Vida no Espírito - Segurança e vitória , colocar : Vida no Espírito - segurança no amor de Deus

"Vivendo pela fé”
Série em Romanos
19a. Mensagem
Pr Domingos M. Alves
17 e 24/01/16

Romanos 8.28-39

(Conclusão)


Mensagem: Todo aquele que verdadeiramente crê em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, tem no poder e na direção do Espírito Santo os recursos espirituais para o viver autêntico e vitorioso, que agrada a Deus.


Introdução

1. Recordando

“Viver pela fé significa crer na Palavra de Deus e lhe obedecer, independentemente de que como nos sentimos, do que vemos ou de quais possam ser as consequências” (Wiersbe).

No capítulo 8 de Romanos, nós estamos refletindo de que “todo aquele que verdadeiramente crê em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, tem no poder e na direção do Espírito Santo os recursos espirituais para o viver autêntico e vitorioso que agrada a Deus”.

No domingo, 17/01/16 refletimos sobre 1a. Parte, desta 19a. Mensagem, Vida no Espírito - Segurança e Vitória, 8.28-39.


Em Jesus Cristo, pela fé Nele como único e suficiente Salvador, temos a vitória sobre o pecado, o medo do fracasso espiritual ..., e a segurança de não ser abandonado por Deus, pois nada poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus.

Reflitamos sobre duas afirmações divinas que fundamentam a nossa segurança e vitória em Jesus Cristo.


I. Não há nenhuma condenação para quem está em Jesus Cristo (17/01/16)

Em Jesus Cristo, pela fé Nele como único e suficiente Salvador, temos a vitória sobre o pecado, o medo do fracasso espiritual ..., e a segurança de não ser abandonado por Deus, pois nada poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus

(Hoje, 24/01/16)


II. Nada poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo

8.35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como está escrito: “Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro”. 37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

“Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.” Filipenses 4:11-13 NVI.

Examine o testemunho de Paulo em 2 Co 11.16-36; 12; 1.3-11; e veja como sob a graça de Deus de modo vitorioso ele passou por tais situações de crise, por causa da sua fé em Cristo... Situações semelhantes narradas em Hb 11, nos chamados "heróis da fé".

Diferentemente do que apregoa a Teologia da Prosperidade, na vida cristã temos tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada... Em Cristo não somos livres das dificuldades da vida, das provações, mas temos os recursos para sermos vencedores em meio às dificuldades, provações, e a certeza de que Deus usa tais adversidades como parte do processo de sermos transformados à semelhança do caráter de Seu Filho, Rm 8.28,29.

8.38 Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, 39 nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um”. João 10:27-30 NVI.

Dois desafios:

1) Ter plena convicção do que Deus quer de mim - ser conformado a imagem de Jesus Cristo - 8.29; Ef 4.14; Gl 4.19; Ef 1:12 ...

2) ter plena convicção de estar seguro no amor de Deus - nada poderá me separar do amor de Deus... 8.38,39; Mt 14:31; Hb 11:1,11,19 ...


Em Jesus Cristo, pela fé Nele como único e suficiente Salvador, temos a vitória sobre o medo do fracasso espiritual, do ser abandonado por Deus, ..., e a segurança de que nada poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus.


Conclusão

No domingo, 18/10/15, na 15ª. mensagem, iniciamos as mensagens no capítulo 8 de Romanos, refletindo sobre a “Santificação do Espírito Santo”. Vimos que “a habitação do Espírito Santo produz no verdadeiro cristão uma nova vida – a vida piedosa, conformada com o caráter de Cristo e que se satisfaz Nele”.

Focamos a Pessoa do Espírito Santo, e destacamos um dos ministérios do Espírito – o avivamento espiritual, a vida cheia do Espírito Santo.


A partir daí, durante 4 domingos, focamos as características da vida no Espírito, vida que refletem um cristianismo autêntico e vitorioso, que agrada a Deus, e que Nele se satisfaz.


16ª. Mensagem – Libertação, 8.1-3 - É em Cristo, em sua oferta pelo pecado, no Espírito que há libertação, justificação da condenação do pecado, da morte eterna

17ª. Mensagem – Santificação, 8.4-13 - o nosso foco foi no que é ser santo, e no processo da santificação.

18ª. Mensagem - Eleição e Adoção, 8.14-30 - Deus na sua soberana graça nos chamou e predestinou para adoção de filhos, por meio da fé em Cristo Jesus, com o propósito de sermos conformado a imagem do seu Filho e vivermos a vida plena Nele, para Sua glória


Hoje, concluímos o capítulo 8, 19a. Mensagem, Vida no Espírito - Segurança e Vitória, 8.28-39.


Celebremos o fato de que...

I. Não há nenhuma condenação para quem está em Jesus Cristo

II. Nada poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo

Celebremos a segurança e vitória em Jesus Cristo, como diz a letra do Hino 417 HCC "Que Segurança! Sou de Jesus!"

Que segurança! Sou de Jesus! E já desfruto as bênçãos da luz. Sou por Jesus herdeiro de Deus; ele me leva à glória dos céus.

Canta, minha alma! Canta ao Senhor! Rende-lhe sempre ardente louvor! Canta, minha alma! Canta ao Senhor! Rende-lhe sempre ardente louvor!

Ao seu amor eu me submeti e extasiado então me senti. Anjos cantando nos altos céus louvam a excelsa graça de Deus.


Sempre vivendo em seu grande amor, me regozijo em meu Salvador. Esperançoso, vivo na luz, pela bondade do meu Jesus.

Em Jesus Cristo, pela fé Nele como único e suficiente Salvador, temos a vitória sobre o pecado, o medo do fracasso espiritual ..., e a segurança de não ser

abandonado por Deus, pois nada poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus


Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?


Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).


Pr. Domingos M. Alves domingos.a@novaalianca.com

www.novaalianca.com

Ribeirão Preto - SP

Janeiro de 2016

Domingos M. Alves