Tudo isso tenho obedecido...

Mensagens Bíblicas
Lucas M. Messias
02/10/2016

Marcos 10.17-27

 

Hoje estudaremos sobre a salvação e sobre a realidade de depender de Deus, e veremos que...

 

Só Deus Salva, e só Ele é Deus.

 

Os discípulos precisam abandonar a confiança nas riquezas e na justiça baseada em obras como garantias de entrada no Reino. Carlos Oswaldo Pinto

 

Deus é Deus e eu não sou.

John Macarthur

 

 

1 - O Homem quer a Salvação. (17-20)

 

     Para entender bem quem era o jovem vamos olhar para textos que são paralelos, Mt 19.16; Lc 18.18

     Ele era um Homem de Posição, ou seja, ele tinha alguma autoridade, mesmo assim toma uma atitude humilde de correr e se ajoelhar diante de Jesus.

     Esse Homem é sincero em sua busca, e ele acerta em cheio quando pergunta PARA Jesus.

     Porem, o homem se apresenta superficial:

·         Sua pergunta está indicando que sua mentalidade é voltada para as obras, o que significa que ele cria que ao fazer alguma coisa receberia a vida eterna. 

·         E ele chama Jesus de "Bom Mestre", podemos entender que o homem estava bajulando e tentando encher Jesus de elogios, pois, Jesus o chama a atenção não para afirmar que ele não é Deus, mas para ter certeza de que o homem está consciente de sua afirmação. Mas como podemos ler no verso 20, ele agora já não chama Jesus de "Bom Mestre", título de divindade, chama somente de "Mestre", título dos Rabinos Judeus.

Esse homem era um Judeu nato, pois como falei estava arraigado na crença de que deveria fazer obras e ter a vida eterna. Ele conhecia a lei e a obedecia, porém não a entendia:

·        Jesus apresenta a lei inclusive para mostrar ao homem que ele se incluía como pecador e não merecedor. Ou seja, as suas obras não o salvariam.

·        O homem não via o pecado em si, ele via somente seu "merecimento" pela obediência.

O propósito da lei é conduzir o pecador a Cristo. Gl 3.24

 

     Muitas vezes nos humilhamos, somos sinceros, nos esforçamos, corremos em busca da salvação, vamos a igreja, servimos em ministérios, nos privamos de prazeres, fazemos todos os rituais, vamos ao grupo pequeno, ouso dizer ate lideramos ministérios e grupos pequenos… 

     Você assim como esse homem, pode estar buscando no local certo, da forma correta...

     Mas seu foco esta no que você faz e no seu merecimento pelo que você fez.

Infelizmente nos tornamos clientes do reino, e deixamos de ser parceiros uns dos outros...

 

Pois o que nos queremos basicamente é a nossa própria salvação e esquecemos devemos viver uma vida de adoração. Vamos ler nos versos seguintes para entender mais sobre os olhares de Jesus...

 

2 - O Homem não quer Deus. (21-22)

 

Está muito claro para mim o amor de Jesus nesses versículos, é evidente que Jesus se preocupou com a pessoa, percebeu os mínimos detalhes de sua vida, aquilo que talvez ninguém o tinha confrontado e em Amor Jesus o confronta. 

 

Temos que entender bem a fala de Jesus, ele não está condenando o dinheiro de modo geral, não é um mandamento que todo o rico deve cumprir, mas como falei foi uma conclusão de Jesus sobre quem de fato era o deus daquele homem.

·        O deus daquele homem era o dinheiro e sua moralidade somente encobria onde realmente estava seu coração.

 

"O dinheiro é um servo maravilhoso mas é um senhor terrível"

Warren Wiersbe

 

Jesus da a oportunidade do homem de seguir a Jesus, de estar com ele provavelmente mais alguns meses antes da crucificação, porém esse homem se entristeceu e foi embora. Demonstrando claramente que Jesus estava correto em seu julgamento, seu deus era de fato o dinheiro.

Esse homem era um idolatra.

 

Interessante ver também que esse jovem ele seguia um padrão moral muito bom, seguia os mandamentos de Deus, porém ele ignorava os maiores mandamentos:

Ame a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a si mesmo. Mc 12.29-31

Jesus iria trabalhar com esse princípio mais abertamente somente momentos depois de encontrar esse homem, mas peso desse mandamento sempre foi confrontador desde o antigo testamento.

Jesus o manda abandonar se deus e amar o verdadeiro Deus, seguindo a Jesus, e ajudar o próximo, dando aos próximo seu dinheiro. Mas o peso desse mandamento o homem não quiz suportar. Ele realmente não amava a Deus, ele amava seus bens.

 

Idolatria é um mal que corrompe nossas gerações, e assim como esse homem o dinheiro e os bens são falsos deuses, substituindo o local de Deus em nossa vida.

