"Microdecisões"

         “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios“.  Ef5:15
          "Microdecisões" são decisões que podem passar despercebidas, inúmeras a cada dia, mas que definem quem sou e como vivo. Elas se subordinam a uma decisão principal, consciente, podemos chamar de "decisão master" - quem quero ser, como quero viver.

          O cristão é por definição alguém que tomou a decisão master de aprender com Jesus seu jeito de ser e viver, tornou-se um discípulo (aluno). Não poucas vezes, porém, ela fica ofuscada pelas microdecisões quase imperceptíveis tomadas diante dos estímulos, oportunidades e provocações do dia a dia. Nos termos do versículo, acaba-se vivendo como insensato e não como um sábio coerente.
          A caminhada cristã é feita de dedicação e obediência contínuas para aprender a ser como Jesus.

          Frequentemente sofremos derrotas, mas nos levantamos e perseveramos. Se o Espírito de Deus não nos capacitar, jamais teremos sucesso. É um esforço combinado: sujeitar-se à ação do Espírito,de quem vem o querer e o conseguir fazer o que se deve, e um trabalho consciente, de continuamente comparar o jeito de agir e viver com as Escrituras.

          Não é um esforço individual. Deus nos deu companheiros, membros do Corpo de Cristo, gente com a mesma luta e propósito. Segundo a Palavra, fomos colocados para andar juntos para estímulo mútuo.

          Que Deus nos desperte das distrações e abençoe para conseguirmos aprender com dedicação e perseverance.

Marcos Pacheco

(adaptado Presente Diário)