Jesus, Senhor dos que sofrem.

NOVA ALIANÇA
Mensagens Bíblicas
Apocalipse 2.8-11
21.05.2017
Pr. Rodrigo Silva

Viemos em mundo de sofrimento. Pessoas passam pelas mais diversas lutas. A angustia e a ansiedade estão presentes na vida de quase todas as pessoas.

O mundo está em guerra, existem vários países em conflito nesse momento no mundo. A lista abaixo mostra os 10 países onde a instabilidade (que gera guerras) é maior.

1-      Líbia. Nota: 20,20

2-      República Centro-Africana. Nota: 20,50

3-      Sudão do Sul. Nota: 20,70

4-      Afeganistão. Nota: 21,20

5-      Síria Nota: 21,70

6-      Sudão Nota: 24,90

7-      Guiné-Bissau Nota: 25,90

8-      Chade Nota: 26,80

9-      Somália Nota: 28,50

10-   Guiné Equatorial Nota: 30,0[1]

Todo esse cenário de guerra e instabilidade tem levado milhares de pessoas a abandonar suas casas e tudo que tem para buscar refugio em outros países.

A depressão segundo a Organização Mundial da Saúde atinge mais de 300 milhões de pessoas no mundo. Em 2015 788 mil pessoas cometeram suicídio.

E o que dizer do nosso país, do nosso Rio de Janeiro, que acumula números da violência de países em guerra.

Às vezes nos faltam palavras para tentar consolar uma pessoa. O que dizer um pai ou a uma mãe que perde um filho por “bala perdida”.

O sofrimento tem a característica de nos desanimar, nos deixar sem esperança.

Houve um povo na antiguidade que também sofria e não era pouco. Os primeiros cristãos passaram por provações terríveis e como temos falado estes irmãos precisavam ser consolados em sua dor e sofrimento.

Tertuliano disse que: “o sangue dos mártires é a semente da igreja.”[2]

Esta é uma das razões dos escritos escatológicos, trazer conforto e esperança para os que eram perseguidos

 A igreja de Esmirna era uma das igrejas perseguidas e sofredora. Então quais palavras de conforto,  o Senhor da Igreja dá para os seus súditos.  

A igreja sofredora encontra encorajamento no seu Senhor.

Em que contexto vivia a igreja de Esmirna.

·         Cidade muito rica, mas uma igreja muito pobre.

·         Localizada na Ásia, uma cidade com mais de 3.000 anos.

·         Era um símbolo de ressurreição pois fora destruída em 600 A.C.

·         Ficava a cerca de 55 km de Éfeso

·         Hoje seu nome atual é Izmir e ela fica na Turquia.

·         Bem disposta a cumprir as ordens do Império.

·         O culto ao Imperador era muito forte, só perdi para Roma.

·         Muitos judeus viviam ali, eram instrumentos de Satanás.

·         Um ambiente muito hostil para cristãos.

·         Policarpo era bispo na cidade e foi martirizado ali.

Está era situação da igreja dos cristãos na Ásia Menor nessa ocasião

Hoje também temos pessoas que sofrem e cristãos que são perseguidos então, vamos ouvir as palavras de consolo, conforto e encorajamento que o Senhor diz para estes irmãos.

1. O Senhor dos dias... V. 8

Jesus se apresenta a eles como sendo o inicio e o fim, o primeiro e o ultimo. Isto mostra que tudo começa nele e tudo termina nele e que toda a existência que existe no meio disto é sustentando por Ele.

Eles precisavam saber disto. O verso 10 diz que em breve eles iriam sofrer uma perseguição alguns seriam presos e sabemos que isso aconteceu. Então eles saberem que Jesus é Senhor do tempo iria ajuda-los a seriam confortados.

Eusébio declarou que: “as prisões ficaram tão cheias delíderes cristãos e crentes comuns que não havia lugar suficiente para os criminosos”. 

