 

            2. Hoje, 15/01/17 - 37a. Mensagem – Perigo - inimigo infiltrado! Rm 16.17-20.

            Por vezes o inimigo, de modo disfarçado se infiltra no contexto da igreja cristã.

            Jd 4a Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação... – Ou seja, estão no seio da igreja cristãs, como lobos disfarçados de ovelhas!

            16.17 Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles.

            Fp 3.2 Acautelai-vos dos cães! Acautelai-vos dos maus obreiros! Acautelai-vos da falsa circuncisão.

            O cristão maduro espiritualmente permanece (crença e vida) na sã doutrina, e resisti aos falsos cristãos e mestres que infiltrados na igreja sutilmente agem contra o Evangelho e a Igreja de Jesus Cristo.

 

 

                Hoje, nós seremos desafiados: reconhecer e saber lidar com os falsos cristãos; e, a perseverar no viver obediente a Deus, segundo a sã doutrina.

            Vejamos sobre as características dos falsos cristãos, e qual deve ser a postura do verdadeiro cristão.

 

I. Características dos falsos cristãos, 16.17,18.

            A. Agem para destruição da obra de Deus por meio da igreja, 17.

            17 ... provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendentes...

            Provocam divisões (‘dichostasia’, dissensão; derivado de ‘dichazo’, cortar em duas partes, rachar, partir,dividir) e escândalos (‘skandalon’, ofensa, causa de tropeço, armadilha, qualquer impedimento colocado no caminho que faz a pessoa tropeçar ou cair), em desacordo com a doutrina que aprendestes – Ef 4.20-24; At 4.42.

            Fp 3.2 Acautelai-vos dos cães! Acautelai-vos dos maus obreiros! Acautelai-vos da falsa circuncisão.

            Jd 18 ... No último tempo, haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias paixões. 19 São estes os que promovem divisões, sensuais, que não têm o Espírito.

            Agem com falsidade doutrinária e atitudes pecaminosas.

 

            B. Servem a si próprios, 18a

            18a Porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre...

            Ventre (‘koilia’, seus próprios interesses, vivem para os seus próprios apetites prazeres... ventre).

            Fp 3.18 Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. 19 O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infámia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas.

            Vivem para seus próprios interesses e prazeres, procurando fazer da “piedade fonte de lucro”  (1 Tm 6.5b).

 

            C. Enganam o coração dos incautos, 18b.

            18b ... e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos...

            Suaves (‘chrestologia’, belas palavras, discursos bem articulados)  e lisonjas (‘eulogia’, louvor, fala agradável, mas falsa)...

            Enganam (‘exapatao’, iludem, Rm 7.11) o coração dos incautos (‘akakos’, ingênuos; que são crédulas não discernindo o falso ensino, o engano),

            Jd 16 Os tais são murmuradores, são descontentes, andando segundo as suas paixões. A sua boca vive propalando grandes arrogâncias; são aduladores de outros, por motivos interesseiros.

            Mt 7.15 Acautelai-vos dos falsos profetas, que se apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.

           

            De modo sutil e com fala mansa e agradável atraem e conduzem para o erro doutrinário e de conduta.

 

            D. São servos a serviço de Satanás, 20a

            20 E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás.

            Esmagará (‘syntripsei’; ‘syntribo’, colocar Satanás debaixo dos pés, como um derrotado, conquistado)... Cf. Gn 3.5; Mt 16.18.

            Tais obreiros agem como servos de Satanás...

            2 Co 11.13 Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. 14 E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. 15a Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros da justiça...

            Tais falsos cristãos e ou falsos mestres, agem como servos de Satanás...

 

II. A postura do verdadeiro cristão, 16.17,19,20

A. Crê, tem convicçãoe firmeza na sã doutrina, 17, 18

17 ... que noteis bem...; afastai-vos deles (2 Jo 9-11; 1 Co 5.11-13).

            Fp 3.2 Acautelai-vos dos cães! Acautelai-vos dos maus obreiros! Acautelai-vos da falsa circuncisão.

18 ... enganam o coração dos incautos.

1 Co 14.20 Irmaõs, não sejais meninos no juízo; na malícia, sim, sede crianças; quanto ao juízo, sede homens amadurecidos.

Juízo (‘phesin’, ‘phren’, referente ao pensamento, compreensão; faculdade de perceber e julgar), sede homens amadurecidos (‘teleios’, adultos, maduros aquilo que atingiu o seu alvo...).

Ef 4.13 Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo. 14 para que não sejamos mais como meninos, agitados de um lado para o outro e levados por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.

 

Desafio: ore, leia, estude, pratique a Bíblia – palavra de Deus, e com amor zele pela sã doutrina e sã conduta segundo Cristo.

 

B. Vive na obediência da fé, 19a.

19a Pois a vossa obediência (‘hypakoe’, sujeição, submissão, obediência em resposta ao evangelho de Jesus Cristo... ) é conhecida por todos...

1.5; 15.18; 16.26.

Jo 8.31 Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos.

Mt 28.20a Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado...

 

Desafio: tome a decisão de viver, em todas as áreas e circunstâncias da tua vida, segundo os ensinamentos de Jesus Cristo. Observe os bons modelos na vida cristã – Fp 3.17b ... observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós.

3 Jo 11 Amado, não imiteis o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus.

 

C. Compromete-se com o viver que agrada a Deus, 19b

19b ... e quero que sejais sábios para o bem e símplices para o mal.

Sábios (‘sophos’, agir segundo os melhores planos e meios...) para o bem (tudo que é segundo o caráter / vontade de Deus) e símplices (‘akeraios’, puro, sem malícia) para o mal (tudo que é em desacordo com o caráter / vontade de Deus).

19b ... Quero que sejais proficientes no bem, mas nem sequer principiantes no mal (J. B. Phillips).

Lembras-te do conflito mencionado pelo apóstolo Paulo em Rm 7? 7.19 Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero esse faço.

Mas, no final de Rm 7, e no capítulo 8, nós encontramos a resposta de que Jesus Cristo, no andar no Espírito Santo, nós temos todos os recursos para viver na prática do bem, e rejeitar o mal.

Desafio: Busque na vida em oração, na dependência do Espírito Santo, o viver na prática do bem (em Cristo torne-se um expert na prática do bem; não do mal)

 

Conclusão

            O cristão maduro espiritualmente permanece (crença e vida) na sã doutrina, e resisti aos falsos cristãos e mestres que infiltrados na igreja sutilmente agem contra o Evangelho e a Igreja de Jesus Cristo.

Jd 3b ... Exortando-vos a batalhardes,diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.

 

(Notas da língua grega, são do Strong’sNumber do Oliver Tree Biblle; e Chave Liguistica do Novo Testamento Grego, Rienecker e Rogers, Ed. Vida Nova).

 

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

 

Pr. Domingos M. Alves

domingos.a@novaalianca.com

www.novaalianca.com

Ribeirão Preto - SP

Janeiro 2017