Comprometidos com Deus

Mensagens Bíblicas
"Vivendo pela fé”
Série em Romanos
25a. Mensagem
Pr Domingos M. Alves
29/05/16

Romanos 12.1-2

 

Mensagem: Os verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, movidos e capacitados pela obra misericordiosa de Deus neles e por meio deles, são totalmente comprometidos e alegres no viver segundo a vontade divina.

 

Introdução  

            1. Recordando

             Nos domingos,  15 e 22/05/16refletimos sobre "Os dons e as vocações de Deus não mudam", Rm 11.1-36. Vimos que " as decisões e bênçãos soberanas e graciosas de Deus, para com a humanidade, não mudam, mesmo diante do fracasso humano, pois Ele é fiel a si mesmo e as suas alianças”.

 

2. Hoje (29/05/16) - "Comprometidos com Deus”, Rm 12.1-2.

Em Romanos 12 o apóstolo Paulo entra na parte mais prática do livro, sempre tendo em mente que a sã doutrina (Rm 1-11) gera uma vida piedosa, conformada com o caráter e a vontade de Deus Pai, revelada de forma proposicional na Sua palavra – Tt 1.1 “promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade” (cf.Rm 1.5-7).

Os capítulos 12-13 dão orientações para a conduta cristã em geral, e 14: 1-15: 13 tratam de problemas específicos enfrentados pelos cristãos romanos e por todos os cristãos em geral. Depois 15.14-16.27 trata dos planos missionários do apóstolo Paulo, e suas recomendações e saudações finais (desenvolvido a partir de Dr. Constable's Bible Study Notes).

12.1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

 

O versículo 1 trata de fazer o comprometimento com Deus, e o versículo 2 como mantê-lo. "O primeiro versículo exige um ato explícito; o segundo comanda um resultante processo ao longo da vida. Estes versículos são uma chamada para um ato de consagração e o dever resultante da vida transformada por Deus" (Dr. Constable's Bible Study Notes).

Os verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, movidos e capacitados pela obra misericoridosa de Deus neles e por meio deles, são totalmente comprometidos e alegres no viver segundo a vontade divina.

3 marcas presentes no verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, naquele que é comprometido e alegre no viver segundo a vontade de Deus:

I. Impactado pelas misericórdias de Deus.

II. “Corpo” totalmente consagrado a Deus.

III. Mente constantemente transformada por Deus.

 

I.             Impactado pelas misericórdias de Deus, 12.1a

Por causa do apresentado anteriormente em Romanos, o capítulo 12 começa com uma palavra (parakaleō) de encorajamento, exortação...  Esta palavra tem como foco a atitude correta que devemos ter quando alcançados pelas misericórdias (oiktirmos) de Deus.

12.1a Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus...

11.30 Porque assim como vós também, outrora, fostes desobedientes a Deus, mas, agora, alcançastes misericórdia... (Cf. Êx 33.19;  Ef 2.1-4).

É pelo amor, graça e misericórdia de Deus, que fomos pela fé em Jesus Cristo resgatados da morte eterna, condenação e escravidão do pecado... Temos em Jesus Cristo, na Sua morte pelos pecados e ressurreição dentre os mortos, a reconciliação, a paz com Deus (Rm 5.1-11).

A misericórdia denota o atributo de Deus que O leva a nos resgatar do pecado e miséria (Dr. Constable's Bible Study Notes).

A cada dia devemos ter o conhecimento e a compreensão de que é a misericórdia (oiktirmos) de Deus que nos impulsiona e capacita a termos a atitude correta, que é a de vivermos para Deus – em justiça e verdade, com relacionamento correto com Ele e uns com os outros, e para o testemunho e glória do Seu Nome.

Como veremos no decorrer da carta aos Romanos, o nosso relacionamento com Deus é fundamental para o viver que Lhe agrada e se alegra Nele, e conduz e sustenta todo nosso estilo de vida e relacionamento com as outras pessoas ( desenvolvido e adaptado de Dr. Constable's Bible Study Notes).

 

             Desafio:

            Aonde estão os “nove leprosos”? Lc 17.11-19.

            “Prostrar-me-ei para o teu santo templo e louvarei o teu nome, por causa da tua misericórdia e da tua verdade...”, Sl 138:2a.

