Graça

Lucas Messias
Tito 2.11-15
24/04/2016

 

A Carta escrita por Paulo ao seu discípulo Tito que estava na ilha de Creta, como o ministério de Paulo foi breve na ilha seu discípulo ficou encarregado de cuidar dessas primeiras igrejas que estavam se iniciando na ilha.

Paulo tinham o propósito de instruir Tito sobre o futuro de seu ministério e do ministério das igrejas de Creta e instrui também a preparação de uma liderança capaz de defender a igreja de ataques de judeus e de liderar a igreja em uma cultura de inércia entre os cretenses. Em outras palavras podemos afirmar que o propósito da carta era:

 

“Guiar Tito no papel de levar a Igreja cretense a maturidade por meio de desenvolvimento de liderança e promoção de um estilo de vida condizente com a doutrina cristã.”

Carlos Oswaldo Pinto

            No início do capitulo 2 Paulo dá instruções quanto a pratica de diversos grupos da igreja, homens, mulheres, jovens e trabalhadores e esses grupos deveriam ser instruídos por Tito a ter uma conduta ética. Mas baseado em que?

Baseado na Graça Salvadora e suas implicações, ensino e esperança...

 

Nós pecadores necessitamos da manifestação da Graça de Deus que, através de Cristo, transforma nossa vida presente, educando-nos a renunciar nossas impiedades e viver piedosamente, na esperança da manifestação da Gloria de Deus.

 

Manifestação da Graça de Deus

Tt 2:11 Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens,

 

A Graça se demostra disponível a todos os homens.

Origem da Graça: DEUS

Natureza da Graça: SALVADORA

Extensão da Graça: A TODOS OS HOMENS

 

A Graça Salvadora alcança todos os Homens sem acepção, mas não a todos os homens sem exceção.

Pois se falarmos que a graça de Deus alcança a todos sem exceção, entramos em uma heresia chamada de salvação universal que afirma que o todos os homens serão salvos. Todos nós já escutamos esse tipo de heresia ser afirmada em nossa sociedade, e a frase mais clássica é: “Todos os Caminhos Levam a Deus”.

 

O que a Graça de Deus faz é romper todas as barreiras, ela derruba todos os preconceitos, atinge todos os grupos sociais: Jovens, Homens, Mulheres, Idosos, Servos e Senhores.

 

E assim como toda a manifestação, ela provoca uma mudança, em nosso caso mudança de pensamento, de vida e de propósito:

 

Educando a Renegar Pecados

Tt 2:12a ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente,

 

“Ser cristão é estar matriculado na escola da Graça”

Hernandes Dias Lopes

 

A primeira matéria é renegar a impiedade e renegar paixões mundanas.

Renegar significa: abandonar (ideias, crenças, religião); renunciar; descrer; rejeitar; repudiar; repelir

 

Renegar a Impiedade: significa renegar tudo o que literalmente nos afasta de Deus. O Ímpios é aquele que não leva Deus em conta, não descansa em Deus, não busca a Deus. E a impiedade é tudo que rejeita a Deus. Dessas coisas devemos renegar, pois por natureza somos ímpios.

 

Renegar as paixões mundanas: As paixões mundanas, são filhas de uma vida de impiedade, frutos de um relacionamento errado com Deus. Uma Paixão descreve uma falta de noção.

Paixão significa: Sentimento intenso e geralmente violento (de afeto, ódio, alegria, etc.) que dificulta o exercício de uma lógica imparcial.

 

Em uma explicação simples, paixão mundana está se referindo aos prazeres desordenados que busca poder e possessão...

 

Devemos então nos quebrar, pois renegar uma natureza é renegar a um prazer nosso e sendo assim extremamente difícil. Significa mudança de hábitos. E não quero dizer somente de algo visível, hábitos que são observáveis. Mas mudar nossa forma de pensar e ver o mundo.

Quando aprendemos uma língua estrangeira, essa talvez seja a maior dificuldade para conseguir ser fluente. Pois agora temos que emergir na língua e pensar inclusive na língua que queremos melhorar.

