Vida no Espírito Santo - segurança e vitória

"Vivendo pela fé”
Serie em Romanos
19a. Mensagem - 1a. Parte
Pr Domingos M. Alves
17 e 24/01/16

Mensagem: Todo aquele que verdadeiramente crê em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, tem no poder e na direção do Espírito Santo os recursos espirituais para o viver autêntico e vitorioso, que agrada a Deus.


Introdução

1. Recordando

“Viver pela fé significa crer na Palavra de Deus e lhe obedecer, independentemente de que como nos sentimos, do que vemos ou de quais possam ser as consequências” (Wiersbe).

No capítulo 8 de Romanos, nós estamos refletindo de que “todo aquele que verdadeiramente crê em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, tem no poder e na direção do Espírito Santo os recursos espirituais para o viver autêntico e vitorioso que agrada a Deus”.

No domingo, 06/12/15, na 18a. Mensagem, refletimos sobre a “Vida no Espírito Santo - Eleição e Adoção”, Romanos 8.14-30. Vimos que "Deus na sua soberana graça nos chamou e predestinou para adoção de filhos, por meio da fé em Cristo Jesus, com o propósito de sermos conformados a imagem do seu Filho e vivermos a vida plena Nele, para Sua glória".


2. Mensagem de hoje e do próximo domingo (17 e 24/01/16) – 19a. Mensagem, Vida no Espírito - Segurança e Vitória, 8.28-39.


Em Jesus Cristo, pela fé Nele como único e suficiente Salvador, temos a vitória sobre o pecado, o medo do fracasso espiritual ..., e a segurança de não ser abandonado por Deus, pois nada poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus.

Reflitamos sobre duas afirmações divinas que fundamentam a nossa segurança e vitória em Jesus Cristo.


I. Não há nenhuma condenação para quem está em Jesus Cristo

Na mensagem passada, uma das verdades destacadas foi a de que Deus completará a obra da salvação - justificação, santificação, e glorificação.

Rm 8 “28 Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. 29 Pois aqueles que de antemão conheceu... - Deus predestinou e conheceu de antemão... 30 E aos que predestinou - predeterminou, com um propósito final, sermos conformados a imagem de Jesus Cristo...; também chamou... - chamou pela palavra, evangelho... - também justificou... a imputação da justiça de Cristo ao cristão, sendo declarado justo... - , também glorificou - o cristão já foi glorificado em Cristo...

"A vontade divina já está firmada na eternidade de Deus, nada contra ela podendo as peripécias da história” (Leenhardt).

Rm 8.31 “Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará com ele, e de graça, todas as coisas?

8.33 Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

Ap12:10, Satanás é o acusador... Mas, já foi derrotado "por" e "em" Cristo Jesus, Hb 2.14,15.

34 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.

O Espírito Santo é outro intercessor, semelhante à Jesus, que está ao nosso lado para nos ajudar... Jo 14.16-18; Rm 8.26,27.

“Meus filhinhos, escrevo a vocês estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.” 1 Jo 2:1-2 NVI; Cf. 1 Jo 4.10; Hb 4.14-16; 7.25.

“Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.” Rm 8:1-2 NVI; Cf. 5:1, 10,11; 1:4.

Em Jesus Cristo, pela fé Nele como único e suficiente Salvador, temos a vitória sobre o pecado, o medo do fracasso espiritual ..., e a segurança de não ser abandonado por Deus, pois nada poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus


Em Deus temos a plena certeza de que "... aquele que começou boa obra ... há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus", Fp 1.6.

"Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados”, Rm 8.17

Estamos refletindo sobre duas afirmações divinas que fundamentam a nossa segurança e vitória em Jesus Cristo.

I. Não há nenhuma condenação para quem está em Jesus Cristo

(Continua, 24/01/16)

II. Nada poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo


Conclusão

Celebremos o fato de que...

I. Não há nenhuma condenação para quem está em Jesus Cristo

II. Nada poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo

Celebremos a segurança e vitória em Jesus Cristo, como diz a letra do Hino 417 HCC "Que Segurança! Sou de Jesus!"

Que segurança! Sou de Jesus! E já desfruto as bênçãos da luz. Sou por Jesus herdeiro de Deus; ele me leva à glória dos céus.

Canta, minha alma! Canta ao Senhor! Rende-lhe sempre ardente louvor! Canta, minha alma! Canta ao Senhor! Rende-lhe sempre ardente louvor!

Ao seu amor eu me submeti e extasiado então me senti. Anjos cantando nos altos céus louvam a excelsa graça de Deus.

Sempre vivendo em seu grande amor, me regozijo em meu Salvador. Esperançoso, vivo na luz, pela bondade do meu Jesus.

Em Jesus Cristo, pela fé Nele como único e suficiente Salvador, temos a vitória sobre o pecado, o medo do fracasso espiritual ..., e a segurança de não ser abandonado por Deus, pois nada poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus


Lembre-se:

A sua responsabilidade, debaixo da graça e capacitação divina é a de perseverante, e confiantemente aplicar os princípios e as verdades divinas que tens ouvido (Fp. 2.12,13; 1 Tm. 4.7-9; Tg. 1.22-27). Ao meditar nesta mensagem, pergunte-se:

* O que Deus quer transformar no meu modo de pensar e agir?

* Como eu posso colocar isso em prática na minha vida?

* Qual o primeiro passo que darei nessa direção (para que haja real transformação em minha vida)?


Conheça... Creia... Aproprie-se... E, pratique a verdade divina para que experimentes a vida plena que há em Jesus Cristo (João 10.10).


Pr. Domingos M. Alves domingos.a@novaalianca.com

www.novaalianca.com

Ribeirão Preto - SP

Janeiro de 2016