O servo e o Soberano Senhor

2 Samuel 7 é um capítulo muito interessante, pois retrata o desejo de Davi de construir o templo de Deus. Desde o êxodo o povo de Israel adorava a Deus no tabernáculo, que basicamente era uma grande tenda, e isso porque o povo estava em constante locomoção ou em meio a combates territoriais. Davi foi um rei que estabeleceu muito bem o território de Israel e ele estava desejoso de construir o templo para honrar a Deus.

Durante a exposição de seu desejo, Deus observa aquela situação e freia Davi informando que não seria ele quem construiria a casa de Deus, mas seus descendentes. E ainda mais, Deus abençoa a descendência de Davi eternamente: "teu trono será estabelecido para sempre." 2Sm 7.16.

Nesse contexto temos uma oração de louvor magnífica de Davi (2Sm 7.18-29) que se conclui com a seguinte afirmação:

"Agora, pois, ó SENHOR Deus, tu mesmo és Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens prometido a teu servo este bem."2Sm 7.28.

Com essa história e essa afirmação de Davi no verso 28, podemos aprender que:

1. Nosso Deus é soberano: Nada foge de seu controle, portanto se passamos por momentos de alegrias e se passamos por momentos de tristeza e dificuldades como Davi passou, os planos de Deus nunca serão frustrados. Louve e agradeça a Deus por sustentar a sua vida.

2. As palavras de Deus são verdades: Para Davi a palavra de Deus era plenamente confiável.No início do capítulo 7 ele consulta o profeta Natã sobre seu projeto de construção do templo, demonstrando assim que busca conhecer a vontade de Deus. Hoje não precisamos de um profeta como Natã, pois temos a Bíblia e nela está a vontade de Deus, a palavra de Deus. Busque estudá-la profundamente.

3. Nós somos servos: Davi o grande rei de Israel se posiciona várias vezes nos versos 18-29 como servo. Um título de humildade, subordinado a autoridade de Deus. Davi tinha todos os recursos, mas mesmo assim sabia que ele era servo e seu poder não o cegou, ele se lembrou quem era a autoridade máxima no reino. Quantas vezes olhamos as circunstâncias que vivemos e tomamos decisões que nos levam a falhas e erros, mas que poderiam ser prevenidos se buscássemos a palavra de Deus. Crie um hábito de leitura bíblica, oração e procure bons conselheiros para auxiliá-lo.

Lucas Messias

Lucas Marques Messias