Nossa História

No início de 1991, o Pr. Domingos Mendes Alves e família (então membros da equipe pastoral da IBCU, liderada pelo Pr. Fernando Leite), vieram para Ribeirão Preto - SP dando prosseguimento ao processo de implantação de uma nova igreja na cidade.

Em Fevereiro de 1992, com o apoio da Igreja Batista Cidade Universitária (IBCU) de Campinas-SP ,  a Igreja foi organizadacom o nome de IEB Alto da Boa Vista, Em 1997 alterou o nome para Igreja Evangélica Batista Nova Aliança (filiada a Convenção Batista Brasileira), sendo conhecida simplesmente como Igreja Nova Aliança ou "Familia Nova Aliança".

Desde o início nos reunimos em diferentes locais - casas, hotéis, centro de convenções e escolas, e em diferentes bairros - Alto da Boa Vista, Centro, Vila Seixas e Nova Ribeirânia. Até que em 2011 mudamos para Sede própria, ainda em fase de construção, no Bairro Jardim Nova Aliança, zona sul da cidade (Perto do Mercado Cidade, e Concessionária Honda). Almejamos ter uma Sede, multifuncional, com estrutura para Celebração Coletiva, Centro de Capacitação Bíblica, Escola Bíblica, recreação, projetos comunitários etc., sendo um espaço de encontro da Família Nova Aliança e serviço à comunidade.

Em todo o processo da implantação da igreja, sempre priorizamos vidas, ou seja, a igreja enquanto organismo, considerando sempre a organização e a estrutura, não como fins em si mesmos, e sim como meios para edificação da Igreja, expansão e glória do Reino de Deus.

Louvamos a Deus por cada ano da nossa história, pelas lutas, "derrotas" e vitórias, tristezas e alegrias, pois tudo tem contribuído para crescermos no conhecimento de Deus, e dependermos, mais e mais, da sua graça e poder. Tem contribuído, também, para conhecermos os propósitos que Ele tem em nós, e por meio de nós… Propósitos esses que nos ajudam a compreender a razão de ser e viver "Igreja - Corpo de Cristo, Comunidade de Discípulos de Jesus Cristo e Família de Deus".

Temos experimentado da Sua graça, e capacitação no Espírito Santo, que nos animam e nos sustentam a cada dia, para sermos uma igreja segundo os princípios bíblicos, e cumprirmos fielmente o ministério (serviço) que Ele nos confiou…

Não almejamos ser "mais uma igreja", mas sim uma igreja que faça diferença para expansão do Reino (além de nossa fronteiras geográficas, culturais, sociais etc.), para a edificação de vidas e para honra e glória de Deus. Por isso, entre outras coisas, não temos compromisso com as propostas, estruturas e formas humanas, mas sim com os valores e os princípios bíblicos, e o dinamismo proveniente do Espírito Santo.

Não somos uma comunidade perfeita - temos nossos problemas, como seres humanos que somos, ainda em processo de sermos transformados mais e mais a semelhança de Cristo. Mas procuramos resolver os problemas segundo a sabedoria e os princípios bíblicos… Não somos uma igreja tradicional, e nem pentecostal ou neopentecostal… Não "negociamos e ou barganhamos produtos e serviços" em "nome do Reino de Deus!"… Somos uma comunidade de discípulos de Jesus Cristo, que almeja prosseguir no Espírito com a Visão de sermos uma "Igreja bíblica que de modo relevante e contagiante comunique a realidade de ser em Jesus Cristo - Família de Deus"; e com a Missão de "Glorificar a Deus, Reconciliando e Aperfeiçoando Vidas em Cristo".

Oramos e trabalhamos para que todos e cada um que fizer parte da "Família Nova Aliança": saiba e se sinta aceito e valorizado; desenvolva relacionamentos sadios e construtivos; e seja capacitado e equipado para a vida, o testemunho e o ministério (serviço) em Jesus Cristo.

Atualmente, a igreja é liderada pela Equipe Pastoral composta pelos Pastores e Presbíteros: Pr. Domingos M. Alves, Pb. André Messias, Pb. Gerson Barros, Pr. Hélder Cardin, Pr. Rodrigo Silva e Lucas Messias.

Já tiveram entre nós, em tempo integral, os pastores:  o Pr. Hélder S. Cardin* (2000-2003),  ainda membro da igreja e da equipe pastoral, morando em Atibaia, SP, ministrando no SBPV; Pr. Francislae M. Guerra (2005-2006); Pr. Jonatas H. Julião* (2007- 2010) ;  Pr. Marcelo Silva e Pr. Daniel dos Santos* (2010-2011); Pr. Raphael Cechinato* (2010-2012),  hoje no campo missionário.

*Consagrados ao ministério pastoral no contexto da Nova Aliança: Pr. Paulo Pinheiro, assumiu o pastorado da Igreja Batista da Vila Elisa; Pr. Roberto Reis, pastoreando a Congregação Batista do Ribeirão Verde (I. B. Jd. Independência).

A igreja tem se envolvido com o apoio aos missionários e pastores e igrejas: Machester - UK, Angola - África, Chicago - USA, Boa Vista - RR, Rondônia, Atibaia - SP, Franca - SP, Tambaú - SP, Montevideo - Uruguai... Para mais informações, visite nossa página de Missões.

Ao dispor, Pr. Domingos Mendes Alves