A quem estamos seguindo?

Mensagens Bíblicas
Marcos 8.34-38
Pr Rodrigo Silva
04/09/16

Marcos 8.34-38

Introdução

Saber quem estamos seguindo é muito importante.

Quando sabemos a quem seguimos, sabemos onde vamos chegar. Qual será o ritmo da caminhada. Por qual caminho teremos que ir.

O que te trouxe aqui? Quais são as suas expectativas ao entrar na igreja?

A pregação? E uma boa pregação.  A música? E uma boa música.  Uma pessoa? E boas pessoas.

Não sou contra nada disso, pelo contrário, também aprecio, mas isso é fundamental para você?

Saber atrás de quem e do que estamos também nos ajuda a descobrir a quem estamos seguindo.

NÓS SEGUIMOS O HOMEM QUE CARREGOU A CRUZ NAS COSTAS. Bill Lawrence

UM HOME M CARREGANDO UMA CRUZ SÓ TEM UMA EXPECTIVA: A MORTE. Bill Lawrence

Então eu espero que você esteja seguindo a Jesus e esteja disposto a morrer.

Mas fique calmo, não espero que você saia daqui e construa uma cruz se pendure nela e fique lá até morrer.

Eu espero que você esteja disposto a colocar na cruz o seu coração e deixar que ele seja transformado por Jesus.

Contexto

Não é de hoje, que pessoas seguem a Cristo com a expectativa errada. Não é de hoje que as pessoas seguem a pessoa errada.

O evangelista Marcos, Inspirado pelo Espírito Santo de Deus, vai mostrar como até discípulos verdadeiros podem seguir a Jesus com a motivação errada. Desta forma então acham que estão seguindo o Cristo, mas seguem a eles mesmos.

O texto de hoje é antecedido por passagens que são importantes para nós, eu nos ajudam a compreender a fala de Cristo nesse momento.

·        No capítulo 6. 30-44 Jesus alimenta cinco mil homens com 5 pães e 2 peixes

·        No capítulo 6. 45-52 Jesus caminha sobre o mar.

·        No capítulo 6. 53-55 muitas pessoas eram curadas somente tocando nas vestes de Jesus.

Mesmo vendo todos esses milagres eles ainda não compreendiam a quem estavam seguindo. 6.52 e 7. 18-21. Eles estavam com coração endurecido.

·        No capitulo 7. 24-30 Jesus expulsa o demônio de uma menina que não era judia.

·        No capítulo 7. 31-37 Jesus cura um surdo gago

·        No capítulo 8. 1-8 Jesus alimentou 4 mil homens com 7 pães.

E mesmo assim eles ainda não enxergavam e nem compreendiam o Mestre. 8.14-21. Eles estavam com coração endurecido.

 

Nascer em um lar religioso não faz de você uma pessoa com o coração quebrantado. Exemplo os fariseus. 8.10-13.

Ver e participar de todos os milagres de Jesus na faz de você uma pessoa com o coração quebrantado. Exemplo o cego de Betsaida 8. 22-26.

Saber e dizer verdades à respeito de Jesus não faz de você uma pessoa com o coração quebrantado. Exemplo Pedro 8.27-33.

A não compreensão dessas Obras de Deus pode demostrar que você possui um coração endurecido e não quebrantado.

Se você seguiu a Jesus por causa dos milagres, das sensações, da posição... Você não entendeu nada.

Mas não se preocupe os discípulos também não e por isso Jesus vai explicar tudo para eles.

 

Desenvolvimento

 

Ele mesmo diz:

Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.

Essa frase de Jesus nos ajuda a responder que nós estamos seguindo. Mas para termos uma avaliação mais detalhada precisamos olhar o restante do texto.

Vamos olhar as afirmaçõesde Jesus para saber se estamos realmente entendo quem estamos seguindo.

Quero olhar para 3 verbos desse texto e ver quais as expectativas aqueles que decidem seguir a Jesus devem ter.