            Conhecer e compreender e viver sob o impacto das misericórdias de Deus, nos leva...

II. “Corpo” totalmente consagrado a Deus.

III. Mente constantemente transformada por Deus.

 

II.            “Corpo” totalmente consagrado a Deus.

12.1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

 

´Corpo´ - ´soma´... a existência humana é uma experiência corporal, somática...

            Em Jo 1.14 – O Verbo se fez carne... - Deus se fez homem – Jesus Cristo, verdadeiramente Deus e ser humano. Deus continua agindo por meio de “corpos” habitados por Ele, que lhe pertencem.

1 Co 6.19 Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

 

            Fp 1.20 Segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte”.

 

            12.1b “... Sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional

Toda a vida do verdadeiro cristão (sacerdócio real, 1 Pe 2.5,9) deve ser “sacrificada”, entregue para o Senhor (cf. Lv. 1). Nós precisamos nos separar do pecado para Deus. Esta é a essência da santidade (cf. 6.19). Este tipo de "sacrifício" é "aceitável a Deus" e Lhe agrada (adaptado de Dr. Constable's Bible Study Notes).

            Culto racional – nada é mais sábio do que viver em consagração a Deus, para o Seu serviço, adoração e louvor do Seu Nome.

            O uso dos nossos corpos é caracterizado pela devoção consciente, inteligente e consagrada a Deus e ao Seu serviço (John Murray).

 

             Desafio:

             Ter a firme e forte decisão, e reafirmação da entrega total e definitiva do nosso corpo a Deus, ao Seu serviço (cf. Rm 6.13,19).

            Conhecer e compreender e viver sob a impacto das misericórdias de Deus, nos leva...

II. “Corpo” totalmente consagrado a Deus.

III. Mente constantemente transformada por Deus.

 

III.           Uma mente transformada

            12.2a E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente ...

            Deus nos apresenta uma proposta de vida segundo os seus valores, não segundo o espírito, a mentalidade deste século, do mundo (aion). Mundo que rejeita a Deus e a verdade divina (Jo 14.17; Ef 2.2; 1 Jo 2.15); quetem o mal (tudo que não agrada a Deus) como filosofia e prática (Jo 17.15); que vive sob a sedução e influência do maligno  (Ef 6.12; 1 Jo 5.19; Ap 12.9); e, cuja amizade do mundo é inimiga de Deus (Tg 4.4; 1 Jo 2.15).

            Quem controla a nossa mente, o nosso interior? O mundo ou Deus?

            Uma mente controlada pelos valores do mundo gera o viver conformado com o mundo.

            Uma mente transformada pela palavra de Deus, controlada pelo Espírito Santo, gera o viver conformado com o caráter e a vontade de Deus.

            Sl 119.9 De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. 10  De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. 11  Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.

 

            2 Co 10.5b ... levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.

            1 Pe 1.13 Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. [...] 22a Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade.

            Precisamos de uma mente ensinada e sujeita a palavra de Deus...

 

 

            Desafio:

            Hb 5.14 Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as faculdades exercitadas  para discernir não somente o bem, mas também o mal.

            Sl 1.2 Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

            No Espírito Santo persiga diariamente a atitude de: orar, ler, compreender, personalizar, praticar, e transmitir, aos outros, a palavra de Deus.

 

Conclusão

            12.2b ... para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Dedicação resulta em discernimento que leva a ter prazer na vontade de Deus. A dedicação inicial e a reafirmação posterior ambas agradam a Deus (vv 1- 2, "aceitável" ou "agradável"; cf. Fp 4.18; Hb. 13.16; 1 Pe 2.5). "Boa" significa essencialmente boa. "Aceitável" significa agradável a Deus. "Perfeita" significa que não pode conseguir algo melhor (Dr. Constable's Bible Study Notes).

            Os verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, movidos e capacitados pela obra misericoridosa de Deus neles e por meio deles, são totalmente comprometidos e alegres no viver segundo a vontade divina.

 

 

Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O queDeus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?

 

Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).

 

Pr. Domingos M. Alves

domingos.a@novaalianca.com

www.novaalianca.com

Ribeirão Preto - SP

Maio de 2016