Da mesma forma nos queremos aprender a Graça, então devemos imergir em uma vida de Graça, ou seja, sem Pecado! Devemos renunciar a nós mesmos e abandonar não só hábitos mas forma pelo qual pensamos.

Não pode mais existir, “Eu Acho que é assim...” Devemos substituir para “Como Deus acha que deve ser?. Deixando de ser conclusivo em nós mesmos e nos submetermos a vontade. De Deus(Sua Palavra).

Devemos colocar um freio em nossa impulsividade é sempre avaliar para ver se estamos agindo em nós mesmos ou na Graça de Deus.

 

 

Educando a Viver: de forma separada

Tt 2:12b ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente,

 

A vida agora deve ser vivida como o texto nos ensina. Lembrando que estamos na escola da Graça, e ao passar pela matéria de renegar pecados devemos fazer sua continuação, viver separado.

 

Primeiro de tudo devemos saber onde devemos viver, é Paulo apresenta que os cretenses deveriam viver no Tempo Presente, o que ele quer afirmar é que eles não deveriam simplesmente fugir dos problemas mas saber lidar com eles. Não em conformidade com o Mundo. Não viver para o mundo. Não segundo os padrões do mundo. Não significa aceita-los, saber lidar com pecados não é aceitar que vc vive pecando, mas saber lidar com as dificuldades que atualmente o mundo coloca e como vencer na graça de Deus. Dependendo de Deus.

 

Quero aqui dar o exemplo dos Monges, pois não entenderão nada sobre o viver presente, eles fugiram do mundo atual para buscar uma vida de pecado.

Separados do mundo para viver uma vida longe do pecado. Mas devemos lembrar que o pecado está no coração do homem.

 

E agora o Apóstolo traz um desafio de vivermos hoje considerando 3 áreas, sensata, justa e piedosamente.

Sensata, nos desafia ao auto controle, uma vida controlada. Entendermos a maneira correta de lidar conosco mesmo.

Justamente, nos desafia a não nos colocarmos acima de ninguém, nem tenta diminui-los. Sabendo como deve ser o correto relacionamento com o próximo, e o papel devido de cada um.

Piedosamente, nos desafia a ter um relacionamento correto com Deus. Não é utilizar da Graça de Deus que nos perdoa de pecados como um passe livre para o pecado. Mas entender que essa mesma Graça quer nos ensinar a ter uma vida e conduta ética.

 

A Graça de Deus quer provocar em nós hoje uma mudança.

Essa mudança como vimos não é uma fuga e sim o aprender a nos controlar, aprender a ter um relacionamento correto com o próximo e ainda ter uma base sólida em Deus.

Vou utilizar do exemplo de finanças, essa área muitas vezes exige um domínio próprio muito grande, pois nossa cultura está embasada no crédito, desfrute hoje e pague amanhã.

Onde está a vida sensata de auto controle?

Seu colega de trabalho está tomando uma decisão errada mesmo você o instruindo. Saiba seu papel e seu lugar na empresa tome atitudes de forma justa. Não perca a cabeça entende até quando você pode ir.

Nassa vida deve ser vivida na piedade a Deus, adorando e reverenciando com nossas atitudes o único capaz de nos salvar.

 

Educando a viver: uma vida de Esperança

Tt 2:13 aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,

Tt 2:14a que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras.

 

Viver hoje na expectativa da manifestação da Glória.

Vivemos na esperança do Cristo que veio e nos salvou, retornará em glória e trará justiça e paz.

 

Hb 12:2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.

 

Em Empresas nós definimos os alvos anuais, nossas metas. Mas em empresas essas metas só são alcançadas mediante ao nosso trabalho.

O Objetivo que Deus nos manda ficar atento não depende de nós, é uma promessa que ele mesmo cumprirá. Devemos portanto esperar! E descansar em Deus...

 

Você espera a volta de Cristo? Aqui vai 3 perguntas de o Pr. John Piper faz, ao pregar sobre Tito 2.11-15:

·         Sua mente frequentemente retorna a verdade de que Cristo irá voltar?

·         Quando sua mente retorna a essa verdade, ela fica esperançosa ou pede para Jesus esperar mais um pouco?