 

Essa primeira parte é a única opcional. Jesus não obriga ninguém a segui-lo, nós não somos obrigados a seguir Jesus.

Os pais não devem obrigar seus filhos a seguir a Cristo, isso deve ser uma opção deles quando eles tiverem condições de decidir por si só. Enquanto isso os pais devem levar seus filhos nos caminhos do Senhor e ensiná-los a obedecer a Deus e quando entenderem decidir seguir a Cristo.

 

Agora, uma vez que voluntariamente a pessoa decidiu seguir a Jesus, ela não tem mais opções.

 

1.     Ele precisa se negar.

Uma vez que nós decidimos vir após Cristo, trilhar os seus passos e ser pequenos cristos, a partir daí nós não temos mais opção a não ser obedecer e negar-se a si mesmo e esta é uma ordem que Jesus nos dá.

Este é um verbo que está no imperativo, estes verbos expressão a intenção de quem da à ordem, ou a proibição, ou conselho, aquilo que quem está falando espera que aconteça. Os próximos três verbos estão neste modo verbal, negar, tomar a cruz e seguir.

Este processo de negar-se ele é gradativo, porem ininterrupto não pode ser como as dietas que nós fazemos.

Devemos fazer isto diariamente nossa carne clama a todo o dia e por todo ao dia para que façamos o desejo dela e não o de nosso Mestre.

Negar-se a si mesmo é algo que eu e você devemos fazer e não é um ato que alguém pode fazer por nós, mas eu e você devemos matar o nosso eu, aquele que grita dentro de nós e muitas vezes se exterioriza em ações que nos envergonha ou não.

O verso 35 é muito claro: Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á.

Eu e você temos sempre a sensação de que esta vida que levamos hoje é a melhor e que tudo de bom que eu posso conseguir esta aqui nesta existência, vivemos como se a vida que temos hoje fosse um fim em si mesma, e não é.

Não queremos sair muitas vezes da nossa zona de conforto achamos que estamos neste mundo para sermos felizes e esta não é a razão pela qual nós fomos criados e salvos, segundo Efésios 1:4 a 12 4 a 12 nos somos salvos e criados para o louvor da glória de Deus. 

Muitas vezes eu e você dizemos frases do tipo: mas eu não gosto assim, mas eu quero assim, eu só faço o que quero e gosto, percebe como o eu fala mais alto, mas Jesus nos fala: negue-se a si mesmo, quer ser meu discípulo negue-se.

Podemos ver um exemplo disto neste texto mesmo, quando Pedro diz que Jesus é o Cristo, logo em seguida tomado talvez por uma soberba muito comum em Pedro e muitas vezes em nós e impulsionado por Satanás ele quer repreender a Jesus dizendo que Ele não deveria morrer.

Um bom exemplo de negação de si mesmo o de George Miller, ele quando entrevistado por alguém que escrevia a sua bibliografia foi lhe perguntado como ele conseguiu viver daquela maneira de forma tão simples e tão altruísta? Ele respondeu: é que um dia George Miller morreu para George Miller.

O apostolo Paulo traduz isto da seguinte maneira:

Gálatas 2:19Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo;

20logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.      

Em outras palavras é isto que Paulo esta dizendo eu me neguei eu morri para mim mesmo eu tomei a minha cruz e segui a Jesus.

 

2.     Ele precisa tomar a sua cruz.

A cruz nos tempos de Jesus não era como é em nossos tempos, hoje as pessoas usam um crucifixo de ouro pendurado no pescoço como um enfeite, fazem tatuagem de cruz, enfim hoje virou uma símbolo de enfeite as pessoas usam por causa da aparência, por que é bonito.

 

Na época de Jesus a cruz era sinônimo de vergonha, humilhação e morte. Iam para a cruz aqueles homens que haviam cometido grandes delitos para com a sociedade ou aqueles que o governo achava que tinham que ir.  Se levantar contra o governo na época poderia lhe mandar para a cruz.

