Como glorificamos a Deus?

          Em 1 Coríntios 6 aprendemos que devemos fazer tudo para glória de Deus. Isso não significa que qualquer decisão que tomarmos glorifica a Deus, antes, a ideia é que em nossas decisões devemos escolher a opção que glorifica a Deus. Mas, no dia-a-dia, como saberemos qual opção escolher? Para responder a esta pergunta, precisamos entender primeiro o que é a glória de Deus!

          Moisés pediu para ver a glória de Deus, que Lhe mostrou, entre outros atributos, Sua bondade e misericórdia (Êxodo 33.18-19). Assim, a glória de Deus envolve os atributos (caráter) Dele.

          O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus e, por isso, ao receber a ordem de crescer, multiplicar e encher a terra, ele tinha condições de espelhar e espalhar os atributos (glória) de Deus (Gênesis 1.26-28). Mas, em virtude do pecado, o homem deixou de representar a imagem de Deus.

          Como voltar ao plano original? Por meio de Cristo que nos reconcilia com Deus (2 Coríntios 5.18-19). E, uma vez reconciliados aprendemos em Romanos 8.29que nossa meta é sermos semelhantes a imagem de Cristo. Isto equivale a ser semelhante a Deus? Sim, pois Cristo revela o pai (João 1.18). Inclusive, Jesus respondeu a Filipe “Quem me vê a mim vê o Pai” (João 14.8-9).

          Antes da queda, a referência era a imagem de Deus. No plano de salvação a referência é a imagem de Cristo. A equivalência é imediata e, não por acaso, Paulo disse que o evangelho da glória de Cristo é a imagem de Deus (2 Coríntios 4.4). Quer glorificar a Deus em suas decisões? Imite a Cristo. Se as pessoas verem Cristo em você, então, você espelhará e espalhará a imagem (glória) de Deus, como um embaixador do Reino Dele (2 Coríntios 5.20).

          Fábio Gomes