O texto fala em dez dias. Alguns comentaristas vão dizer que são 10 dias literais, um tempo curto, por que a tribulação que eles iriam passar era muito severa. Outros vão dizer que são os 10 ciclos de perseguição que a igreja passou, de Nero a Diocleciano.

Seja qual for a interpretação, Jesus é o Senhor de todos estes tempos.

O livro do apocalipse tem este aspecto atemporal, assim como todo a bíblia, mas nele nós conseguimos ver passado, presente e futuro. Estas igrejas existiram no passado, o contexto histórico nos mostra isto, elas foram perseguidas, a perseguição da igreja é algo relatado na história da humanidade. Além disto, o apocalipse revela para nós eventos futuros que ainda não aconteceram. E o presente está retratado nos princípios perenes que a Palavra de Deus possui. 

Às vezes passamos por alguns dias esperando a resposta de um diagnóstico médico e 10 dias parecerem 10 anos, uma noite de sofrimento pode parecer uma semana, as provação fazem isto conosco.

Seja qual for o tempo em que você está esperando por algo, ou que está sofrendo por alguma coisa, saiba que Jesus é Senhor do tempo e Ele é o seu Senhor, o tempo não esta escorrendo pela mão dele, Ele está controlando tudo. Para nós algo pode estar demorando demais, maso tempo de Deus é sempreo melhor tempo, o tempo certo.

O salmistas tinha essa consciência:

Salmos 30:4 Cantem louvores ao Senhor , vocês, os seus fiéis; louvem o seu santo nome.

Salmos 30:5 Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.

Há um outro consolo em Jesus ser o primeiro e o último. Em uma cidade onde o Imperador era tão adorado, Jesus surge com sendo um  contraponto.

Muitos imperadores passaram em  muitos impérios durante os séculos, homens se autointitulado deus e senhor. Mas só Jesus é Senhor e Deus. Só Ele tem a primazia, os termos usados aqui trazem  essa ideia de que tudo começa nele e termina nele.

A palavra para primeiro usada aqui é πρωτος protos, que traz a ideia de:

1) primeiro no tempo ou lugar

2) primeiro na posição

2a) influência, honra

2b) chefe

2c) principal

Já a palavra ultimo “εσχατως eschatos”  traz a ideia de:

1) extremo

1a) último no tempo ou no lugar

1b) último numa série de lugares

1c) último numa suceção temporal

2) último

2a) último, referindo-se ao tempo

Essas duas palavras mostram que não ninguém maior que o nosso Deus, que na Pessoa de Cristo disse em Mateus 11: 27-30.

27 "Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.

28 "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

Seja fiel a Jesus, Ele é o primeiro e o ultimo nada foge ao seu controle o tempo não lhe afeta, pelo contrário, ele está nas suas mãos e isto deve servir de consolo para nós, o nosso Senhor é eterno... Isto no consola...

Mas Jesus diz mais,  Ele também nos conforta...

 

2. O Senhor da vida e morte. V.8

Jesus diz, Eu sou aquele que morreu e voltou a viver. Como já dissemos aqui muitos estavam morrendo e muitos outros iam morrer. A morte para os cristãos daquela época era iminente, podia chegar a qualquer momento.

Era difícil viver ali, a cidade era cheia de Judeus, e neste momento eles odiavam aos cristãos, além disso eles queriam agradar o império. As palavras usadas por Jesus são fortes chamando os judeus de sinagoga de satanás. Eles se reunião para tramar como iriam entregar os cristãos ao império, que tipo de acusação caluniosa seria feita contra os cristãos.

Quando o verso 10 diz que eles seriam presos, estava implícito a morte, só não morriam os confessores, era assim que eram chamadosaqueles que negavam a fé em Cristo em meio as torturas e a morte de perto.

O império romano permitia a adoração a outros deuses, para eles não havia problemas inserir no Panteão mais um deus, desde que o Imperador tivesse a primazia. E isso sabemos não ser possível, por Jesus é o Primeiro.

