Igreja Nova Aliança

View Original

Jesus Cristo, O Messias

“Muitos samaritanos creram nele (Jesus Cristo), em virtude do testemunho da mulher, que anunciara…” (Jo 4:39).

Mensagem: O Espírito Santo através da palavra de Deus almeja nos mover ao testemunho autêntico e dinâmico de Jesus Cristo para que “outros creiam em virtude do nosso testemunho”, ao lhes anunciarmos sobre Jesus, “quem Ele é” e o “que Ele fez por nós”.

Esboço:

Como vimos na 1a. Mensagem, na história da mulher samaritana, João 4,  temos os versículos 25 e 26 como o ponto central: “Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, “nos anunciará todas as coisas. Disse-lhe Jesus: “Eu o sou, eu que falo contigo”. Jesus se reconhece e se declara que é o Messias, o Cristo.

Como afirma o Pr. John MacArthur Jr., na conversa com a mulher samaritana nós encontramos cinco provas de que Jesus Cristo era verdadeiramente o Messias, o Filho de Deus.

1a. prova – Jesus tinha o controle imediato sobre todas as coisas, Jo 4:27.

Os discípulos retornaram exatamente no momento certo da conversa de Jesus Cristo com a mulher.

Por outro lado, haviam outros caminhos da Judéia para a Galileia, do Sul  para o Norte (Jo 4:4), mas Jesus vai pela Samaria, aonde junto ao poço de Sicar tem o encontro com a mulher samaritana.

Jesus, como bem revelam seus milagres registrados no Evangelho de João, Ele tem controle sobre todas as coisas.

O encontro com a mulher samaritana não foi um acaso… Jesus tinha um plano de lidar com a necessidade espiritual dela…

Você, também, não é por acaso que  você estar ouvindo esta mensagem…  Você crê nisso? Que necessidade espiritual Jesus quer suprir em tua vida?

2a. prova – O impacto que Jesus Cristo causou sobre a mulher samaritana, Jo 4:28-30.

Jesus ultrapassa barreiras sociais entre judeus e samaritanos ao conversar com a samaritana… Além disso, Ele ultrapassou uma barreira religiosa, pois Ele era um rabi, mestre, e um rabi segundo os costumes religiosos não conversava publicamente com uma  mulher de má reputação…

A mulher não tinha uma boa reputação, pois ela já tinha tido cinco maridos, e o homem com quem estava não era seu marido (Jo 4:16-18).  Para Jesus viver junto não significa casamento… “Biblicamente, o casamento sempre é restrito a um contrato público, formal, oficial e reconhecido” (MacArthur).

Diante da atenção de Jesus, Sua confrontação em amor, Sua oferta da “água… uma fonte a jorrar para vida eterna” (Jo 4:14,15), Jesus impacta a vida da mulher de tal modo que ela “deixou o seu cântaro, foi á cidade e disse àqueles homens: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito, Será este, porventura, o Cristo?” (Jo 4:28,29).

Qual o impacto que Jesus causou, ou causa em tua vida? Este impacto tem te levado a testemunhar e falar de Jesus?

3a. prova – A intimidade de Jesus Cristo com o Deus Pai, Jo 4:31-35

Jesus estava focado em fazer a vontade do Pai.

“Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer”. Jo 17:4.

Fazer a vontade do Pai era o que impulsionava, sustentava e satisfazia a vida de Jesus Cristo – era a “sua comida”; “A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” (Jo 4:34).

Em João 6:38-40, Jesus explica o que Ele tinha que cumprir: “Porque ei desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou. E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia. De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia”.

A vontade do Pai o levou a morte na cruz pelos nossos pecados, para ser o Salvador de todos os que Nele crerem… (Fp 2:5-8; Jo 3:16).

Você tem a certeza da vida eterna em Cristo Jesus?

Se você tem a certeza da vida eterna, a semelhança de Jesus Cristo tens sido impulsionado, sustentado e tens sido satisfeito em fazer a vontade de Deus?

No seminário de Moody nos USA, há a frase que mostra o propósito de Deus para nossas vidas: “Conhecer a Deus, e torna-lo conhecido”.

Não é da vontade de Deus que testemunhes e anuncies a salvação eterna em Jesus Cristo?

O Espírito Santo através da palavra de Deus almeja nos mover ao testemunho autêntico e dinâmico de Jesus Cristo para que “outros creiam em virtude do nosso testemunho”, ao lhes anunciarmos sobre Jesus, “quem Ele é” e o “que Ele fez por nós”.