Missões - um retorno a simplicidade e a pureza...

Em 2 Co 11.3, o apóstolo Paulo expressa o receio sobre a possibilidade de Satanás nos enganar com sua astúcia, assim com fez com Eva, e assim corromper a nossa mente para que nos apartemos da simplicidade e pureza devidas a Cristo. Essa é uma das estratégias de Satanás, para nos conduzir por caminhos tortuosos e complicados, contrários ao caráter e vontade de Deus revelado nas Escrituras. 

Por exemplo, por vezes, quando pensamos em "missões" logo nos vem à mente uma "elite espiritual" que "deixa tudo" para ir falar de Cristo em locais distantes, de extrema dificuldade e miséria em todos os sentidos... Assim, Satanás "deixa acomodado e ou com sentimento de incapacidade" milhares de verdadeiros cristãos que não comunicam, pela vida e fala, o Evangelho de Jesus Cristo, pois pensam: isso é tarefa do missionário! 

O cristianismo por si só é um imperativo, para todos os verdadeiros cristãos (não apenas para missionários), para "negar a si mesmo, tomar a cruz e seguir a Cristo"  e "fazer discípulos" (Mc 8.34; Mt 28.18-20). 

Missões no poder Espírito Santo, com simplicidade e pureza, começa por mim e você, na nossa casa, bairro e vai até os confins do mundo (At 1.8). É responsabilidade e  privilégio de donas de casa, mulheres e homens profissionais, aposentados, estudantes, atletas... Ocorre em grandes metrópoles e em pequenas aldeias, em cidades ricas e pobres, aqui e lá... E, Deus chama e envia para "campos distantes" pregadores e educadores, gestores, profissionais na área da saúde, mecânicos, auxiliares em diversas áreas de serviço...

Pergunte-se: Qual o desafio para minha vida? O que missões têm haver comigo?

 

De um pastor, que antes de ser pastor, é um homem cristão e missionário – Domingos M. Alves.