Perder para ganhar

Mensagens Bíblicas
"Perder para ganhar”
Marcos 8.35,36
Pr Domingos M. Alves
01/01/2017

Marcos 8.35,36

Mensagem: Viver para Jesus Cristo e seu o evangelho, que é perder aos olhos deste mundo, é o verdadeiro caminho para o viver vitorioso durante toda nossa peregrinação neste mundo, e para o participar da glória eterna de Deus.

 

Introdução  

             Estamos no início de 2017, e com isso ouvimos as diversas previsões e projeções para o ano, assim como as dicas, receitas..., em como ter um ano vencedor. Como ganhar em 2017!

            Praticamente quase todas as dicas vão ser voltadas para estratégias, para passos focados no pensar e agir positivo, no manter o foco, no que você pode fazer de diferente, no aproveitar bem cada oportunidade... Em tudo haverá um “centro” comum – o ser humano e suas potencialidades. Ou seja, “você pode ser e ter o que querer”, “querer é poder e poder é tudo!”. Entre outras coisas, para vencer “basta ter uma mentalidade de sucesso” e as estratégias e habilidades certas...

            Por exemplo, no Livro “As 48 Leis do Poder” (Robert Greene, Projecto de Joost Elffers, Escolar Editora), temos como algumas das leis: “Não confie demais nos amigos, aprenda a usar inimigos”; “Chame atenção a qualuqer preço”; “Faça os outros trabalharem por si, mas fique sempre com o crédito”; “Aprendaa manter as pessoas dependetes de si”; “Finja ser amigo, aja como espião”; “Não se comprometa com ninguém”; “Seja ousado” ...

            Mas, no Reino de Deus as leis do “poder”, “do ser o maior, o primeiro”, do ganhar, são contrárias das leis deste mundo, do reino deste mundo.

            Jo 18.36a Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo...

 

I. “Não é assim entre vós; pelo contrário...”, Mt 20.26a

            Jo 18.36a Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo...

            No Reino de Deus as leis do “poder”, “do ser o maior, o primeiro”, do ganhar, são contrárias das leis deste mundo, do reino deste mundo.

            Mt 20.25 Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. 26a Não é assim entre vós; pelo contrário...

 

            Vejamos alguns do “... pelo contrário” do Reino de Deus.

            Mt 20.26 Não é assim entre vós; pelo contrário quem tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; 27 e quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; 28 tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.

            Mt 23.11 Mas o maior dentre vós será vosso servo. 12 Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.

            Lc 14.8a Quando por alguém fores convidado para um casamento, não procures o primeio lugar... [...] 10 Pelo contrário, quando fores convidado, vai tomar o último lugar; para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, senta-te mais para cima. Ser-te-á isto uma honra diante de todos os mais convivas. 11 Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado. 12 Disse também ao que o havia convidado: Quando deres um jantar ou uma ceia, não convides os teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem vizinhos ricos; para não suceder que eles, por sua vez, te convidem e sejas recompensado. 13 Antes, ao dares um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos; 14 e serás bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensar-te; a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos.

            Jo 12.25 Quem ama a vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna.

            No Reino de Deus as leis do “poder”, “do ser o maior, o primeiro”, do ganhar, são contrárias das leis deste mundo, do reino deste mundo.

            No Reino de Deus – Quem quiser, pois salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de Jesus Cristo e do evangelho salvá-la-á. Ou seja, no Reino de Deus é imprescindível “perder para ganhar”.

            Viver para Jesus Cristo e seu o evangelho, que é perder aos olhos deste mundo, é o verdadeiro caminhopara o viver vitorioso durante toda nossa peregrinação neste mundo, e para o participar da glória eterna de Deus.

 

II. Perder para ganhar

            Mc 8.34b ... Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.

            Nesta passagem de Marcos, Jesus impôs três condições para o verdadeiro discipulado:

            (1) entregar-se inteiramente a ele - ... a si mesmo se negue..., v. 34.

            Negar-se a si mesmo, é repudiar a idolatria do egocentrismo (Cranfield).

            (2) identificar-se com o seu sofrimento e morte - ... tome a sua cruz ..., v. 34.

            (3) segui-lo em total obediência - ... siga-me..., v. 34.

            “Quem vive para si, perde-se; mas quem se entrega por amor a Cristo e ao evangelho, é salvo” (Wiersbe, p. 181, CBE, NT 1).

            Jo 12.24 Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. 25 Quem ama a vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna.

            Mc 8.35 Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á. 36 Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

            Esta frase paradoxal revela uma importante verdade espiritual: aquele que busca uma vida de tranquilidade, conforto e aceitação por parte do mundo não encontrará a vida eterna. Por outro lado, aqueles que abdicam da própria vida por amor de Cristo e do evangelho a encontrarão (MacArthur).

            No Reino de Deus é imprescindível perder para si mesmo, para ganhar.

            Viver para Jesus Cristo e seu o evangelho, que é perder aos olhos deste mundo, é o verdadeiro caminhopara o viver vitorioso durante toda nossa peregrinação neste mundo, e para o participar da glória eterna de Deus.

 

Conclusão

            Mc 8.38 Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.

 

            Mt 10.32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; 33 mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.

 

            Além da incredulidade, da dureza de coração, ..., um dos motivos que leva o ser humano a não crer, a não confessar Jesus Cristo, é a busca da glória, da aprovação dos ser humanos, o “tenhar salvar a sua vida”...

            Jo 5.44 Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único?

            Jo 12.42 Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele, mas, por causa dos farireus, não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; 43 porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus.

 

            Viver para Jesus Cristo e seu o evangelho, que é perder aos olhos deste mundo, é o verdadeiro caminhopara o viver vitorioso durante toda nossa peregrinação neste mundo, e para o participar da glória eterna de Deus

 

 

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O queDeus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

 

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

 

Pr. Domingos M. Alves

domingos.a@novaalianca.com

www.novaalianca.com

Ribeirão Preto - SP

Janeiro de 2017