 

Jesus é colocado em uma cruz e nós sabemos por que e por causa de quem, Nele foi achado pecado, Ele não cometeu pecado nenhum, mas mesmo assim ele foi para a cruz por mim e por você. Por esta razão que Ele diz que se quisermos segui-lo temos que pegar a nossa cruz. É o que Jesus espera de seus discípulos, tomar a nossa cruz e se identificar com Jesus. Este é um ato doloroso e penoso para todos nós, mas para ser discípulo de Jesus temos que pegar a nossa cruz.

Cruz é morte é onde temos que colocar o nosso EU, os nossos desejos as nossas vontades é onde você se quebranta. É na cruz que que temos vida.

Nossa expectativa muitas vezes é como a dos discípulos, eles buscavam coroa mas Cristo lhes chamou para Cruz.

Talvez você espera receber, mas Ele lhe chama para dar.

E não pense que a sua cruz é o seu pai ou a sua mãe, a sua sogra.

A sua cruz é a sua identificação com a vergonha da cruz de Cristo com o sofrimento dela o verso 38 nos alerta que a vergonha da cruz de Cristo nesta era terá um preço muito alto na era vindoura.

Aqueles que se negam e pegam a sua cruz são os que seguem a Jesus.    

 

3.     Ele precisa seguir a Jesus

A luz de texto a ultima característica de um discípulo de Jesus é esta segui-lo e ela parece ser redundante, mas não é, alguém pode acompanhá-lo como Judas fez e como muitos outros fizeram. Hoje em dia temos muitos amigos do evangelho que acompanham a Cristo mas não se identificam com Ele.

Você pode viver uma vida de negação a si mesmo, vivendo em um mosteiro ou convento, se negando todos os desejos do seu corpo, até aqueles que Deus não proibiu e mesmo assim não ser um discípulo de Jesus.

Você pode carregar uma cruz pesadíssima na sua vida com inúmeros episódios de sofrimento e mesmo assim não ser um discípulo de Jesus.

E agora você pode estar pensando: então é impossível ser discípulo de Jesus, o que eu devo fazer para ser discípulo de Jesus? Como consigo compreender o que é ser discípulo de Jesus.

A receita é simples: negue-se, tome a sua cruz e SIGA A JESUS.

Este siga a Jesus, não um simples siga as placas ou siga o carro da frente, quando a qualquer momento você pode decidir não fazer mais e tomar outro caminho. Não existem atalhos ou rotas alternativas.

Está palavra traz a ideia de: 

Segue a alguém que precede, juntar-se a ele como seu assistente, para acompanhá-lo.

É juntar-se a alguém como um discípulo, tornar-se ou ser seu discípulo.

É apoiar o seu partido.

Este seguir a Jesus é seguir sem titubear sem pestanejar é ir onde o mestre mandar.

 

Se você tem acompanhado a Jesus de perto, tem se negado lutando com você mesmo quando faz algo de desagrada a Deus. Se você vive buscando seguir a vontade de Deus, então você é um discípulo de Jesus.

Caso você não esteja agindo assim há tempo, está é a oportunidade que Deus esta te dando não a desperdice.

Agora se você não tem vontade de fazer nada disto saiba que o verso 38 é verdadeiro.

Com quem você tem se identificado: com os que foram ou com os que ficaram.  

 

Deus está convidando a todos para seguir Jesus.  Se você aceitar saiba que:

Nós não estamos no mundo para fazer a nossa vontade. Precisamos nos negar e fazer a vontade daquele que seguimos.

Nesse momento Jesus não nos oferece uma coroa mas sim uma Cruz. Quebrante o seu coração através da Cruz de Cristo.

Nós sempre seguimos alguém. Então decida seguir a Jesus.

NÓS SEGUIMOS O HOMEM QUE CARREGOU A CRUZ NAS COSTAS. Bill Lawrence

UM HOME M CARREGANDO UMA CRUZ SÓ TEM UMA EXPECTIVA: A MORTE. Bill Lawrence