O imperador tinha o poder de mandar matar, mas só Jesus pode dar a vida eterna para aqueles irmãos e isto era um sinal de conforto para eles.

Eles receberiam a coroa da vida, além disto, Jesus promete para eles que não passariam pela segunda morte. A primeira morte para os cristãos é a passagem para uma vida ao lado do Pai e estes não sofrerão a segunda morte, ela não é para nós: Ap.20.6 Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos.

Olha o que João diz: 1.4 Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.

10:9 Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem.10 O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. 11 "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

Pode ser que passemos algumas vezes por situações de morte, mas saiba de uma coisa, o nosso Senhor é Senhor da vida e da morte.

Pode ser que a morte não seja física, mas sim espiritual, aquele desanimo na alma que você não tem força pra nada, o Senhor pode te dar vida e vida em abundancia.

Às vezes nossa desanimo é tão grande que achamos que Deus nos abandonou, que Ele não sabe que estamos sofrendo.

Ele tem mais uma palavra para nós, agora de encorajamento.

 

3. O Senhor é conhecedor. V. 9

Deus é conhecedor de tudo, Ele é onisciente, sabe todas as coisas.

Ele conhecia a tribulação daquele povo. A palavra usada aqui quer dizer o seguinte:

θλιψις thlipsis

1) ato de prensar, imprensar, pressão

2) metáf. opressão, aflição, tribulação, angústia, dilemas

Aquele povo estava sendo pressionado de todos os cantos, de todas as maneiras.

Ele conhecia as aflições e a pobreza daquele povo, a cidade era rica, mas igreja pobre.

A igreja era composta por muitos escravos e os que eram livres durante a perseguição perderam suas posses. A igreja ainda usava seus recursos para socorrer os seus membros e ajudar outras igrejas em necessidade.

A palavra pobreza no novo testamento aparece com duas grafias e cada uma retrata um grau de pobreza. Uma se refere a pobres que possuíam o que era básicopara viver, possuíam roupas, comida e moradia descente. Mas a palavra usada aqui é outra, ela traz a ideia de miséria, de quem não tem nem o básico. 

O Senhor está dizendo para eles que sabia destes fatos.

Eu conheço também os que estão te perseguindo, o que eles estão fazendo eu estou vendo, diz o Senhor para eles.

Nada foge do conhecimento de Deus, quer as nossas alegrias ou as nossas aflições, quer os que consolamos ou aqueles que os fazemos sofrer.

Eles não estavam sozinhos, a Igreja é do Senhor Jesus e todos que se levantam contra ela levantam-se contra o próprio Senhor. Muito cuidado ao se referir a Igreja.

O Senhor sabe quando sofremos e só Ele pode nos consolar, nos confortar e nos encorajar na hora do sofrimento.

O Senhor é consolador dos que sofrem

A igreja sofredora encontra encorajamento no seu Senhor.

·         Os dias de sofrimento estão contados pelo Senhor.

o   Ele é o Senhor dos dias

§  Confie no Senhor verdadeiramente. Viva pela fé.

·         Mesmo que o sofrimento nos leve a morte. Viveremos

o   Ele é Senhor da vida e morte

§  Creia que na vida eterna com o Senhor. Testemunhe para as pessoas que não tem essa vida eterna.

·         Mesmo que achemos que estamos sofrendo sozinhos

o   Ele é o Senhor conhecedor dos nossos sofrimentos

§  Saiba que você não está sozinho. Você pode ser instrumento de Deus para mostrar para outros que eles não estão sozinhos.

O Senhor é consolador dos que sofrem

A igreja sofredora encontra encorajamento no seu Senhor.

 

1 http://exame.abril.com.br/mundo/10-paises-que-estao-a-beira-de-um-colapso-em-2017/

2 Cristianismo através dos séculos, Earle Carirns, pp. 70

3 Cristianismo através dos séculos, Earle Carirns, pp. 75,76