Para umas pessoas seu deus é a opinião do outro, para outra é o sucesso profissional, para outro seu Deus é seu filho ou filha, para outro o namorado(a)/ marido/ esposa/ noivo(a).

O homem por natureza é hedonista, aquele que busca seus próprios prazeres, é por isso que temos hoje um mundo escasso de atitudes legitimamente altruístas. Por isso que no Brasil tem tanto político corrupto, ele olha para o prazer próprio.

Nós somos por natureza uma nação hedonista, pecadora e idolatra. Esquecendo a verdade de Deus.

O fato é que o homem não quer Deus, ele quer seus próprios prazeres. E quando recebemos uma palavra de confrontação, bíblica, sobre aquilo que não queremos mexer em nos mesmos, aquilo que agente mais presa no mundo, mas até do que Deus, nós nos entristecemos e nos afastamos.

 

É triste ver essa condição do homem, mas vamos mais além nesse ensinamento de Jesus, agora olhando para um grupo maior de pessoas...

 

3 - O Homem não consegue a salvação. (23-26)

 

Jesus amplia seu público nesse momento, ele se volta aos discípulos para explicar a eles a dimensão desse ensino.

É incrível como Jesus ele progride lentamente com seu ensino, para deixar claro aos discípulos. 

·        Realmente quão difícil é entrar no Reino e ter a vida eterna...

Os discípulos deveriam aprender que a mentalidade no homem não poderia ser a deles, eles não conseguem fazer nada para entrar no reino. 

O Próprio Jesus trás uma ilustração para deixar mais claro seu ensino, e o significado desse provérbio, do versículo 25, é que é impossível todo o homem entrar no reino de Deus. 

Como falei o ensino de Jesus é paciente e claro, até que chega o momento é a pergunta correta, os discípulos entendem o peso dessa realidade do homem. Inclusive traz preocupações entre eles, eles se perguntam "Quem então pode ser salvo?".

 

O Jesus que antes olhava para o problema de um só homem ensina agora a realidade do pecado da humanidade para os discípulos e a nós também.

Nós tendemos muito a voltar nossa vida a passos para um sucesso ou prosperidade e essa não é a realidade do ser humano.

A justiça verdadeira é a condenação do pecado do ser humano e não um sucesso profissional, ou o aplauso de uma plateia, ou o amor de uma pessoa...

Não é por obras que somos salvos. Ef 2.9

 

O ser humano não consegue a salvação, mas Deus é amoroso e pela sua graça e misericórdia nos salva para a vida eterna.

Agora Deus da sua última olhada dessa vez, ele fixa e da total atenção aos discípulos, para que eles entendam que...

 

4 - Mas Deus Salva e muda o Homem. (27)

 

Jesus resume claramente seu ensino anterior quando afirma que é impossível para o homem a salvação. Está claro nos discípulos e isso gerou questionamentos entre eles.

Mas agora é que vem a graça de Deus, não somos salvos por nos mesmo mas somente por Deus, ele é quem opera a salvação em nós. 

Dependemos do amor dele e não de nossa busca pela salvação ou pelas obras realizamos.

Para os homens é impossível, mas a conclusão é que somente Deus salva.

 

Esse versículo é muitas vezes mal utilizado. 

Usamos ás vezes para justificar os ídolos que nos temos... para fazer Deus conceder a nossa vontade...

Deus realmente pode fazer coisas impossíveis, isso é verdade, e podemos orar para que elas ocorram, mas devemos saber que Deus já fez o impossível que foi a salvação do homem.

 

Nós precisamos entender esse paradoxo:

·        A vida eterna é um dom de Deus.

·        Nossa resposta é uma vida de obediência.

 

Nós devemos compreender essa realidade, a salvação não depende de forma alguma de nós. Mas devemos obedecer como uma resposta nossa a Deus, como uma consequência de nossa salvação dada por Cristo.

 

Não adianta uma vida na cultura cristã, fazendo coisas boas, sem a salvação em Cristo, centrada em nos mesmos e em nossos ídolos pessoais. Esquecendo Deus e colocando nós mesmos em primeiro lugar, buscando nossos próprios prazeres e nossas vaidades.

Pois a salvação é impossível ser alcançado pelo homem, é dom de Deus, é o próprio Espírito Santo trabalhando em nossas vidas.

 

Jesus olha para nós com amor...

Só Deus Salva, essa realidade é imutável, não podemos fazer nada por nossas forças e tarefas. 

E só Ele é Deus, único sobre todas as coisas, tudo que buscamos fora Deus, substituindo o valor de Deus em nossa vida, é vazio.

 

Quem é o centro de nossa vida? 

Deus? 

Se sim, não porque você fez dele o centro, mas por que ele se fez o centro de sua vida e agora você vive amando a Deus da mesma forma como Jesus olha para nós e nos ama.

Se não, não faça de outras coisas seu deus. Busque entender o olhar amoroso de Deus sobre você.