Igreja Nova Aliança

View Original

Manual de Instrução

          O livro de Provérbios é uma fascinante coletânea de ditos de sabedoria que procuram dar ao leitor a condição de fazer escolhas sensatas que terão equilíbrio, paz e justiça em sua caminhada pelo mundo. A sabedoria é exaltada e o caminhar com Deus e seus princípios são colocados como orientações seguras para uma vida bem sucedida. São orientações a serem ouvidas e seguidas. 
          Isso nos faz lembrar do Waze, o melhor aplicativo de GPS para celular que conheço. Você informa o endereço onde vai e ele escolhe a melhor rota, com melhor trânsito e no menor tempo de percurso possível. Quando seguimos as orientações do Waze, via de regra nos damos bem, quando não as seguimos, nos damos mal.
          Assim é a vida: quantas consequências danosas colhemos como fruto de escolhas erradas, por não darmos atenção às instruções que recebemos da Palavra de Deus. Em Provérbios 22.17-27 fala sobre seguir as palavras dos sábios, colocando-as no coração. Ou seja, fazendo com que elas se tornem algo significativo para nós, e não apenas uma placa de transito. Não oprimir ao pobre, não ser fiador, evitar o mau são 3 exemplos de conselhos que visam ao nosso bem. Mas, e se você não ouvir? Bom, você pode se dar mal, por isso vale a pena buscar sabedoria que vem do Senhor nas pequenas e grandes decisões, evitando o que é mau e deixando a vida fluir por caminhos que geram simplicidade, alegria e paz no coração.
          Ao contrário do que muitos pensam, a vida vem com manual de instruções: a Bíblia!

Marcos Pacheco

Adaptação do Presente Diário