Família Silva - Notícias de Campo

foto_edson_e_miriam.png

ACOMPANHE NOSSOS MISSIONÁRIOS 

Edson e Myriam

NOTÍCIAS DE CAMPO:

Queridos irmãos.

Graça e paz!

É com muita satisfação que nos dirigimos aos amados irmãos com o objetivo de compartilhar algumas notícias referentes ao nosso trabalho durante os meses de fevereiro e março desse ano. Queremos começar dizendo que estamos muito bem de saúde e completamente recuperados, graças a Deus.

Seguindo os planos que havíamos comunicado em carta anterior, viajamos para a aldeia de Olomai, na área indígena yanomami, no dia 07 de fevereiro onde permanecemos até o dia 11 de março.

Conosco estava a missionária Lois Cunningham, veterana que nos antecedeu no campo quando da nossa chegada em junho de 1981 e com quem tivemos o prazer de trabalhar durante os primeiros dez anos. Foi muito bom rever a Lois e juntos revermos o povo com o qual iniciamos o nosso ministério.

Durante o tempo em que estivemos na aldeia, Myriam e Lois ficaram responsáveis para ajudar no programa de alfabetização de algumas mulheres interessadas e eu fiquei responsável pelos estudos para a igreja indígena nos domingos pela manhã. Nos domingos à noite, tive o privilégio de compartilhar a Palavra de Deus com nossos missionários, duas famílias residentes naquela aldeia: Sérgio e Nataly Nascimento com seus quatro filhos pequenos e Valdir e Vanderli Nogueira. Durante a semana pude ajudar na confecção de mesas e bancos para a escola nova que eles pretendem inaugurar ainda este ano. Sempre que tenho a oportunidade de ensinar a Palavra de Deus para os yanomami, procuro lembrar o fato de que estou ensinando para uma cultura que viveu por centenas de anos completamente controlada pelos espíritos e que ao ouvirem a história de Deus e do Seu filho Jesus Cristo, criaram em sua mente uma ideia de um deus fraco e covarde, pelo fato de não ter ele vingado a morte do seu único filho. Na cultura yanomami toda morte tem que ser vingada. Talvez você esteja pensando: Então, o que vocês fazem? Nós simplesmente ensinamos a Palavra de Deus na certeza de que ela não está algemada (2Tm 2:9), nunca volta vazia, mas sempre cumpre o propósito para o qual Deus a designou (Is 55:11), que o Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Rm 1:16). Entendo que o conhecimento da língua e da cultura sejam muito importantes e que funcionam como facilitadores na comunicação da mensagem. No entanto, a obra do Espírito Santo é essencial para a conversão de todo ser humano a Deus. Creio que isso explica a existência de igrejas com liderança própria entre as etnias yanomami, macuxi, wapixana, uai-uai e tantas outras espalhadas por esse nosso Brasil a fora.

Num dos domingos em Olomai, logo após o encerramento do culto, fui procurado por um líder que estava sendo disciplinado pela igreja.

Ele me chamou à parte e disse que vinha evitando os cultos por sentir vergonha, mas que a Palavra de Deus havia tocado com força o seu coração naquela manhã e que ele precisava da ajuda dos irmãos para tratar o seu pecado e voltar à comunhão da igreja. A liderança está acompanhando esse irmão. Louvado seja o Senhor!

No voo de volta para Boa Vista, percebemos com tristeza a presença do garimpo ilegal na área indígena yanomami, causando verdadeira devastação no meio ambiente, deixando a água do rio Uraricoera leitosa amarelada, sem condições de uso.

Regressamos da aldeia e logo estávamos envolvidos com a programação da nossa Convenção anual que aconteceu nos dias 16 a 20 de março. Foram dias abençoados de comunhão com os irmãos, edificação e crescimento na Palavra ministrada pelo pastor Luiz Sayão. Encerramos a Convenção, mas todos os missionários permanecem na sede, impossibilitados de voltar às aldeias, por determinação da FUNAI, por conta do Corona Vírus.

Agradecemos a sua participação na nossa vida e ministério. Nossa oração é para que Deus abençoe a cada um e tenha misericórdia de todos nós nesse momento delicado que estamos vivendo.

Grande abraço,

Edson e Myriam Silva

 

PEDIDOS DE ORAÇÃO:

Pelas igrejas indígenas e suas lideranças;

Pelas viagens do MICALI programadas para este ano;

Por direção para o regresso em segurança dos missionários às aldeias;

Pelo retorno do líder Kashi à comunhão da igreja;

Por uma dependência maior do nosso Deus Soberano e Poderoso;

Por proteção dos grupos indígenas em relação ao Corona vírus;

Por uma solução para a situação do garimpo em área indígena.

Família SilvaMissões