Até aqui nos ajudou o Senhor

 

            Então Samuel pegou uma pedra e a ergueu entre Mispá e Sem; e deu-lhe o nome de Ebenézer, dizendo: “Até aqui o Senhor nos ajudou ” (1 Samuel 7:12, NVI).

            O povo de Israel vivia um período de transição da época dos juízes, para a dos monarcas... Há vinte anos a arca do Senhor (representava a presença e o poder e a autoridade de Deus) havia voltado para o meio deles (7.1,2), mas o contexto era de lamentações, pois a benção de Deus não estava sobre Israel. Somente quando se arrependeram dos pecados, voltaram para o Senhor, o colocaram em primeiro lugar e creram somente Nele (7.3,4),  experimentaram a vitória, e levantaram um monumento com o nome"Ebenézer" ( 'pedra de ajuda'), em lembrança de que Deus os havia ajudado, e que continuaria ajudá-los se continuassem buscando e confiando Nele.

            Aprendamos que para uma vida de vitória e celebração a Deus, em todas as circunstâncias e áreas da vida, precisamos: reconhecer e confessar e abandonar os pecados, 7:3-6 (Pv 28.13,14), entre eles os ídolos do coração, que ocupam o lugar de Deus, e nos quais confiamos e servimos;  voltar para Deus em plena consagração de vida, em fé e obediência, confiando nos recursos e sujeitando-nos aos planos divinos revelados na Sua palavra (7.11-14; Sl 20.7-9; 99.6,7;Mt 7.24-27).

            Wiersbe conta que Hudson Taylor, missionário na China, pendurava em todas as casas que morava uma placa que dizia: "Ebenézer - Jeová Jiré” - "Até aqui nos ajudou o Senhor e nos ajudará daqui em diante".  Vivamos no Espírito Santo de tal maneira que nossa vida seja um ‘monumento’, uma ‘placa’ viva em testemunho e celebração a vitória em Deus.

 

            Pr Domingos Alves