Lições dos Jogos Olímpicos

              Hoje é o ultimo dia dos Jogos Olímpicos do Rio, bilhares de pessoas assistiram 10.900 atletas esforçando-se com zelo extremo para conquistar 4.924 medalhas distribuídas em 306 modalidades esportivas. A maioria dos atletas volta para casa sem esse símbolo olímpico que é tão desejado e cobiçado por todos.

          Vencedores e derrotados passaram um, dois ou até três ciclos olímpicos (4 anos de treinamento) em busca desse pedaço de metal. Alguns almejam esse reconhecimento desde a infância. 

          Muito recurso, esforço, dedicação, abnegação e disciplina estão envolvimentos um busca do sonho olímpico.

          O Apóstolo Paulo, que viveu no contexto que deu origem aos jogos, faz menção a eles em sua 1ª carta aos Coríntios no capitulo 9.25, ele diz: “E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível”.  

          Atletas desde o passado se agonizavam em treinamentos, se privando de diversos prazeres, levavam seus corpos a uma rotina rigorosa de treinamento, para alcançarem o objetivo de receber a coroa dos campões. Uma coroa corruptível, quem não duraria muito.

          Em contrapartida, Paulo fala que o cristão se esforçava por uma coroa incorruptível e imortal que não pereceria.

          Os benefícios que recebemos, os prêmios que temos na vida cristã são assim imortais, eles não perecem. E é buscando esses prêmios que devemos correr a carreira cristã, é nisso que precisamos nos desgastar, na vida com Cristo, sendo imitador dEle e buscando agradar a Ele.

          Talvez você não seja atleta e nem goste de esportes, mesmo assim lhe faço as seguintes perguntas: onde você tem gastado a sua vida? Qual é o seu esforço para viver uma vida santa e irrepreensível? Você dedica tempo com Deus, sua Palavra e seu Povo? Negar-se a si mesmo, faz parte do seu estilo de vida?

          Que o nosso desejo seja receber o prêmio das mãos do nosso Senhor, e alcançar a vitória com Cristo se ser reprovado ou desqualificado.

 

          O Servo do Senhor Pr. Rodrigo Silva.