Igreja Nova Aliança

View Original

Relacionamentos - E, o porém de Jesus…

Relacionamentos - E, o porém de Jesus…

Mateus 5.22,28,34,39,44 

Mensagem: O cristão autêntico tem como imperativo a construção de relacionamentos sadios e construtivos, tendo como padrão e fundamento a lei de Deus, revelada em Jesus Cristo e na sua palavra.

ESBOÇO:

INTRODUÇÃO

A complexidade e os desafios relacionais…

A. Recordando

Em Mateus 5 a 7, no chamado ‘sermão do monte’, constatamos que a vida cristã autêntica expressa-se em três dimensões: a) relacionamento significativo e alegre com Deus Pai, por meio da fé em Jesus Cristo, e sob a dependência do Espírito Santo; b) devoção íntima, humildade, sincera e obediente a Deus; c) amor ao próximo. 

No domingo passado, 05/05, na primeira mensagem desta série, nós refletimos sobre Relacionamentos e a Lei de Deus, Mt 5.17-20. Focamos, três afirmações sobre a Lei de Deus, e suas implicações na vida do cristão autêntico - discípulo de Jesus Cristo.

I. A Lei e os Profetas revelam o caráter  e a “instrução de Deus

II. A palavra de Deus é  a verdade universal e imutável

III. O cidadão do reino cumpre a palavra de Deus.  

O cristão autêntico tem como imperativo a construção de relacionamentos sadios e construtivos, tendo como padrão e fundamento a lei de Deus, revelada em Jesus Cristo e na sua palavra. 

B. Mensagem de hoje, 12/05 - Relacionamentos - E, o porém de Jesus…  Mt 5.22,28,34,39,44. 

Jesus Cristo afirmou:

5.21 Ouvistes que foi dito aos antigos:  Não matarás; e, Quem matar estará sujeito a julgamento. 22 Eu, porém, vos digo… vs. 27, 31, 33, 38, 43

O que os escribas e fariseus estavam fazendo?

O que Jesus Cristo estava contrapondo aos escribas e fariseus

I. O que os escribas e fariseus estavam fazendo?

5.19a Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus… 

Os escribas e os fariseus… 

Estavam tentando diminuir o desafio da lei, ou “relaxar" (v. 19) os mandamentos de Deus, tornando suas exigências morais mais manejáveis e menos rigorosas. 

Os escribas e os fariseus, limitavam a obediência da Lei:

a) as ações, aos aspectos externos… 5.21; 23.27,28

b) apenas para algumas promessas… 5.37; 23.16-22

c) apenas em relação algumas situações… Mt 12.11,12

d) apenas em relação a algumas pessoas… 5.43 

5.19b … mandamentos … ; aquele porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.

Os cristãos autênticos não seguem os “escribas e fariseus”, tentando diminuir o desafio da lei, ou “relaxar”, por considerar a lei de Deus rígida e autoritária. 

II. O que Jesus Cristo estava contrapondo aos escribas e fariseus?

Ouvistes que foi dito aos antigos… Eu, porém vos digo…

Jesus estava corrigindo o que eles “ouviram”- a compreensão rabínica da lei, não contradizendo a lei, e a autoridade da mesma. 

O  que Jesus contradizia não eram as Escrituras, mas a tradição; não a palavra de Deus que eles tinham “lido”, mas a instrução oral que fora dada “aos antigos” e que eles tinham ouvido… (Stott)

Jesus estava se referindo ao “foi dito” (‘errethe’), e não as Escrituras, “está escrito” (‘gegraptai’). 

Jesus Cristo não estava alterando o verdadeiro significado da lei, mas explicando e declarando o verdadeiro sentido da lei. (MacArhtur) 

Jesus esclarece e amplia a implicação de que na Lei de Deus:

a) os mandamentos incluem pensamentos e intenções, não somente ações… 5.22,28

b) todas as promessas devem ser cumpridas, não apenas algumas… 5.37

c) estão incluídas todas as  situações da nossa vida, não apenas algumas… 7.21

d) todas as pessoas devem ser amadas, não apenas algumas 5.43,44

Conclusão 

A vida cristã autêntica expressa-se em três dimensões:

a) relacionamento significativo e alegre com Deus Pai, por meio da fé em Jesus Cristo, e sob a dependência do Espírito Santo;  b) devoção íntima, humildade, sincera e obediente a Deus;  c) amor ao próximo. 

No desenvolvimento, no Espírito Santo,  de relacionamentos sadios e construtivos, cuidado com as influências:

religiosas dos “escribas e fariseus” do nossos dias;

da ética situacional, da nova moralidade, do pós-modernismo… 

Numa abordagem mais moderna a Lei de Deus é vista como autoritária e absoluta; assim dizem que, o certo e o errado, a conduta correta, deve levar em conta a circunstância, e o amor  que se adapta a qualquer situação!!! 

Mas, os cristãos autênticos seguem a Jesus Cristo, no cumprimento da lei moral e ética revelada nos Seus ensinos, reconhecendo que o amor não exclui a plena obediência  aos mandamentos de Deus. 

1 Jo 2.4 Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. 5 Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: 6 aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou. 

Hb 10.15 E disto nos dá testemunho o Espírito Santo; porquanto, após ter dito: 16 Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei, 17 acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre. 

Mt 11.28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (1 Jo 5.3

O  cristão autêntico tem como imperativo a construção de relacionamentos sadios e construtivos, tendo como padrão e fundamento a lei de Deus, revelada em Jesus Cristo e na sua palavra. 

Bibliografia

MacArthur, Jhon. Biblia de Estudo MacArthur. Barueri, SP: Sociedade Biblica do Brasil, 2010.

Pentecost, J. Dwight. O Sermão da Montanha - Introspecções hodiernas para um estilo de vida cristão. Belo Horizonte: Editora Betânia, MG 1984.

Lloyd-Jones, Martyn. Estudos no Sermão do Monte. São Paulo, SP: Editora Fiel, 1984.

Stott, Jhon. Contracultura Cristã - A mensagem do Sermão do Monte. São Paulo: ABU Editora, 1981.

Wesley, John. O Sermão do Monte. São Paulo, SP: Editora Vida, 2012.

Wiersbe, W. Warren. Novo Testamento 1 - Comentário Bíblico Expositivo. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2014.

Notas:

Palavras gregas, pesquisa, no e-Sword, Bible Study - RA Strong’s; RIENECKER, Fritz e ROGERS, Cleon. “Chave lingüística do Novo Testamento grego”, São Paulo, SP: Vida Nova, 1985. 

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O que  Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)? 

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

 

Pr. Domingos Mendes Alves