Consolem o meu povo

Isaías 40-48
Pr. Domingos M. Alves
11/12/16

 

Isaías 40-48

 

O capítulo 40 começa a segunda parte do livro do profeta Isaías. Nestes capítulos encontramos promessas...

...promessas de restauração da nação de Israel (40-48), da vinda do Messias (49-53), e das bênçãos milenares (58-66).

Cap. 39 termina com a profecia sobre o exílio na Babilônia... (Contexto de crise espiritual, moral, política, econômica e social)

... Cap. 40 começa com a mensagem: Consolem o meu povo...

Em momentos de crise

 temos a tendência de olhar para o passado com culpa, pesar ... -

1.3b ... Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende. 4a Aí desta nação pecaminosa, povo carregado de iniquidade, raça de malignos, filhos corruptores; ...

Em momentos de crise

 temos a tendência de

"baixar os olhos" e expressar - 

Is 49.14 o Senhor me desamparou, o Senhor se esqueceu de mim.

Em momentos de crise

 temos a tendência de

temer o futuro -

40.26aLevantai os olhos e vede. Quem criou estas coisas? ...

Mensagem:

Deus é grande em bondade e poder, e nos concede esperança e consolo, e promessas de livramento em meio aos conflitos e crises em geral.

Diante da culpa e ou pesar pelo passado, dos conflitos internose dos desafios do futuro, precisamos nos firmar em quatro revelações divinas.

I. Deus não abandona aquele que O busca, 41.8,9,17

II. Não devemos temer crises e ou desafios, 41.10,13,14; 43.1,2

III. A idolatria é vã, 41.21-24

IV. Deus é presente e transformador, 41.18-20; 43.5

 

I.                 Deus não abandona aquele que O busca, 41.8,9,27

 

Is 41.17Os aflitos e necessitados buscam águas, e não as há, e a sua língua se seca de sede; mas eu, o SENHOR, os ouvirei, eu, o Deus de Israel, não os desampararei.

 

Deus não abandona aquele que O busca, 55.1-13

Hb 13.5 Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.

 

II.              Não devemos temer crises e desafios, 41.10,13,14; 43.1,2

 

Is 41.13 Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo. 14 Não temas, ó vermezinho de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu Redentor é o Santo de Israel

 

Não devemos temer crises e desafios.

Hb 13.6 Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?

 

III.          A idolatria é vã, 41.21-24,29

 

Is 42.8 Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura(cf. 40.25)

 

Is 40.18 Com quem comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com ele? 19 O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro e cadeias de prata forja para ela. 20 O sacerdote idólatra escolhe madeira que não se corrompe e busca um artífice perito para assentar uma imagem esculpida que não oscile

1 Co 10.19 Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor? 20 Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios.

 

A idolatria é vã.

Hb 13.5 Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.

... avareza- Ef 5.5; Cl 3.5

 

IV.         Deus é presente e transformador, 41.18-20; 43.5

Is 41.18 Abrirei rios nos altos desnudos e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em açudes de águas e a terra seca, em mananciais. 19 Plantarei no deserto o cedro, a acácia, a murta e a oliveira; conjuntamente, porei no ermo o cipreste, o olmeiro e o buxo, 20 para que todos vejam e saibam, considerem e juntamente entendam que a mão do SENHOR fez isso, e o Santo de Israel o criou.

 

Is 43.5 Não temas, pois, porque sou contigo; trarei a tua descendência desde o Oriente e a ajuntarei desde o Ocidente

 

Deus é presente e transformador

 

Mt 12.18 Eis aqui o meu servo, que escolhi, o meu amado, em quem a minha alma se compraz. Farei repousar sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará juízo aos gentis. 19 Não contenderá, nem gritará, nem alguém ouvirá nas praças a sua voz. 20 Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega, até que faça vencedor o juízo. 21 E, no seu nome, esperarão os gentios (cf. Is 42.1-4).

 

Figuras de fragilidade, de ausência de vitalidade...

Jesus Cristo em sua misericórdia, seu amor- liberta, salva, perdoa, transforma, cura...

Is 42.6b,7 ... te farei mediador da aliança com o povo e luz para os gentios; para abrires os olhos aos cegos, para tirares da prisão o cativo do cárcere, os que jazem em trevas.

 

Conclusão

Deus é grande em bondade e poder, e nos concede esperança e consolo, e promessas de livramento em meio aos conflitos e crises em geral.

 

Desafio:

Is 42.1b ... pus sobre ele o meu Espírito, e ele promulgará o direito para os gentios.

Promulgará - mostrará, tornará manifesto...

Direito (doutrina, v.4) - reto, regras e estatutos... (Is 8.9-22; Mt 11:28-30)

Que diante das crises, desafios, ..., todo o verdadeiro discípulo deJesus Cristo, no Espírito Santo vivencie e proclame Jesus Cristo e a palavra de Deus.

O Servo do Senhor, Jesus Cristo - Messias, é o revelador e autor da verdadeira justiça e libertação e transformação e consolação, baseada no conhecimento do Deus único e verdadeiro.