·         Você ora para que Jesus volte?

 

3 possíveis explicações para uma resposta negativa ao retorno de Cristo:

·         Você confia que Jesus e seu Salvador, mas não foi ainda ensinado sobre sua segunda vinda.

·         Você confia que Jesus e seu Salvador, mas seu coração está distante e não sente a algum tempo que Cristo é o centro de sua vida. Você talvez tenha falhado na sua fidelidade a Deus.

·         Talvez você ainda não confia que Jesus é o salvador para o seu pecado. Você precisa desesperadamente se entregar a Cristo.

 

Educando a Viver: Formação de Um Povo, Dele e Para Ele

Tt 2:14b que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras.

 

...Tornando-se puros e zelosos na pratica do Bem como povo purificado de Deus.

O texto trata de um viver presente que olha para o futuro e anseia pela manifestação da Gloria de Deus, renunciando pecados e vivendo no tempo presente!

Deus quer que desfrutem também do viver puro como um povo! A Graça nos atinge e nos purifica para sermos esse povo DE DEUS!

Esse Povo não é da igreja, é DE DEUS. Ele purifica o povo PARA SI e somos povo TODO de DEUS!!!

Para DEUS e DE DEUS.

 

Zeloso de Boas Obras, As obras não nos salvam mas elas são as marcas de uma salvação e quanto Paulo afirma que Deus quer o povo de Deus seja zeloso de boas obras ele está se referindo ao nosso coração diante das boas obras: entusiasmo pelas boas obras.

O alvo não é as boas obras mas ser um povo que busca intensamente e de todo o coração as boas obras por que elas são o reflexo da Graça operando em nossa vida!

 

Devemos viver Intensamente para aquele que Morreu de forma sacrificial por Nós!!!

A Graça nos Educa, a ter novos gostos, nova disposição, Um Prazer para as Boas Obras.

 

Manifestantes da Graça de Deus

Tt 2:15 Fala estas coisas, exorta e repreende com toda autoridade. Ninguém te despreze.

 

Paulo agora fecha o assunto e ordena que Tito ensine tudo aos cretenses.

Ensino:

Tito deveria ensinar o Ensino da Graça e as implicações na conduta Crista. Sabendo que a Graça de Deus é salvadora e que os cristão agora deveriam abandonar seus pecados e viver no presente de forma sensata, justa e piedosa!

Esperando a Manifestação da Gloria de Deus e Vivendo hoje como Povo separado e purificado, que tem um coração pulsante nas boas obras.

 

 

Maneira:

Paulo afirma a Tito como deveria ensinar:

·         Falar: Com toda Autoridade (PALAVRA DE DEUS)

·         Exortar: Com toda Autoridade (PALAVRA DE DEUS)

·         Repreender: Com toda Autoridade (PALAVRA DE DEUS)

 

2Tm 3:16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;

 

Rejeição:

Agora diante do ensino da Palavra Tito deveria ser instruído de que a rejeição não era pessoal mas sim uma rejeição a palavra e a Graça de Deus.

Tito como falamos tinha que enfrentar os falsos profetas dentro da igreja que provavelmente não aceitariam a pregação de Tito. Tito antes de pregar deve ter em mente a premissa de pregar a Palavra de Deus, e saber que não estariam o rejeitando mas rejeitando a própria palavra de Deus.

 

2Co 5:20 De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus.

 

Deus Manifestou sua Graça em nossa vida para nos Salvar!

Essa mesma graça nos educa a uma vida de renunciar o Pecado e Viver para Deus de forma sensata, justa e piedosa, esperando a Manifestação da Gloria de Deus, e desfrutando de uma vida de povo exclusivo de Deus.

 

Agora Somos chamados também a pregar com toda a Autoridade, da palavra de deus! Sabendo que Deus está conosco, e que pessoas não nos rejeitam mas sim a Verdade Absoluta de Deus!

 

Nós pecadores necessitamos da manifestação da Graça de Deus que, através de Cristo, transforma nossa vida presente, educando-nos a renunciar nossas impiedades e viver piedosamente, na esperança da manifestação da Gloria de Deus.